PEG 4000 (Polietilenoglicol): para que serve

Se você já se incomodou por não ir tantas vezes quanto o necessário no banheiro, saiba que esse problema tem solução! A constipação intestinal atinge muita gente e causa gases e dor na hora de defecar. Ainda bem que o PEG 4000 é uma alternativa fácil e segura de resolver isso. Não conhece? Leia nosso artigo para saber para que serve e como tomar!

 

O que é a constipação intestinal (intestino preso)?

A constipação intestinal nada mais é, de modo geral, do que a dificuldade de evacuar. Ocorre quando o paciente consegue apenas evacuar até duas vezes por semana e, não raramente, com dificuldade e até dor. Existem outros nomes mais comuns, como prisão de ventre ou intestino preso, e o incômodo é o mesmo: baixa frequência de evacuações, desconforto e fezes duras, ressecadas e de pouco volume.

Primeiramente, vamos entender que a constipação intestinal deve ser encarada como um sintoma e não exatamente uma doença em si. Esse distúrbio pode acontecer com qualquer um devido à uma série de fatores, por exemplo:

Existem outros detalhes: Alguns pacientes podem apresentar condições de saúde que impactam no funcionamento do intestino, assim como o consumo de determinados medicamentos também são capazes de desregular o ritmo de evacuações. Boa parte dos pacientes que sofrem de constipação intestinal são:

 

Além de melhorar a alimentação, ingerindo mais fibras, e consumir mais água, existe mais um aliado para resolver a constipação intestinal: o PEG 4000. Diferentemente de outros itens da mesma categoria, o PEG 4000 não é conhecido por ter ação irritativa e tem ainda outras vantagens, principalmente para crianças. Vamos conhecer mais detalhes a seguir!

 

PEG 4000: O que é e para que serve

O uso do PEG 4000 é para constipação intestinal, seja adulta ou infantil. E o que é esse PEG 4000?

O PEG é o nome popular do polietilenoglicol, um polímero que não é tóxico para o ser humano; já o número 4000 se refere à sua unidade de massa. É livre de eletrólitos. Para consumo, é produzido em pó e tem as seguintes características:

PEG 4000: Ideal para intestino preso em crianças

Essas qualidades favorecem a aceitação do PEG 4000 por crianças, pois o pó pode ser diluído junto com leite, sucos e água. Sua resposta é percebida logo nas primeiras semanas de uso, agindo de maneira osmótica, sem irritar o intestino e aumentando a concentração de água nas fezes. Desta maneira, fica mais fácil para o paciente evacuar sem dor e com a frequência adequada. Amolece as fezes, melhora sua consistência e não causa cólica, o que mais uma vez é uma vantagem para crianças e pacientes sensíveis.

E é vendido na forma de cristais, oferecido pela Oficina de Ervas com uma colher dosadora para ficar ainda mais fácil de tomar a quantidade certa!

 

Quais são as indicações de uso do PEG 4000?

A principal indicação do PEG 4000 é para constipação intestinal!

Dosagem usual recomendada

De 4g a 8g por dia (infantil)

15g por dia (adulto)

 

PEG 4000 emagrece ou engorda?

Algumas pessoas associam o efeito deste componente com emagrecimento, mas devemos esclarecer esse ponto: Se você está com o intestino preso e não evacua, você está retendo o peso de fezes e talvez até líquidos. Melhorando o funcionamento do intestino e evacuando corretamente, você elimina esse peso. Não há indícios que o PEG 4000 altere a gordura corporal. Se o seu objetivo é emagrecer, existem outros fitoterápicos mais especializados que podem te ajudar. Confira nossas 7 Dicas de emagrecimento saudável com plantas!

Quem pode tomar PEG 4000?

Se você está se perguntando a partir de que idade pode-se tomar o PEG 4000, saiba que é um componente indicado para crianças e, de maneira geral, ele é bem tolerado por todas as faixas etárias. No entanto, lembramos que é necessário passar por avaliação de pediatra para conferir se o PEG 4000 é o mais indicado e qual é o tempo adequado para o caso da criança.

Sempre recomenda-se buscar a opinião de um médico, independente da idade. O especialista poderá examinar se existe alguma contra indicação mais específica para o paciente.

PEG 4000: efeitos colaterais e contraindicações

Não existem efeitos colaterais conhecidos do PEG 4000 na posologia recomendada, tanto que é consumido por crianças e idosos (faixas etárias mais delicadas e que precisam de maior cuidado). No entanto, orienta-se que o consumo seja feito com recomendação médica pelo tempo estipulado; assim como indica-se para reavaliar hábitos alimentares.

Outro aspecto importante a ser lembrado é que a constipação intestinal pode estar associada a doenças de cólon e reto, até mesmo ao câncer colorretal. Portanto, é necessário avaliar se a constipação intestinal é frequente e quais são as causas. Busque sempre atendimento especializado em casos de dúvidas.

 

PEG 4000: preço e onde comprar

Você pode comprar PEG 4000 no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.scielo.br/j/rpp/a/cRdHpNNyfHzyK8HBXjY7shM/?lang=pt

https://bd.tjmg.jus.br/jspui/bitstream/tjmg/5735/1/NATS_NT_2014_57%20Polietienoglicol%20para%20constipaç_o%20crônica.pdf

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-7S3J5G/1/patricia_boechat_gomes.pdf

https://novapediatria.com.br/uso-de-polietilenoglicol-peg-no-tratamento-da-constipacao/

https://portaldacoloproctologia.com.br/sua-saude/constipacao-intestinal/

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/prisao-de-ventre-constipacao-intestinal/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/10/11/mais-de-40-das-mulheres-tem-prisao-de-ventre-na-gravidez-e-pos-parto.htm

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Georgeane
Para pessoas que sofrem com constipação.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Georgeane. O PEG 4000 é indicado para constipação intestinal e regularização do seu funcionamento. Age sem irritar o intestino e aumentando a concentração de água nas fezes. Desta maneira, fica mais fácil para paciente evacuar sem dor e com a frequência adequada. Pode ser usada por crianças e idosos. Receberemos novo lote em breve. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Patrícia
Minhas fezes estão com um odor muito forte e começou quando iniciei o tratamento com o Peg 4000. Ele causa este odor forte?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Patrícia De acordo com o informativo técnico o PEG é "inodoro e apresenta sabor neutro. Fonte: https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/Peg%204000.pdf Para orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Erika
Pode ser prescrito por nutricionistas?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Erika Pode ser prescrito por nutricionista. É um produto que não precisa prescrição médica. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Hermes Belan
Bom dia, iniciei a pesquisa, perguntando se no PEG 4000, contem algum tipo de fibra, gostaria muito de saber sobre essa dúvida. Aguardo retorno. Obrigado Hermes JJ Belan
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Hermes Os polietilenoglicóis (PEG) são polímeros de baixo peso molecular caracterizados por uma mistura de polímeros homólogos (diferentes comprimentos de cadeia). Para ver mais informações clique no link abaixo: https://www.iberomagistral.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-100845.pdf Estamos à disposição.


• Elza Macedo
Boa tarde, iniciei o peg na minha filha de 3 anos e ela está apresentando dor e aumento do abdômen, será que devo reduzir a dose? Ela está tomando 5g em dias alternados
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elza Para mais orientações são necessárias mais informações. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Dilvanir Gomes Almeida
Meu Neto tem 6 anos e só faz cocô na fralda ou na roupa mim ajuda pois no colégio é só reclamação porque as tias não querem limpar e ele não fala que fez cocô
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Para poder ajudar, precisamos saber a causa deste comportamento. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe se ele tem intestino preso, se tem problema de frequentar a escola, se sofre de ansiedade ou medo, se tem algum problema de saúde. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Patricia
Estou morando em Portugal e naonconsigo comprar o PG para o meu filho fui aqui em uma farmacia de manipulacao e me diceram que preciso da formula pra eles Fazer nevessito muito para meu filho por favor me ajude
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Patricia Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Regina
Gostaria de saber se o Peg 4000 é bom para quem tem fezes líquidas. Eu vou ao banheiro de 4 a 5 vz por dia, sempre fui assim, desde a infância. Só que agora depois de adulta isso está me incomodando. Então quero saber se o peg 4000 é bom para formar o bolo fecal. Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Regina, O Peg 4000 vai soltar mais ainda o seu intestino, acredito que se usar Probióticos possa melhorar a consistência das suas fezes. Ficamos à disposição.


• Monica
Boa noite !! Me foi prescrito o peg 4000,já fiz em uma farmácia de confiança ,mas tenho receio de tomar a . medicação e.me trazer efeitos adversos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mônica. Não existem efeitos colaterais conhecidos do PEG 4000 na posologia recomendada, tanto que é consumido por crianças e idosos (faixas etárias mais delicadas e que precisam de maior cuidado). No entanto, orienta-se que o consumo seja feito com recomendação médica pelo tempo estipulado; assim como indica-se para reavaliar hábitos alimentares. Outro aspecto importante a ser lembrado é que a constipação intestinal pode estar associada a doenças de cólon e reto, até mesmo ao câncer colorretal. Portanto, é necessário avaliar se a constipação intestinal é frequente e quais são as causas. Busque sempre atendimento especializado em casos de dúvidas. https://www.oficinadeervas.com.br/peg-4000 Qualquer sintoma adverso, suspenda o uso e entre em contato com o seu médico. Estamos àdisposição.


• DANITIELLE RENESTO
Uma criança de 6 anos que já faz uso contínuo do peg há 1 ano e 5 meses, pode manter ou não?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Danitielle Não há tempo determinado para o uso, mas em caso de crianças, o médico pediatra é quem vai analisar e determinar o tempo de uso ou até mesmo a alteração de dosagem. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• kamilla
Estou usando o peg a 3 meses na minha finha de 1 ano e 10 meses.. c eu fico algum dia sem dar ela n faz coco..gostaria de saber c seu uso continuo vicia o intestino. N quero q ela fique dependente
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Kamilla Não é recomendado o uso contínuo, veja com o pediatra uma outra alternativa. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Karla
Um amigo tem 74 anos, estava com gtt, agora está se alimentando via oral, mas ele não faz coco fica retido por 5 dias. Está usando peg e não está adiantando o q fazer? Usava 2 medidas foi pra 3 medidas o q pode ser. Para de usar? Dá um tempo. Ele não gosta muito de água. Pode ser a falta de hidratação
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Karla. No caso dele, provavelmente seja falta de ingestão de água, uma vez que o PEG tem apenas a função de aumentar a concentração de água nas fezes. https://www.oficinadeervas.com.br/peg-4000 Se a dosagem foi orientada pelo médico ou nutricionista, é melhor comunicar o profissional e pedir orientação para um procedimento correto. Isto pode estar também relacionado à dieta que ele está fazendo e ao sedentarismo. A princípio, peça que aumente a ingestão de água. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterpaeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Kenia
Minha filha toma o peg posso dar em dias alternados pra ela faz o mesmo efeito?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Kenia Depende muito de cada organismo. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Raquel
Olá qual a base dopolietilenoglicol? É uma fibra? Nutricionista pode prescrever para o paciente?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Raquel. Os polietilenoglicóis são polímeros de baixo peso molecular caracterizados por uma mistura de polímeros homólogos (diferentes comprimentos de cadeia). Deixo aqui o informativo técnico: https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/Peg%204000.pdf Creio que o nutricionista possa prescrevê-lo, pois não é um produto controlado pela ANVISA e não oferece perigo à saúde. É indicado inclusive para criança e idosos. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Silvio
Meu filho usa desde os 2 anos por ter causado bolo fecal hj já tem 5 ,isso com orientação médica ,porem percebemos ,que fica com abdômen crescido e, sempre se suja sozinho e, a imunidade sempre está baixa ele usa todos os dias podemos diminuír a dosagem ou intercalar semanalmente?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sílvio. Se ele faz uso do PEG com prescrição médica, é aconselhável que peça orientação do médico para diminuir a dose diária. É provável que o intestino dele tenha conseguido funcionar regularmente ou a mudança alimentar tenha ajudado no resultado. Talvez ele tenha diminuído a ingestão de produtos lácteos, e isso tenha contribuído na diminuição do ressecamento das fezes. Todos esses fatores e possibilidades podem ser avaliados pelo pediatra dele. Caso você queira mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eliana
Meu marido teve traumatismo craniano e teve sequelas na bexiga e intestino entre outras. O médico receitou peg 4000, no início foi muito bom ele tomava 10grs,.agora ele toma 20grs.e não tá resolvendo e ele tá tendo cólica abdominal, será devido ao uso do peg? Obrigada!!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliana Pode ser que o organismo dele tenha se acotumado com o PEG e não faz mais efeito. É importante também ter uma alimentação balanceada, rica em fibras e consumir a quantidade de água necessária. Como foi o médico que prescreveu, sugiro que converse com ele e relate o que está acontecendo para que, juntos, possam encontrar uma solução. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Lúcia
Comecei fazer uso do peg 4000 hoje,depois volto aqui pra falar como foi pra mim.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Lúcia Aguardamos seu feedback. Para orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos