Os benefícios do Ômega 3 (Óleo de Peixe)

Os ácidos graxos ômega 3  são ácidos carboxílicos poliinsaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. Muitos deles são chamados de "essenciais" porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras.

Propriedades Funcionais do Ômega 3:

A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colesterol bom HDL.

Possui importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos. O ômega 3 é reconhecido como sendo um nutriente cardioprotetor.

Os efeitos cardioprotetores do ômega-3 deve-se, principalmente, a uma combinação de resultados nos seguintes parâmetros de risco à saúde cardiovascular:

Os benefícios do Ômega 3

O ômega 3 é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o cérebro e o coração. No coração, ele diminui o risco de ataques cardíacos, pois evita que as gorduras ruins (hidrogenadas e as saturadas) se fixem nos vasos sanguíneos, fazendo assim com que eles se entupam, causando os ataques cardiovasculares.

Já o cérebro é constituído de 20% de gordura, por isso a importância do consumo de ômega 3 para deixá-lo ativo e saudável. Em sua deficiência o cérebro funciona lentamente causando assim a falta de memória.

Podemos encontrá-lo nas nozes, castanhas, peixes especialmente de águas frias, rúcula e nos óleos vegetais, como azeite, canola, soja e milho.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Jauri Ribeiro
Muito bom , pessoas que usam ômega 3 , com certeza são mais longevas
⇒ Oficina de Ervas: Oi Jauri. Os benefícios do Ômega 3 são grandes, e quando são associados a um hábito saudável de alimentação e de rotina, os resultados são de vida longa com qualidade. Espero que possa aproveitar de nossos informativos sempre. Abraços.


• Maria Geralda silva
Li um artigo que fala que oleo de peixe é bom para quem tem doença crônica renal. É verdade??
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Depende da doença crônica e da função renal. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, qual problema tem, se tem outro problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos