Óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree): Para que serve e como usar

A Melaleuca, também conhecida como Tea Tree ou Árvore de Chá, é originária da Austrália e seu óleo é utilizado pelos aborígenes do país até hoje, para tratamento de feridas na pele, como queimaduras, cortes, picadas de insetos e micoses. Seu nome científico é Melaleuca alternifolia e sua família é a Myrtaceae. Hoje vamos ver para que serve o óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree) e como utilizá-lo.

Composição do óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree)

As partes utilizadas da árvore para a fabricação do óleo essencial são as folhas, e sua obtenção é feita por arraste a vapor. O resultado é uma mistura de hidrocarbonetos terpênicos, principalmente monoterpenos, sesquiterpenos e de seus álcoois associados. Os principais componentes do óleo de Melaleuca são:

Para que serve o óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Óleo essencial de Melaleuca apresenta inúmeros benefícios terapêuticos, principalmente devido ao seu principal constituinte ativo: o terpinen-4-ol, que possui propriedades antibacteriana e antifúngica comprovadas cientificamente. Sua ação antimicrobiana é tão potente, que é usado em hospitais na França para evitar contaminações hospitalares adquiridas pelo ambiente. O óleo também é indicado no tratamento de:

O óleo é tão versátil que pode ser empregado em formulações de todo tipo de cosméticos, como:

Peça seu cosmético personalizado com óleo essencial de Melaleuca Tea Tree pelo número (16) 98234-0111

Como usar o óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree)

A dosagem e forma de usar o óleo essencial pode variar dependendo da finalidade e da doença a ser tratada. Veja abaixo algumas dosagens indicadas para os problemas mais comuns:

Gel de Melaleuca para acne

No caso de acne, o mais indicado são géis com concentração de 2% a 5% de óleo de Melaleuca.

Creme de Melaleuca para micose

Na forma de creme, a concentração do óleo essencial pode variar entre 1% a 10%.

Óleo de Melaleuca para micose de unha

Nesses casos, o óleo essencial pode ser pingado puro diretamente no local da micose. Uma gota 2 vezes ao dia já é o suficiente para o tratamento.

Pomada de Melaleuca para candidíase

Na forma de pomada, a concentração também pode ser de 1% a 10%.

Xampu e condicionador de Melaleuca para caspa

Xampus e condicionadores para caspa e seborreia do couro cabeludo podem conter de 0,5% a 3% de óleo essencial.

Contraindicações e toxicidade do óleo essencial

Existem poucos efeitos adversos do uso tópico do óleo de melaleuca (em baixas concentrações), mas o mais comum é a dermatite de contato. Pessoas com peles sensíveis devem evitar o uso do óleo e não é recomendado usá-lo em áreas sensíveis do rosto, como perto de mucosas. É importante usar protetor solar e evitar exposição ao sol depois de aplicar o óleo na pele.

Onde comprar óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Você pode comprar o óleo essencial de Melaleuca Tea Tree clicando aqui.

 

Bibliografia

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/%C3%93LEO-ESSENCIAL-DE-MELALEUCA.pdf

AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DE MELALEUCA (Melaleuca alternifolia) FRENTE À CEPA DE Staphylococcus aureus

Ferro, D. Monografias de Plantas Medicinais, P. 166-167, Ribeirão Preto, 2000

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• IRACI BONFIM
Eetou a procura de oleo de malaleuca para tratamento de micose de unha , mas não sei se devo comprar o oleo essencial de malaleuca ou o oleo vegetal de malaluca ?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Iraci. O certo é usar o óleo essencial de melaleuca, que é o que tem ação antifúngica. Você pode pingar 1 gota na unha afetada após o banho. Usar 2 vezes ao dia. Deixo o link: https://www.oficinadeervas.com.br/tea-tree-melaleuca. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Julia Silva
A pomada de melaleuca pode ser usada para tratar acne vaginal nos pequenos lábios?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Júlia, Podemos preparar um creme com o óleo de Melaleuca, mas ela não é específica para acne. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e passe mais informações Sobre o seu problema, se é frequente, se ocorre no período pré menstrual, se você tem TPM, se tem problema de acne em outras partes do corpo, se faz uso de hormônios ou qualquer outro medicamento, o que foi receitado pelo seu médico. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Rosa Salomao
Que serve para atrite rematade , poderia me orientar, poderia me orientar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosa. Para artrite reumatóide pode usar a Sucupira e outras plantas com ação anti-inflamatória. Para te orientar, precisamos saber que tratamento você faz, que sintomas apresenta e qual a sua idade. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Roberto Campos
Malaleuca e terpinen são o mesmo produto e servem para candidiase masculina????
⇒ Oficina de Ervas: Olá Roberto, O terpinen é um dos componentes fotoquímicos presentes na Melaleuca. Auxilia no tratamento da candidíase na forma de creme. Para maiores informações entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ricardo Carlos Ortega Ortega
Bom dia o óleo escencial de melaleuca pode ser usado no tratamento de fuliculite na virilha?? E qual seria a dosagem e aplicação? Obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ricardo. Não se deve usar o óleo essencial de Melaleuca direto na pele por ser muito forte. Podemos preparar um gel ou creme com o óleo essencial de melaleuca e outras plantas com ação anti-inflamatória e cicatrizante como a Cúrcuma, confrei, babosa, etc. Também precisamos saber o estado geral do paciente e talvez até pensar em fortalecer os pelos, para que ganhem força para apontar através da pele. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para que possamos te orientar. Segue o link: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Flavia
Ola, pode ser usado para sinusitis e riniti
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Flávia. Esse óleo é muito forte para ser usado nesses casos. Deixo abaixo uma sugestão de tratamento tópico para sinusite e rinite: https://www.oficinadeervas.com.br/spray-nasal https://www.oficinadeervas.com.br/fito-oleo-nasal Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• ANTONIO M L SILVEIRA
bom dia., estou com coceira e caspa tenho psorise esse óleo serve para o meu problema?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Antonio. Para o tratamento de psoríase nós podemos preparar um shampoo ou outro cosmecêutico com a Melaleuca, mas para isso, precisamos entender melhor o seu caso para avaliar a dosagem e até outros ativos que podem ajudar. Entre em contato conosco para que possamos avaliar o quadro. Informe a sua idade, que tratamento você faz, se toma algum medicamento, etc. Nossos fitoterapeutas atendem pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição


• Angela
Costumo usar o óleo de melaleuca em início de herpes, queimaduras leves e alergia de insetos, eu não fico sem este óleo!
⇒ Oficina de Ervas: Oi, Ângela. É muito bom ter o seu depoimento e ficamos gratos por partilhar a sua experiência. Estamos sempre à disposição.


• Douglas Martins
Estou com uma infração no couro cabeludo esse óleo Sever
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Douglas. O óleo essencial de melaleuca tem ação antibiótica, antifúngica e tem uma leve ação anti-inflamatória. No entanto, devido alta concentração de substâncias presentes, ele pode irritar o local. Existem outras alternativas mais seguras e eficazes para inflamação no couro cabeludo. Clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas para que eles possam te orientar: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marlene Pires
Posso usar óleo de Melaleuca para Desidrose?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marlene. Pode ser usado sim, mas se estiver com a pele machucada, não use o óleo puro direto na pele. Esse óleo é mais específico para problemas de micose. Caso queira orientações dos nossos fitoterapeutas, entre em contato e informe a sua idade, localização da desidrose, que medicamentos você usa, qual o estado geral da pele, se você tem ansiedade ou qualquer outro problema emocional e desde quando tem esse problema. Segue o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria do Socorro de Souza
Pode ser usado nas partes intimas externas ....tenho coceira nessa região devido a infecção de urina
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria, Se usar puro pode causar irritações, seria interessante diluir umas gotas em um pouco de óleo de amêndoas, girassol e outros. Para maiores informações entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sebastião de Oliveira Martins
Muito bom
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sebastião. Ficamos felizes com o seu comentário. Estamos à disposição sempre que precisar.


• Raquel
Esse produto serve para tratar cândidas??como eu faço??
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Raquel Para que possamos auxiliá-la melhor clique no link abaixo e informe aos nossos fitoterapeutas sua idade, se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento e quais tratamento já fez para candidíase: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Keli
Esse oleo pode ser ingerido na questão da cândida?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Keli É possível fazer creme com o Óleo Essencial de Melaleuca. Mas seu uso interno não é recomendado, o Óleo Essencial é muito concentrado. Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo para que eles possam te sugerir um tratamento para Candida albicans: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Gerson
Olá, recebi a indicação do óleo essencial de melaleuca pra micose de unha, por favor esse óleo serve também para frieiras e pés ressecados? Obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gerson O Óleo Essencial de Melaleuca tem ação antifúngica, então ele serve para frieira. No entanto, não tem ação hidratante, além disso, deve ser usado em pouca quantidade por ser concentrado, ou seja, só onde tem a frieira. Para pés ressacados, pode usar o Creme de Uréia que tem alto poder hidratante. Clique nos links abaixo para adquirir e ver mais informações sobre: https://www.oficinadeervas.com.br/tea-tree-melaleuca https://www.oficinadeervas.com.br/creme-hidratante-de-ureia-composto Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Silvana Gil
Olá! Esse óleo de melaleuca é indicado para bochechos no tratamento do tártaro?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Silvana. Não é recomendado usar o óleo de Melaleuca em mucosas, pois pode causar irritação. Uma planta indicada para tratamento de tártaros é a Zedoária: https://www.oficinadeervas.com.br/zedoaria Você pode usar a tintura ou o extrato fluido para diluir em água e fazer bochechos. E temos também um enxaguatório bucal com outras plantas, além da zedoária, na composição. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria
Olá essas gotas da para prevenir que as crianças apanhem parasitas como lêndeas e piolhos? Como fazer
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Existem plantas mais específicas, como a Losna e Arruda, para sua comodidade nós temos o Shampoo composto (anti-piorreico) que contém esses fitoterápicos. Podemos acrescentar no shampoo o óleo essencial de Melaleuca. Para dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eliana Angela Cunha Madruga
Óleo essencial de melaleuca na concentração de uma gota com uma gota de óleo essencial de cravo em 200ml de água serve para fazer bochechos para tratar gengivite?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliana Pode usar dessa forma, mas para sua comodidade nós temos um tratamento mais específico, pode fazer o uso do nosso enxaguatorio bucal de Malva Composto de (Menta, Zedoária, Calêndula, Equinácea e Stevia). Para mais informações clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/malva Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• José Eduardo CASTRO Fernandes
Olá tenho psoriase na pele da cabeça fica manchas vermelha posso usar o óleo de maleluca. tenho dado Nivea
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, quando começou e qual o local está localizada a psoríase. Estamos à disposição.


• Ana Beatriz Garcia Steffen
Gostaria de saber se o óleo de malaleuca é eficaz para tratar pitiríase versicolor na pele e no cabelo. Obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Beatriz Aqui na farmácia Oficina de Ervas manipulamos cremes personalizados, ou seja, de acordo com o seu caso. Utilizamos o óleo de Melaleuca em concentração ideal com outros ativos também. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marlene souza
Boa noite , fiz um exame foi diagnosticado que estou com alopecia cicatricial , a tricologista me indicou shampoo e máscara de melaleuca , to usando quite completo, quero saber se vcs tem um shampoo mais esperdiço pra elegesse tipo de tratamento. To gostando acho que tá dando resultados pois meu cabelo já parou de cair bastante. Se vcs puder me ajudar em mais orientações fico agradecida.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marlene No caso de alopécia, o Minoxidil pode ser uma boa solução. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Isabel
Ingeri 1 gota de óleo de malaleuca acidentalmente( confundi c dipirona ...) O que fazer pra cortar o efeito? Boa Noite!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Isabel Segue uma informação técnica: No uso por via oral, a doses superiores a 10 mg do óleo relaciona-se o risco de envenenamento com ameaça à vida, pelo elevado conteúdo de 1,8-cineol. Os sintomas são alterações da pressão sanguínea, desordens circulatórias, falhas e colapso respiratório (Gruenwald, Brendler e Jaenicke, 2000). Não encontrei informações para cortar o efeito, portanto, se você sentir algum mal estar, procure socorro médico. Se precisar de mais informações, entre em contato pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ana Raquel
Bom dia, gostaria de saber se para verrugas é eficaz, e como devo usar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana. O Óleo essencial de Melaleuca não é indicado para tratamento de verrugas. O que você pode usar é a Thuya, aplicando a tintura sobre as verrugas e também usando internamente na forma de homeopatia. https://www.oficinadeervas.com.br/thuya Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Claudia lopes
Posso usar o óleo melaleuca para espinhas e acnes no rosto? Como usar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cláudia. Não deve usar o óleo de Melaleuca diretamente na pele, pois pode ocasionar irritação. Para espinhas e acnes, em primeiro lugar, deve-se fazer uma avaliação para descobrir a origem desses aparecimentos, pois pode ser causado por hormônios, oleosidade, alimentação, estresse, etc. Plantas depurativas são usadas para tratar a acne internamente: Bardana e a Salsaparrilha. https://www.oficinadeervas.com.br/bardana Para uso externo, podemos montar um protocolo com limpeza e uso de creme anti-acne. Lavar o rosto com um sabonete de própolis composto: https://www.oficinadeervas.com.br/sabonete-propolis-composto-anti-acne Passar o gel de Bardana 2 a 3 vezes ao dia, em camada fina: O Gel de Bardana Composto une os benefícios da Bardana com o Hamamelis, a Cúrcuma, o Confrei e o Própolis. Por isso, além da ação anti-acne, tem ação antisséptica, anti-inflamatória e adstringente, auxiliando o fechamento dos poros e a diminuição da oleosidade da pele de maneira natural e não agressiva. https://www.oficinadeervas.com.br/gel-de-bardana-composto-anti-acne Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ROSAURA DE OLIVEIRA FERNANDES
A dermato me passou o ácido mandelico para clarear a pele. Este ácido é extraído da melaleuca? É é anti envelhecimento? Pq queria usar um anti envelhecimento junto se não for o casa do ácido mandelico.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosaura. O Ácido Mandélico é um renovador celular e por isso tem a ação antienvelhecimento. Ele é extraído da maçã, e não do Tea Tree (Melaleuca). Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• IVONE JOSE PEREIRA SENNA
Estou com coceira no ânus?, já fiz vários exames e não acusou verme e nem outra coisa. Estou passando o óleo alivia mas ainda não curou. Faz mal?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ivone Não recomendamos usar o óleo essencial de melaleuca direto na pele/mucosa. Por ser muito concentrado, ele pode causar alguma irritação. Dilua em algum óleo veículo, como o óleo de amêdoas ou semente de uva. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Lucimar
Minha neta está com vermelhidão no rosto , e ressecamento TB , na cabeça, mão, testa e rosto , e fica vermelho oq usar bebê 3 meses.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lucimar. Sugerimos que leve o bebê para uma avaliação do médico pediatra. Ficamos a disposição.


• MARIA
Tenho feridas nas pernas como devo usar o óleo de melaleuca Tô com erisipela posso usar? E como devo usar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Não é recomendado usar o óleo essencial de Melaleuca direto na pele, sobretudo nas feridas. Ele é puro, ou seja, extremamente concentrado, pode causa lesões. Mas, podemos manipular um creme para você contendo o óleo essencial de Melaleuca e outros extrato de plantas que potencializem os resultados. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem outro problema de saúde e se está usando algum medicamento. Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos