O óleo de Cártamo (Carthamus tinctorius) é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade.
Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura.
Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica). 
A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear a ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.
O ácido linoleico conjugado, da família dos ômega 6, que existe no óleo de Cártamo, ajuda a reduzir progressivamente a gordura corporal, com a obtenção simultânea de um efeito benéfico sobre a massa muscular. Por essa razão, pessoas que praticam exercícios físicos conseguem obter mais resultados.
Óleo de Cártamo é insípido e incolor, e nutricionalmente similares ao óleo de girassol. É usado principalmente como um óleo de cozinha, em molho para salada, e para a produção de margarina. Também pode ser tomado como um suplemento nutricional. 
É importante saber que O Óleo de Cártamo ainda é rico em Vitamina E, combatendo os radicais livres e ajudando na luta contra o envelhecimento. Auxilia o sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatórias, agindo como aliado contra a dor no caso de inflamações e contusões e controla o colesterol.
Por isso não devemos classificar o Óleo de Cártamo apenas como um produto emagrecedor, mas como um aliado para a promoção de uma vida saudável, independente do peso corporal e da idade.
Por: Eliza Tomoe Harada

O óleo de Cártamo (Carthamus tinctorius) é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade.

Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível, contribuindo para uma maior eliminação de gordura.

Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica). A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima, maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear a ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.

O ácido linoleico conjugado, da família dos ômega 6, que existe no óleo de Cártamo, ajuda a reduzir progressivamente a gordura corporal, com a obtenção simultânea de um efeito benéfico sobre a massa muscular. Por essa razão, pessoas que praticam exercícios físicos conseguem obter melhores resultados.

Óleo de Cártamo é insípido e incolor, e nutricionalmente similares ao óleo de girassol. É usado principalmente como um óleo de cozinha, em molho para salada, e para a produção de margarina. Também pode ser tomado como um suplemento nutricional. 

É importante saber que O Óleo de Cártamo ainda é rico em Vitamina E, um potente anti-oxidante que combate os radicais livres e ajuda na luta contra o envelhecimento. Auxilia o sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatórias, agindo como aliado contra a dor no caso de inflamações e contusões e controla o colesterol.

Por esses motivos, não devemos classificar o Óleo de Cártamo apenas como um produto emagrecedor, mas como um aliado para a promoção de uma vida saudável, independente do peso corporal e da idade.


Por: Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos