O Urucum age como protetor solar e abaixa a pressão arterial

Comprar Urucum

Sobre Urucum (Colorau)

Popularmente chamado de Colorau, o Urucum é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto, envoltas em arilo também vermelho.

 

Comprar Urucum

Curiosidades sobre Urucum (Colorau)

O Urucum é utilizado tradicionalmente pelos índios brasileiros (juntamente com o jenipapo, de coloração preta) e peruanos, como fonte de matéria prima para tinturas vermelhas, usadas para os mais diversos fins, entre eles, protetor da pele contra o sol e contra picadas de insetos, além de possuir a ação de hipotensora arterial (abaixa a pressão); há também o simbolismo de agradecimento aos deuses pelas colheitas, pesca ou saúde do povo. No Brasil, a tintura de Urucum em pó é conhecida como colorau e é usada na culinária para realçar a cor dos alimentos. Esta espécie vegetal ainda é cultivada por suas belas flores e frutos atrativos.

Comprar Urucum

Para que serve Urucum (Colorau)?

Na culinária

Urucum é utilizado como condimento e também colorante, emprega-se sob a forma de pó obtido por trituração das sementes que fornece matéria corante vermelha característica, como na casca dos queijos: leyden, queijo-do-reino e outros. É apreciado pela quase ausência de sabor e por não apresentar os efeitos prejudiciais dos corantes artificiais;

Na cosmética

Empregam-no os ameríndios tropicais no preparo de tinturas para pintar o corpo, com a finalidade de proteção contra o rigor do sol (confere proteção contra radiação ultravioleta);

Na medicina

Utiliza o Urucum como medicamento fitoterápico, é dotado de inúmeras características e propriedades bioquímicas, que lhe dão aplicação em vasta gama de casos. Fonte natural de betacaroteno que estimula a formação de melanina na pele, propiciando um bronzeado mais rápido e duradouro durante a exposição solar, além de ser um protetor solar. Age também como hipotensora arterial.

Comprar Urucum

Ação de Urucum (Colorau)

O Urucum possui ação anti-inflamatória, antibacteriana, antioxidante, depurativa, diurética, hipoglicemiante, hepatoprotetora e hipotensora arterial (abaixa a pressão)

Verifique o Urucum em cápsula, clicando aqui.

Ficou com dúvidas sobre o Urucum (Colorau)?

Clique aqui e fale com o nosso fitoterapeuta.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ana
como devo usar colorau para baixar pressao alta e diminuir colesterol
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana. Se for usar as sementes, coloque 1 colher de sopa em 1 copo de água por 12 a 24 horas. Macerar, coar e tomar em jejum. Se for em cápsulas de 400mg, pode tomar 3 a 4 cápsulas ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/urucum


• Cleber Morerira
Poso fazer o uso das folhas, e o mesmo efeito para pressão arterial
⇒ Oficina de Ervas: Oi Cleber. A parte utilizada são as sementes. Não conheço o uso das folhas para controlar a pressão arterial, mas tem outras plantas que podem ser usadas para essa finalidade, como a embauba, sete sangrias, panaceia, entre outras. Deixo aqui um link com um informativo completo: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/voce-pode-ter-pressao-alta-e-nem-saber-disso. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Luciana
Pra pressão alta é usar a folha ou a semente
⇒ Oficina de Ervas: Oi Luciana. O uso é das sementes e você pode usar na culinária ou em cápsulas. Para pressão alta tem também a Sete Sangrias, Embaúba, entre outras. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Andréa Faria
Sei dos benefícios do urucum e por isso gostaria de fazer um óleo caseiro de urucum, deixando as sementes secas curtir no óleo de girassol até ficar com a cor avermelhada e depois usar normalmente para cozinhar. Minha dúvida é saber se quem tem pressão baixa pode consumir urucum, mesmo que seja em pequenas quantidades já que uso pouquíssimo óleo pata cozinhar. Desde já agradeço pela atenção.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Andréa O Urucum é um alimento muito seguro de ser usado, sobre tudo em pequenas quantidades. Se preferir temos o Urucum em cápsulas. Clique no link abaixo para ver mais infomações e adquirir o Urucum: https://www.oficinadeervas.com.br/urucum Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos