Alimentos prebióticos, ao contrário dos probióticos (compostos por microorganismos vivos) são geralmente carboidratos não-digeríveis. Estes alimentos prebióticos estimulam o crescimento e atividade de bactérias benéficas para a flora intestinal. Nesta categoria de alimentos prebióticos encontram-se as fibras alimentares, frutooligossacarídeos e inulina. Todas essas moléculas podem fazer parte da composição intrínseca do alimento ou adicionados a eles (alimentos funcionais).

Os frutooligossacarídeos são prebióticos importantes. São polímeros naturais de frutose que usualmente são encontrados ligados a uma molécula inicial de glicose. São totalmente resistentes à digestão no trato gastrintestinal superior e utilizados quase que inteiramente pelas bifidobactérias do cólon, dessa forma promovem a integridade da mucosa gastrintestinal. 

No intestino grosso, os frutooligossacarídeos além dos efeitos seletivos em bifidobactérias e lactobacillus, influenciam muitos aspectos na função intestinal por  fermentação. 

Eles têm como principais funções intensificar o crescimento da flora intestinal (bifidobactérias), aliviar a constipação, melhorar os lipídios sangüíneos e suprimir a produção de substâncias putrefativas. 

Através da sua atuação como prebiótico, atuando no crescimento das bifidobactérias, os frutooligossacarídeos acabam agindo indiretamente em vários outros aspectos por estimular as funções dessas bactérias (inibição de bactérias patogênicas, redução do pH intestinal, estímulo ao sistema imune, controle da função intestinal e aumento da absorção de minerais, redução dos níveis sangüíneos  de colesterol e amônia, produção de vitaminas B e K e prevenção do câncer). 

O prebióticos, por regularizar o funcionamento intestinal, ajudam nos regimes de emagrecimento e nos casos de constipação intestinal de gestantes.

Por: Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• camila weber
Olá. Gostsria de perguntar se a tintura de bardana mantém os prebioticos nela? Acredito que não né? Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Camila. A inulina que é o prebiótico presente na raiz de bardana, é solúvel em água, portanto está presente na fase líquida. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos