A Mucuna pruriens(L.) DC é uma leguminosa nativa da Índia e Antilhas e todos os seus órgãos possuem valiosas propriedades farmacológicas, tanto que é tradicionalmente usada como planta medicinal para o tratamento de várias enfermidades, que inclui desde doenças parasitárias até distúrbios fisiológicos.

Mucuna pruriens é uma planta medicinal que pertence à família Fabaceae (Leguminosae), subfamília Faboideae e é muito popular na Índia para o tratamento de diversas doenças. Seus nomes populares são Velvet bean, Cowhage, “atmagupta” na Índia e no Brasil é mais conhecida como mucuna-anã ou mucuna rajada. É originária das regiões tropicais da Índia e das Antilhas, é endêmica na Índia, América Central e em regiões tropicais da América do Sul. É um arbusto anual de escalada que pode chegar a mais de 15 metros de altura.

O uso da erva Mucuna pruriens na medicina ayurvedica vêm de épocas de mais de 4500 anos atrás. Seus componentes de princípio são L-DOPA e os alcaloides bioativos mucunine, mucunadina, mucuadinina, prurienina e nicotina como também b-sitosterol, glutationa, lecina, óleos, ácidos venólico e gálico. O L-Dopa é um precursor neurotransmissor, uma droga efetiva para alívio na doença de Parkinson. A semente é um profilático contra oligosperma e é útil no aumento da contagem de esperma, ovulação em mulheres, etc.

Quando a dopamina produzida pelos neurônios são afetados pela doença de Parkinson, resulta em tremores incontroláveis, rigidez dos músculos, dificuldades para falar, escrever e se equilibrar e lentidão de movimentos. A deficiência sub-clínica de dopamina é responsável pelo sentimento de depressão e falta de desejo sexual.

M.pruriens também é usado na medicina ayurvedica, para: restabelecer a libido (junto com Tribulus terrestris) aumentar os níveis de testosterona (como mostrado em um estudo controlado) e dopamina; em casos de esterilidade masculina e feminina (aumentando a contagem de esperma e encorajando a ovulação), melhorar a agilidade mental, coordenação motora e tratar condições de apatia.

Como quase todos os suplementos derivados de plantas, a Mucuna pruriens possui propriedades antioxidantes. Além disso, devido ao fato de ser um legume, possui igualmente valor nutricional. Mucuna pruriens também estimula a deposição de proteínas nos músculos e proporciona aumento da força e massa muscular, e por isso é indicado para esportistas e praticantes de exercícios físicos.

Contraindicações:

• Deve ser evitado por mulheres durante a gravidez. A semente pode causar problemas de nascimento e estimular a atividade uterina.

• Mucuna pruriens mostrou ter a habilidade de reduzir o açúcar do sangue. Aqueles com hipoglicemia ou diabetes devem usar somente sob supervisão médica.

• É contra indicado em combinação com inibidores M.A.O.

Mucuna pruriens possui atividade androgênica, aumentando os níveis de testosterona; pessoas com síndromes andrógenas excessivas devem evitar o uso.

• Mucuna pruriens inibe a prolactina. Caso você tenha uma condição médica resultando em níveis inadequados de prolactina no corpo, não use a menos que sob supervisão médica.

• A semente contém alta quantidade de L-dopa. Levodopa é o medicamento usado para tratar doença de Parkinson. Pessoas com doença de Parkinson devem apenas usar sob supervisão médica ou um indivíduo qualificado.

Dose recomendada: 200mg a 500mg diários, ou conforme recomendação médica.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Marilene
Para tratamento do parkinson, qual seria a dose ideal?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marilene. A dosagem recomendada e se o uso seria indicado pode variar dependendo de alguns fatores, como idade e se já faz uso de algum medicamento. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.


• DAIANA QUELI
Olá! Existe alguma interação medicamentosa negativa da mucuna com o anticoagulante Xarelto? Grata, pela atenção.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Daiana. O Xarelto é um medicamento que têm interações com muitas substâncias. Nesse caso você deve procurar um médico. Estamos à disposição.


• Noemy Morato Fernández
Gostaria de saber sobre a Mucuma e saber se voces indicam um medico da medicina ayurvedica?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Noemy A mucuna é indicada principalmente para problemas de Parkinson, aumento de massa muscular e como afrodisíaco. https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna Seu uso é bem conhecido e possui várias outras indicações. Não conhecemos nenhum médico da medicina ayurvédica, mas se você quiser alguma orientação, temos nossos fitoterapeutas para te atender pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Gorete Oliveira
A natureza é perfeita e tem a cura para todos que o procuram e confia. Tenho essa planta abençoada bem próximo a minha casa, hoje tive a graça de vê uma árvore nascida no pé da minha calçada. Eu já conhecia e me despertou a curiosidade de conhecer mais . Obrigada mãe Natureza. Te amo infinitamente. Assina, Maria Gorete.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Gorete. É uma alegria imensa receber o seu comentário. Agradecemos a você e desejamos muita saúde! Estamos à disposição sempre que precisar.


• Clovis Argolo
Olá,gostaria de saber sobre a dosagem ideal da mucuna? Obrigado. Abraços
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Clovis. A sugestão é de 400 mg por dia, salvo se o médico prescrever uma dosagem maior. Mucuna - https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna Para falar com nossos fitoterapeutas clique em um dos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos