Maracujá: você sabia que o efeito calmante não vem da fruta?

Maracujá (Passiflora edulis)

As consequências de uma noite mal dormida

Um dos atos mais importantes para o ser humano, o dormir, está se tornando um grande problema para a sociedade atual. Parece simples chegar no final do dia, jantar, descansar um pouco, assistir a novela das oito, ler um pouco e depois deitar-se e dormir. Mas, para cerca de um terço da população, o ato de deitar e dormir está se tornando um tormento. Muitos hormônios são produzidos principalmente durante o sono profundo, como, por exemplo, a serotonina, denominada hormônio do humor. A sua ausência pode levar a estados depressivos. Noites mal dormidas produzem pessoas mal humoradas, cansadas e com tendência a depressão. Algumas plantas podem auxiliar no tratamento da insônia: são as chamadas plantas calmantes, relaxantes e hipnóticas (as que induzem ao sono).

Indicações de plantas fitoterápicas para insônia

É importante identificar primeiro qual é a causa da insônia. Se for agitação, estado nervoso muito alterado, recomenda-se o uso de plantas calmantes, como a Lippia alba, Capim limão – Cymbopogoncitratus, Melissa – Melissa officinalis. Como são plantas aromáticas, e de sabor muito agradável, podem ser ingeridas na forma de chá, mas também na forma de tinturas ou cápsulas. Como uma opção, pode-se preparar sprays aromáticos com os óleos essenciais destas plantas para aspergir no ambiente. Se o problema principal é ansiedade, pode-se usar plantas como Kava-Kava – Piper methisticum ou mesmo a Lippia alba .

As folhas de Maracujá (Passiflora edulis) como efeito calmante

Com a ansiedade controlada, a pessoa começa a relaxar, a musculatura se distende, as dores na coluna e a tensão nos ombros, também são suavizadas e a qualidade do sono melhorará muito. Outra situação muito comum é a insônia devido a problemas de fígado. O fígado congestionado provoca dores no corpo, irritabilidade, insônia, boca amarga, entre outros sintomas. Para ajudar a descongestionar o fígado existe uma planta hipnótica brasileira fantástica - o Mulungu – Erythrina mulungu , uma arbórea nativa dos Cerrados brasileiros, sendo a sua casca empregada na forma de tinturas ou cápsulas. E se ainda não conseguir dormir, experimente o maracujá – Passiflora edulis, lembrando que o remédio são as folhas e não o fruto. Com certeza você irá encontrar uma planta que irá fazer com que se deite "nos braços de Morfeu".

Confira aqui, Maracujá em cápsula.

Em caso de dúvida sobre Maracujá

Fale com o nosso fitoterapeuta, clicando aqui.

Ademar Menezes Junior

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Catu
Que pasa con la flor de la maracuya, cuáles son sus efectos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Catu. Aqui usamos as folhas do maracujazeiro, e elas possuem efeito calmante. Não temos a flor do maracujá e não sabemos se apresentam os mesmos compostos para as mesmas finalidades. https://www.oficinadeervas.com.br/maracuja-passiflora Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos