Luteína e Zeaxantina (Tagetes erecta): para que serve

Os olhos são as janelas para a alma. Vamos cuidar bem deles? Existe uma série de ações para a saúde ocular e a combinação de Luteína e Zeaxantina podem fazer parte dos cuidados! Você já ouviu falar dessas substâncias? Hora de entender mais como elas ajudam na visão. Neste artigo, vamos aprender com mais detalhes o que é a combinação de Luteína e Zeaxantina e para que serve!

 

Luteína e Zeaxantina (Tagetes erecta): O que é?

A saúde ocular é muito importante, mas muita gente só se preocupa com os olhos quando acontece algum problema com eles, por exemplo uma piora perceptiva para enxergar ou alguma irritação. Cuidar da saúde ocular não precisa ser uma atividade dispendiosa e você ainda conta com aliados que poderão te auxiliar ao longo dos anos, quando mais precisamos de ajuda na visão.

A Luteína e a Zeaxantina são duas substâncias carotenóides capazes de trazer benefícios para visão — e até proporcionam mais saúde em outros aspectos. Elas trazem a pigmentação amarelo-avermelhada em vegetais e têm rica atividade antioxidante.

E sabia que existem alimentos que contém Luteína e Zeaxantina? Pois é, ambas são encontradas em alimentos gostosos e saudáveis, muito fáceis de serem incorporados à alimentação, por exemplo:

 

Elas estão presentes também em flores, como a calêndula e também na espécie Tagetes erecta, a planta de onde a Luteína e a Zeaxantina aqui da Oficina de Ervas é extraída.

A Tagetes erecta tem também um nome popular curioso, mas não precisa se assustar! O Cravo-de-Defunto é chamado assim por conta das tradições mexicanas. Essa flor é nativa de lá, cultivada e apreciada desde tempos pré-hispânicos, fazendo parte da cultura mesoamericana — tanto que possui um nome na língua nauatle: cempohualxochitl. Ela floresce perto do Dia de Muertos, sendo usada para decoração de altares, tumbas e oferendas. A flor de tagetes (ou Cravo-de-Defunto) é bem bonita, de tons amarelos e alaranjados!

Luteína e Zeaxantina (Tagetes erecta): para que serve

A Luteína e a Zeaxantina servem principalmente para preservar a saúde ocular, através de suas ações antioxidantes.

As partes utilizadas para extrair a Luteína e Zeaxantina são as flores da Tagetes erecta!

A Luteína é um Extrato padronizado em 10% de Luteína obtida da planta Tagetes erecta, já a Zeaxantina é um Extrato Seco padronizado em 5% de Zeaxantina do mesmo tipo de planta. Aqui a manipulação é feita de acordo com o fator de correção de cada lote, isto é, a quantidade do produto é equivalente à dosagem em Luteína e/ou Zeaxantina.

E são vendidas juntas na forma de cápsulas!

E quais são as indicações de uso da Luteína com Zeaxantina?

A principal indicação dessas duas substâncias está relacionada à prevenção de problemas na saúde ocular.

 

A Luteína e a Zeaxantina, embora não sejam produzidas pelo nosso corpo, acumulam-se nos nossos olhos, na mácula da retina — uma área central, responsável pela percepção dos detalhes na visão e foco. Por serem antioxidantes, auxiliam na proteção contra radicais livres dessa área. A combinação funciona para manter a boa saúde dos olhos.

Embora soe uma ação genérica, vale lembrar que a luz ocasiona certo dano oxidativo a longo prazo. Quem tem diabetes, que é uma doença metabólica complexa, tem a ação do sistema imunológico e antioxidante prejudicados, sendo mais vulnerável à retinopatia diabética. A Luteína e a Zeaxantina têm muito o que ajudar nesses casos.

A Luteína também tem sido indicada como responsável pela melhora dos índices de LDL, o famoso colesterol “ruim”. Dessa forma, ela auxilia na prevenção de aterosclerose, contribuindo para a saúde cardiovascular. Mas se você quiser conferir mais informações sobre como cuidar do colesterol, leia nosso informativo: Colesterol é uma palavra muito ouvida, mas você sabe o que realmente é?


Dosagem usual recomendada

Não existe ainda um consenso muito específico sobre a dosagem de Luteína e Zeaxantina, pois elas também aparecem na alimentação, então o consumo dessas substâncias pode variar de acordo com suas preferências alimentares ou até mesmo de seus objetivos em dietas. Afinal, quem come muito ovo, também põe bastante Luteína e Zeaxantina pra dentro do corpo.

A Oficina de Ervas traz uma dosagem usual (Luteína 5 mg + Zeaxantina 0,5 mg):

Se você deseja conferir a dosagem ideal em suplementação devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Luteína e a Zeaxantina da melhor forma.

 

Luteína e Zeaxantina (Tagetes erecta): Engorda ou emagrece?

Nem a Luteína, nem a Zeaxantina emagrecem, pois não há evidências de que influenciem nas taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo (gordura). Existem indícios de melhora no controle do colesterol no consumo de Luteína.

Nenhuma dessas substâncias engordam, a menos que você se empolgue demais nas receitas envolvendo os alimentos que contém Luteína e/ou Zeaxantina. De modo geral, ambas não são associadas a ganhos de peso.

Se você tem o objetivo apenas de emagrecer, existem fitoterápicos mais recomendados. Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!


Outras dicas para os olhos:

Luteína e Zeaxantina (Tagetes erecta): efeitos colaterais e contraindicações

Por também fazer parte de alimentos, não existem indícios de efeitos colaterais graves ou reações adversas específicas no consumo de Luteína e Zeaxantina, nem mesmo interações medicamentosas. Um efeito colateral possível e reversível é a leve coloração mais amarelada da pele, uma condição inofensiva chamada carotenemia. Alguns pacientes relatam náuseas. Por precaução, existem recomendações de uso:

 

Luteína e Zeaxantina (Tagetes erecta): preço e onde comprar

Você pode comprar a Luteína e a Zeaxantina no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://blog.circulosaude.com.br/2022/04/19/dicas-saude-ocular/

https://www.ecycle.com.br/luteina-e-zeaxantina/

https://bvsms.saude.gov.br/7-dicas-para-manter-a-saude-ocular/

https://www.jotazerodigital.com.br/6-nutrientes-amigos-da-saude-dos-seus-olhos.php

https://advisionclinica.com.br/alimentos-bons-para-os-olhos

https://www.ppmac.org/content/cravo-de-defunto

https://es.wikipedia.org/wiki/Tagetes_erecta

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/10/31/interna_internacional,1001873/cravos-de-defunto-florescem-no-mexico-para-o-dia-dos-mortos.shtml

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ubiratan Cesar Barbosa
QUERO ADQUIRIR A LUTEINA E ZEAXANTINA (TAGETES ERECTA)
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ubiratan Você pode adquirir direto do nosso site: https://www.oficinadeervas.com.br/luteina Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• José João dos Santos
De veras, achei muito interessante. Tenho edema macular no olho direito, apesar de ter medidas como glicose de 92 e glocozilada de 5,8, graças ao controle e exercícios (caminha em esteira quase que diárias). Atendo a indicação acima? Se positivo, qual a dosagem diária? E por quanto tempo devo me utilizar do produto?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José A associação de Luteína com Zeaxantina é indicada para seu caso. Dosagem: Luteína 5 mg + Zeaxantina 0,5 mg - tomar 1 cápsula 2 x ao dia. Clique no link abaixo para adquirir e ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/luteina Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


• Nelly
Existem casos de regressão de catarata?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nelly A catarata não regride. Esses ativos ajudam na prevenção de alguns problemas oculares, incluindo a catarata. Em aso de dúvidas, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos