Hibiscus sabdariffa é diurética, laxante e colabora no emagrecimento.

Sobre a Hibiscus sabdariffa (Hibisco)

Hibiscus sabdariffa é um arbusto semilenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. É conhecido por possuir o efeito de emagrecimento. Pertence à família das Malváceas e pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. De origem africana e asiática, é conhecida popularmente como Hibisco, hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, além de receber outros nomes como cardadé, rosa da Jamaica, té de Jamaica (espanhol); red sorrel ou Jamaica sorrel (inglês); cardade (italiano); afrikanische malve (alemão) ou roselle (francês).

Componentes Fitoterápicos de Hibiscus sabdariffa (Hibisco)

As diferentes partes da planta de Hibisco têm várias utilidades, e um deles é para o emagrecimento. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando o Hibisco ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice de Hibisco pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá, voltado para o emagrecimento. Para o preparo do suco de Hibisco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geléia ou doce. Já o chá é obtido a partir do cálice seco à sombra. As sementes possuem 17% de óleo e 25% de proteína.

Quais são os efeitos fitoterápicos da Hibiscus sabdariffa (Hibisco)

O chá de  Hibisco ganhou uma fama adicional recente: para emagrecimento. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética, ajuda a reduzir o colesterol ruim. No caso do Hibisco há também a propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Se interessou pelos efeitos fitoterápicos dessa planta? Veja o Hibiscus sabdariffa (Hibisco) em cápsula, clicando aqui.

Dúvidas sobre Hibiscus sabdariffa (Hibisco)?

Fale com o nosso fitoterapeuta, clicando aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Cleuza Aparecida Fioque
Eu tenho na minha este mesmo na minha,porém já vi deflor roxa é a mesma planta com os mesmos benefícios?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cleuza Para que possamos te orientar melhor envie um foto para nós de qual está se referindo. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos