A Gymnema sylvestris é uma planta da família Asclepiadaceae, natural das florestas tropicais das áreas central e sul da Índia e também na África. Seu uso já fora descrito, como diurético, adstringente, tônica, estimulante cardíaca, circulatório e urinário, entre outras.

Pesquisas mais específicas, no entanto, demonstraram que as folhas da Gymnema silvestris, possuem entre outras substâncias, o ácido Gimnêmico, farmacologicamente ativo, responsável pelas propriedades hipoglicemiantes, antidiabéticas e adaptogênica da planta. 

Gymnema silvestre é, portanto, indicado como adjuvante no controle da obesidade e manifestações decorrentes, na regulação dos metabolismos de açúcares e gorduras do organismo. Também tem importância na terapia da diabetes, auxiliando no retardo das complicações secundárias ligadas à mesma.

Indicações : Quando a Gymnema é usada antes das refeições, deixa os blocos de açúcar com gosto mais ácido, reduzindo assim, o desejo de consumir açúcar. As moléculas do príncipio ativo da Gymnema sylvestre bloqueiam os receptores de gosto açucarado nas papilas gustativas por algumas horas. Ajuda a estabilizar níveis de açúcar no sangue e aumenta a produção de insulina. Toda a planta Gymnema age como bloqueador de açúcar e ao ser aplicada diretamente na língua, sem que seja engolida, bloqueia o sabor doce.

Na Índia, a Gymnema pulverizada foi aplicada como um cataplasma para mordidas de cobra. Glândulas inchadas são tratadas com um cataplasma de Gymnema e óleo ricino. A planta é constituída de ácido gymnemico, ácido tartárico, oxalato de cálcio, glicose, estigmasterol, betaína e colina.

Pessoas dependentes de insulina devem consultar um médico antes de utilizar a Gymnema sylvestre, vez que o medicamento à base de insulina pode precisar ser reajustado. A Gurmar, como é chamada na Índia, é popularmente chamada de destruidora de açúcar (sugar destroyer), vez que mastigar as folhas destrói a capacidade do paladar de discriminar a doçura dos alimentos. A Gymnema sylvestre é usada tradicionalmente na Índia para o tratamento de diabetes há mais de 2.000 anos. Nos últimos anos, a Gymnema vem sendo muito receitada em dietas para emagrecer.

Eliza Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ledio rocha
Será que não haverá problema em adotar o uso do medicamento, juntamente com os remédios determinados pelo endócrino? Como se sabe eles não possuem muito interesse em que os pacientes abandonem seus remédios
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ledio. O uso da Gymenema é muito bom para o controle do diabetes, mas o ideal seria verificar com seu medico se ele autoriza o uso. Como ele acompanha o seu tratamento poderá orienta-la se a necessidade de complementa-lo. Qualquer duvida estamos a disposição.


• Rosa veiga
Minha endócrinas não conhece. Essa erva
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosa. A Gimena contribui no controle da diabetes regulando as taxas de glicose no sangue, assim a vontade de ingerir doces diminui. Estamos a disposição.


• Ana Maria Fernandes Sanches
Como posso usar Gymnema Qual melhor forma pra usa la
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Maria A melhor forma de usar a Gimena é em cápsula de extrato seco padronizado. A posologia varia de acordo com o indivíduo e a necessidade. Entre em contato com nossos fitoterapeutas informando quanto, em média, fica sua glicemia em jejum, qual o valor do último exame de hemoglobina glicada e o tipo da sua diabete. Link do fitoterapeuta: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Clique no link abaixo para ver a Gimena: https://www.oficinadeervas.com.br/gimena Estamos à disposição


Artigo Losna é artemísia? Entenda para que serve essa erva amarga! 25 Abr 2024 Artigo Damiana e Chanana são a mesma coisa? Entenda os benefícios! 19 Abr 2024 Informativo Saúde da Pele de dentro pra fora: Como cuidar além da Alimentação 10 Abr 2024 Artigo Sabugueiro: é planta medicinal? Entenda para que serve 27 Mar 2024 Artigo Amora: Para que serve e benefícios 25 Mar 2024 Artigo Jasmim: benefícios e usos medicinais 25 Mar 2024

Ver Outros Conteúdos