A gordura no fígado acontece, na maioria das vezes, devido à obesidade, mas há outras causas que levam a essa condição que atinge tanta gente. Leia aqui as causas, sintomas e como tratar a teimosa gordura no fígado.

O que é gordura no fígado? É grave?

Tecnicamente chamada de esteatose hepática, a gordura no fígado é uma inflamação causada literalmente pelo acúmulo de gordura dentro do órgão. Pode surgir a partir da obesidade, hepatite, diabetes, síndrome metabólica e excesso de álcool ou anabolizantes.

Cerca de 50% dos pacientes obesos possuem gordura no fígado. Sua incidência é geralmente em pessoas de 40 a 50 anos e, se não tratada, pode evoluir para fibrose, cirrose ou até tumores malignos.

 

Como eu sei que tenho gordura no fígado? Quais os sintomas?

A maioria dos casos não apresentam sintomas, mas quando apresentam, pode haver mal-estar, fadiga e desconforto abdominal. O diagnóstico é dado por exames de ultrassom, tomografia ou ressonância.

Mas quais as causas e como é o tratamento da esteatose?

Parar de ingerir álcool é essencial e prioritário. Os tratamentos com medicamentos são feitos apenas quando a gordura no fígado é resultado de outra doença ou condição, como obesidade, diabéticos, etc. Nesses casos, os remédios são indicados para tratar essas doenças no geral, e não somente a gordura no fígado. Quando a esteatose hepática já evoluiu para uma cirrose, pode ser necessário fazer transplante de fígado.

Há, também, plantas que podem ajudar a diminuir a gordura do fígado, caso o paciente não tenha essas outras doenças causadoras ou caso o tratamento deles não esteja fazendo tanto efeito direto no fígado. A planta mais indicada para o caso é o Cardo Mariano (Silimarina), mas há outras que também funcionam, como a Carqueja, Alcachofra, Dente de Leão, Boldo do Chile, Picão Preto e Chlorella.

E há prevenção ou dieta para gordura no fígado?

A prevenção é a mudança no estilo de vida e, com isso, na alimentação. Evitar a ingestão de álcool, manter uma alimentação saudável, controlar o peso do corpo e fazer exercícios com frequência são as ações mais importantes.

Evite ingerir excessivamente gorduras, carnes vermelhas, laticínios, pães gordurosos, bolos, frituras e alimentos industrializados e em conserva.

Para quem está obeso, cuidado com as dietas radicais e fórmulas milagrosas, pois a perda de peso muito rápida pode piorar a esteatose hepática no começo do emagrecimento. O ideal é fazer tudo com equilíbrio, sem extremismos.

Também é muito importante manter os exames de rotina em dia, principalmente depois dos 40 anos, para poder detectar qualquer alteração logo no início.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Marta
Tenho gordura no fígado, faço exercício físico e cuido minha alimentação, Tem dias que não suporto o inchaço abdominal. E nem intestino funciona normal junta os dois problemas fico mal.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Marta. O problema da gordura no fígado é que causa esse inchaço abdominal. É importante fazer o tratamento para diminuir essa gordura. Tem a Silimarina e o Picão Preto que você pode usar para tratar, mas entre em contato com nosso fitoterapeuta para que possamos te orientar. Nossos contatos: farmacia@oficinadeervas.com.br ou whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.


• Cristina Vicente de Sá
Olá. Estou c gordura no fígado, já tomei alcachofra em cápsula , fiz uso de um composto fitoterápicos, e continuo c a gordura. Estou preocupada? O q fazer?. Eu não bebo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Cristina. A esteatose pode ser controlada e até curada, mas depende de vários fatores como mudanças de hábitos na alimentação e exercícios físicos. As plantas mais indicadas são o Cardo Mariano e o Picão Preto. Para obter informação seguras para o seu caso, entre em contato conosco e relate com mais detalhes o que você usa para tratar. Deixo aqui o nosso contato: Tel (16)2133-4455, email farmacia@oficinadeervas.com.br ou whats (16)99159-9056. Estamos à disposição.


• Edson Marques
Existem contraindicações para o uso das plantas citadas acima
⇒ Oficina de Ervas: Olá Edson. Sempre é bom termos informações sobre o paciente, principalmente se ele estiver fazendo uso de algum medicamento ou tem algum outro problema de saúde. Para isso, temos nossos fitoterapeutas para te orientar. Entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Edith saraiva
Ola tudo bem? olha acabei de descobrir que tenho gordura no figado,TGO 108 e TGP 72 e minha filha tambem, o dela esta mais alto que o meu ,sou hipetensa pde me ajudar ? o que devo fazer para que acabe esta gordura? por favor
⇒ Oficina de Ervas: Oi Edith. Tem plantas que ajudam a controlar a gordura no fígado, como o Cardo Mariana e o picão preto. Para poder te orientar, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e fale com nosso fitoterapeuta. Você precisa informar sua idade, sua dieta, se faz exercícios físicos, se toma algum medicamento, que sintomas você apresenta. Ficamos no aguardo do seu contato para poder te auxiliar.


• Hebert
Olá tudo bem eu tenho gordura no figado grau 3 queria saber se tem algum remedio para combater eu estou fazendo a dieta mais não esta resolvendo
⇒ Oficina de Ervas: Oi Hebert. Para controlar a esteatose, pode tomar a Silimarina 140mg e 1 cáps de Picão preto 300mg antes do café, almoço e jantar. Deixo os links para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto. Fico à disposição.


• Raquel Carvalho
Oi! Boa noite! Foi muito útil as informações que tiver de vocês Meu marido está com gordura no fígado. Obrigada por compartilhar comigo os conhecimentos de vocês. Um grande abraço. Raquel.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Raquel .Que bom que você gostou de nosso informativo. Seu depoimento é muito importante para nós, para que possamos saber se o nosso trabalho está sendo efetivo. Nossa missão é levar informação para que as pessoas possam aprender a se cuidar.Estamos a disposição.


• Ivete Roque
Olá boa tarde. Gostaria de informações, de gordura no fígado. Pois tenho é também tomo remédio para tiróide. Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ivete. Para controlar essa gordura, é importante fazer exercícios físicos e controlar a alimentação. Pode tomar a silimarina e o picão preto. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para passar mais informações sobre seus sintomas, nome dos medicamentos que você usa, sua rotina, idade, etc. Estamos à disposição.


• Meire
Bom dia gostaria de saber se tem cura estou com gordura no fígado gra2
⇒ Oficina de Ervas: Olá Meire. Existem algumas plantas que auxiliam no tratamento, como o Picão Preto e a Silimarina. Mas o uso deve ser associado a uma alimentação equilibrada e atividade física caso tenha condição de praticar, para obter melhores resultados . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.


• João
Minha esposa tem gordura no fígado e e sente muito dor na barriga porque da muitos gases o que fazer?
⇒ Oficina de Ervas: Olá João. Se ela não está fazendo nenhum tratamento para isso, ela pode começar a tomar a Silimarina 140mg junto com o Picão Preto 300mg no café, almoço e jantar. Caso queira conversar com nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo email. Nos informe que tratamentos ela faz, se usa algum tipo de medicamento e a idade dela. Passaremos todas as orientações. Estamos à disposição.


• Ednei barreira
Olá eu estou com a boca amargando e tudo que como com gosto parece sabão as vezes com gosto de perfume na boca i e sintomas de gordura no fígado oque posso tomar
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ednei. Existem fitoterápicos como a Silimarina e Picão Preto para esse tipo de problema. Para mais orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Dorcas Alexandre de Barros
Gostaria de tratar gordura no fígado. Como fazer podem me orientar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Dorcas.Se você não está fazendo nenhum tratamento, pode usar a Silimarina e o Picão Preto. Para podermos orientar de forma personalizada, entre em contato conosco. Informe sua idade, Se tem algum problema de saúde, se usa algum medicamento, se tem sobrepeso, se faz dieta alimentar e exercícios físicos. Deixo também o nosso whatsApp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.


• Josielma Lopes Dos Santos
Estou com gorduras no fígado e preciso de ajuda 120 e 40 .
⇒ Oficina de Ervas: Olá Josielma. Para gordura no fígado pode usar a Silimarina 140mg e o Picão Preto 300mg. Dependendo do caso, podemos usar também a Eclipta alba. Para te orientar, entre em contato conosco e informe sua idade, que medicamentos usa, se tem algum outro problema de saúde, se faz exercícios físicos, se apresenta algum sintoma. Estamos no seu aguardo.


• Kelly
Sou diabética desde 1 ano de idade. Durante a acupuntura já foi dito que tenho problemas relacionados ao fígado. Estou sentindo muito cansaço, barriga inchada e dor de cabeça. Além das insulinas tomo remédios para o coração. Será adequado experimentar se haverá melhoras com os homeopáticos para o fígado? Muito obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Oi Kelly. Podemos avaliar o seu caso. Para isso preciso saber mais: Qual a sua idade? Que medicamentos toma? Que problema você tem no coração? Teve Covid? Esses sintomas que você relata são recentes? Além de controlar a alimentação com relação aos açúcares, você faz controle de consumo de alimentos gordurosos? Seu intestino funciona regularmente? Já fez exame para saber se tem esteatose? Entre em contato com nossos fitoterapeutas e passe essas informações. Estamos à disposição.


• leonilda antevere da costa
tenho gordura no figado o que tomar onde comprar
⇒ Oficina de Ervas: Olá Leonilda, Pode usar a Silimarina para problemas de fígado gorduroso. Para podermos orientar melhor entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo whatsApp (16) 98234-0111


• Rosane Gomes
Tenho gordura no fígado leve e cálculo biliar. Gosto muito de chás e tinturas. Posso ingerir tintura, que é feita com álcool, mesmo com a esteatose hepática? Pode prejudicar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosane, Se você diluir as gotas em mais ou menos 100mL de água e aguardar uns minutinhos, o álcool evapora. Caso contrário, você pode diluir as gotas em água morna ou em uma xícara de chá quente que ele também evapora. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Cyro PJ
Tenho esteatose hepática e quero saber se florais de bach com álcool podem prejudicar a minha situação
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cyro A quantidade álcool presente no floral não tem capacidade de atingir a circulação sistêmica. Não tem problema algum. Para mais orientações clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Janaína Araújo
Olá, faz um ano que descobri que tenho gordura no fígado, grau 01. Durante a semana faço caminhadas, mas confesso que não estou fazendo dietas. Me sinto muito mau com problemas de gases, inchaço abdominal, percebo que tenho dificuldades para perder peso também. Por favor, gostaria de algumas informações sobre o que devo fazer, se tem chás pra tratar esse problema de gordura no fígado. Desde já agradeço.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Janaína. É importante você fazer a dieta para um melhor efeito do medicamento. Para gases você pode usar nossa tintura Carminativa, composto de funcho, menta, sálvia e manjericão. Para gordura no fígado, tem a Silimarina. Para maiores orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Rute Silva do Nascimento
Tenho gordura no fígado, começou com dores e enjôo. Precisei passar uma noite no PS , com medicação na veia. Estou abaixo do meu peso. Pois venho de um acompanhamento Oncológico de um câncer no pulmao. ADENOCARCINOMA... Gostaria de saber se tem relação. O câncer no pulmão e a gordura no fígado? Obgda
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rute Geralmente não tem uma relação entre adenocarcinoma (pulmão) e gordura no fígado. Mesmo pessoas abaixo do peso podem apresentar esteatose. Clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas para que eles possam te orientar sobre o uso da Silimarina para esteatose: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maristela Martins
Estou com gordura no fígado já um bom tempo, no meu caso foi excesso de medicamentos pra tratar coluna, tendinite, burcite, rompimento de tendões no ombro, síndrome do túnel do carpo, inflamação no calcanhar,...
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maristela. Você pode tratar a esteatose usando a Silimarina 140mg e o Picão Preto. São plantas que ajudam a proteger o fígado e eliminar a gordura. Faça o tratamento por pelo menos 4 meses e repita os exames. Evite alimentos gordurosos e procure praticar exercícios físicos. https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Qualquer dúvida, fale com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maristela Martins
Gostaria de saber se pode manipular cardo mariano e dente de leão?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maristela Pode sim manipular o Cardo Mariano e o Dente de Leão. São duas plantas indicadas para problemas hepáticos. Para mais orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Arthur Gama
Ola! Eu usando tintura de chá de quebra pedra me disseram que que e bom para ajudar na limpezar do figado, minha ultrassografia deu hestatose hepática leve, ja estou fazenda uma dieta e caminhadas...posso continuar a beber a tintura no frasco ta escrito 20 gotas 3x ao dia minha dúvida que ela contém álcool né? Quantos ml de corpo dagua eu posso beber...
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Arthur Pode continuar usando o Quebra Pedra, no entanto a Silimarina (ativo isolado da planta Cardo Mariano) apresenta resultados melhores. Para diluição da tintura do Quebra Pedra, pode usar dois dedos de água. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Gleide Gonçalves
Tenho gordura no fígado minha barriga incha muito dói e tô tendo diarréia tudo que como me faz mal o remédio Protefigan SM cardo Mariano não é plantas é remédio comprimidos ele é bom? Serve pro nossos casos vocês podem me responde se é o mesmo efeitos das planetas
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gleide O Protefigan é a marca da Silimarina, que é o princípio ativo isolado da planta Cardo Mariano. Por ser isolado ele é mais concentrado e eficaz do que a planta. Clique no link abaixo para ver mais informações sobre a Silimarina: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Andressa Gonçalves da Silva
Olá eu estou usando cardo Mariano Silimarina só que eu comprei na drogaria normal eu quero saber se cardo Mariano mandando fazer na manipulação natural é melhor do que o das drogarias por causa da gordura no fígado. Quanto tempo devo tomar os da drogaria normal
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Andressa Clique no link abaixo e informe aos nossos fitoterapeutas qual o nome do medicamento que comprou na drogaria e sua concentração: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ismael periera
Bom dia eu mim chamo Ismael e Eu sentia umas dor no pé da barriga tanto do lado esquerdo e vindo pro lado direito e começava a dor e ia aomentando e se eu nao fosse no Hospital pra toma injeção não passava era uma for insuportável ai depois fiquei com dor na coluna eu dor abdominal nas costa do lado esquerdo e com o tempo diminui e foi no médico renova minha receita e falei pra médica que eu tava sentindo essa dor e ela pediu pra mim fazer várias exame no casa que no de sangue e descobre tudo e foi diagnosticado que eu o exame tava alterado ele ele nao falou oque era mas passou o medicamento e falou que depois que termina e pra mim fazer exame de novo bom dia
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ismael Para te orientar melhor, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Debora
Acho que tenho gordura no fígado Porque minha alimentação é péssima E ultimamente estou com inchaço abdominal e muitos gases o que posso fazer para melhorar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Debora. Para você ter certeza de que tem o problema de gordura no fígado, é importante fazer uma consulta médica e confirmar o diagnóstico através de exames. Pode ser que seus sintomas de gases e inchaço sejam apenas de má digestão. O mais importante é mudar seu hábito alimentar e buscar fazer exercícios físicos, caso não tenha ainda iniciado a prática. A formação de gases pode ser controlada com plantas como a Sálvia, Menta, Funcho e Alfavaca. A digestão pode ser facilitada com plantas como a Alcachofra, Carqueja, Cardo Mariano, Dente de Leão e Boldo do Chile. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Sebastiana Célia Vieira de Sena
Tenho 78 anos. Tenho hipotireoidismo, tomo Puran de 100mcg. Tenho gordura no fígado moderado. Não uso produtos industrializados, não uso frituras. Tento usar alimentos o mais natural possível. Faço atividades físicas três vezes por semana. O que posso estar fazendo para melhorar. Tenho excesso de peso. Obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sebastiana. O fitoterápico que tem ação para fígado gorduroso é a Silimarina. Atua também em cirrose incipiente, intoxicação hepática, colagoga (estimula a contração da vesícula, provocando a saída da bílis para o duodeno.), colerética ( aumenta a secreção biliar) e hepatoprotetor. Ficamos a disposição.


• Sonia Batista da Cruz carvalho
Tenho esteatose Epatica ..e recebi um diagnóstico de câncer de pele Sebaceo. Gostaria de saber se tem algum tratamento para a gordura no meu fígado. E qual é se posso .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sonia Para poder te orientar melhor sobre o seu caso, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos