Eclipta é indicada nos casos de intoxicações hepáticas medicamentosa

Eclipta (Eclipta alba)

Hoje vamos conversar sobre uma plantinha com ampla distribuição pelo mundo, inclusive fazendo parte da cultura terapêutica de povos milenares. A Erva Botão, ou cientificamente Eclipta alba, é uma planta anual, de pequeno porte, podendo atingir no máximo 80 cm de altura. Possui uma ampla distribuição geográfica, sendo encontrada vegetando espontaneamente por quase todo o território nacional. É considerada uma planta invasora, principalmente em culturas de terrenos alagadiços ou muito úmidos, como por exemplo, a do arroz irrigado em tabuleiros. Planta empregada há séculos pelos indianos para uma infinidade de propósitos, é a mais indicada para combater o veneno de cobras e até mesmo para auxiliar a escurecer os cabelos.

Descrição da Eclipta alba

Suas folhas de um verde claro, lanceoladas, muito estreitas não chegam a 1 cm de largura e podem chegar a uns 5 ou 6 cm de comprimento. Muito tenras, murcham rapidamente após a colheita. Seu caule é muito delicado, principalmente no primeiro corte. Depois vai enrijecendo e se torna um pouco mais resistente. Suas flores são pequenas e brancas, parecendo um botão, daí o nome "erva botão". Suas sementes são pequenas e possuem uma grande capacidade de germinação e distribuição, por isso mesmo que é considerada uma erva invasora.

No Brasil ela tem sido empregada por alguns profissionais da saúde pela sua fantástica ação hepatoprotetora, principalmente na forma de cápsulas. É indicada nos casos de intoxicações hepáticas, hepatites, hepatite medicamentosa, litíase biliar e cirrose, proporcionando uma melhora significativa no fígado. Temos acompanhado algumas pessoas fazendo quimioterapia com resultados muito interessantes. Apesar da agressividade das substâncias químicas do tratamento quimioterápico, a Eclipta tem proporcionado uma proteção ao fígado e estas pessoas não reclamam de mal estar e nem de desconforto gástrico.

Não é só para o fígado que podemos empregar a Eclipta. Ela possui ação imunoestimulante, atua em doenças infecciosas recidivantes, é cicatrizante, podendo ser utilizada em eczemas, cortes, feridas e até mesmo em conjuntivites. Também possui ação antiviral, é um laxante suave e pode ser incorporado em tônicos capilares e xampus, pois também promove crescimento de cabelos.

A Eclipta não é uma planta encontrada no comércio de drogas. Pelos seus valores terapêuticos no Brasil ainda serem pouco conhecidos, não existe um esquema de coleta ou cultivo para atender ao mercado, além de poucas pessoas conhecerem a planta em seu estado nativo. O que temos procurado fazer é mostrar esta e outras plantas em nossos cursos e ensinar o seu cultivo, coleta, secagem e até mesmo como processá-las. Infeliz-mente as pessoas não estão muito interessadas em ter este trabalho e preferem ficar nos criticando, dizendo que possuímos o monopólio desta e de outras drogas vegetais.

Acreditamos que o conhecimento não pertence a ninguém especificamente. Ele pertence a todos, é universal, é coletivo, por isso nunca nos recusamos a compartilhar o pouco que sabemos com outros interessados, mas o que nos deixa triste é que por mais boa vontade que tenhamos, sempre existem alguns que saem por aí a criticar o nosso trabalho.

Ademar Menezes Junior

Tag: hepatites, cirrose

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Poliana
Boa tarde! Gostaria de saber se vocês têm o extrato / tintura da eclipta alba para vender. Grata pela informação, Poliana
⇒ Oficina de Ervas: Poliana... Infelizmente a Eclipta esta em falta no momento, sem previsão de retorno. Entre em contato conosco, talvez possamos ajudar com outros produtos. Telefone: 16 2133-4455 / E-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br / Whatsapp: 16 98234-0111


• Cleonice C.M;M;Pereira
Estou querendo comprar Eclipta em cápsulas, vocês vendem?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Cleonice. Estamos sem previsão de recebimento. Estamos à disposição para qualquer orientação.


• ADENIR DO CARMO MAGRINI
Gostaria de saber qtas miligramas devo tomar ao dia da erva botao em capsulas
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ademir. Infelizmente a Eclipta Alba esta em falta. Mas o pó da planta em capsula pode ser utilizado 20 a 40mg/Kg/Dia em 3 a 4 tomadas. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.


• Ana Lúcia
Boa noite. Ja tem a eclipta prostrata , chegou? Aguardo
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ana. Temos somente a tintura da Eclipta alba. https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.


• Angela Ferreira Lima
Boa noitr vcs tem a tintura da erva botão? Ouvi dizer que ela serve para osteoporose é verdade?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Angela. Nós trabalhamos com a Tintura de Eclipta Alba(Erva Botão), ela auxilia no tratamento de desintoxicação do fígado, cirrose e hepatite. Para osteoporose trabalhamos com algumas outros fitoterápicos mais específicos, peço entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliá-la . Estamos a disposição.


• zilda
gostaria de saber se voces tem também maca peruana, eu vi video, que fala erva botão com a maca peruana, para tratamento da osteoporose, tenho dor demais na coluna e só melhora com relaxante muscular, eu não de ficar tomando esses medicamentos pq agride o estomago, como já fiz menopausa a maca é pra ajudar tbm no libido.obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá Zilda. Para auxiliar no tratamento de osteoporose e dores na coluna existem algumas outras plantas mais especificas, como a Canela de Velho e Garra do Diabo. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.


• antonio carlos
por favor, preciso de mudas ou sementes de erva botao
⇒ Oficina de Ervas: Olá Antônio. Aqui é uma farmácia de manipulação e não comercializamos sementes ou mudas. Por se tratar de uma planta sem valor comercial, você conseguirá encontrar em áreas rurais, pois ela é considerada uma planta invasora. Estamos à disposição.


• JOADIR BUENO DA SILVA
Olá, Vocês tem a Erva Botão Eclipta alba em forma Tintura? Qual o preço? Preciso urgente, desde já, obrigado!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Joadir. Temos sim. Está R$ 35,00 o frasco de 60mL. Deixo o link para você comprar https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta. qualquer dúvida, entre em contato conosco. Deixo os contatos (16) 2133-4455 ou Whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.


• Marcia
Olá boa noite gostaria de saber se vcs tem cápsulas de erva botão (eclíptica )
⇒ Oficina de Ervas: Marcia, clique no link https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta para visualizar em nossa pagina. Manipulamos a Erva botão (Eclipta) em cápsula.


• antonio de padua
boa tarde preciso do extrato da erva botão. , qual o valor do frete, juntamente com o produto qual o valor total,. qual prazo para entrega,., grato.
⇒ Oficina de Ervas: Antonio. A tintura de Eclipta com 60mL fica em R$ 35,00. O valor de frete e prazo de entrega poderá ser escolhido por você ao realizar a compra pelo site. Entre nesse link: https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta. Qualquer dúvida, entre em contato conosco e informe o seu CEP para calcularmos as opções de frete. Estamos à disposição.


• Maria Cecília Martins Dias
Boa tarde, entrei no site de vcs, para saber mais sobre a erva botão, tenho esteatose hepatica, cliquei no botão para falar com o fitoterapeuta, mas, não obtive resposta. gostaria de comprar a erva em capsulas, mas queria tirar umas duvidas. desde ja agradeço.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria Celília. A Eclipta é indicada para esteatose, assim como a Silimarina e o Picão Preto. se preferir, deixo aqui o nosso whatsapp (16) 98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos no seu aguardo.


• Gilnei freitag
Temho aqui em casa uma varias plantas de erva botao ja estao na floraçao gostaria de saber como tomar a tintura
⇒ Oficina de Ervas: Olá Gilnei, A tintura possui uma certa quantidade de álcool e por isso, orientamos para pingar em torno de 30 gotas em um pouco de água morna para que o álcool evapore, e tomar após cada refeição. Caso queira, você pode preparar na forma de chá, já que você tem as plantas aí. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• maria lucia dos santos
aqui em brasilia em todo lugar tem ate na beira das calcada .o park way brasilia e nativo tem demais os trabaladores corta como erva daninha .eu nao sabia que essa evara tao valiosa .
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria Lúcia, A Eclipta ou Erva Botão é uma planta muita rica. É bem utilizada no tratamento de esteatose hepática, intoxicações hepáticas, além de proteger os hepatócitos (células do fígado). Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Para ver mais informações ou adquirir a Eclipta, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta Estamos à disposição.


• Gislene
Qual a dosagem diária indicada para se tomar por favor
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gislene. A Eclipta pode ser usada nas seguintes dosagens: 20 a 40mg/kg/dia do pó da planta; 2 a 4 gotas/kg/dia da tintura; Qualquer dúvida ou se precisar de orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição


• Ana Carla
Nossa, ainda bem que tive a curiosidade de dar uma olhada, aqui na minha casa nasce muito dela.bom saber de todos os seus benefícios.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Carla Aproveite-a. É uma plantinha muito rica, cheia de benefícios. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Thais Nascimento da Silva
Uma pessoa que esta com cirrose hepática. Pode tomar a Eclipta em tintura.falo por conta do álcool? Qual a porcentagem indicada?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Thaís. Ela pode usar a Eclipta na forma de tintura, mas deve pingas as gotas em um pouco de água morna, para que todo o álcool evapore antes de ingerir. A dose pode variar de acordo com a necessidade, peso corporal e sintomas. Geralmente pode variar de 30 a 50 gotas, de 2 a 3 vezes ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Lisandra Camargo
Boa noite. Meu filho foi diagnosticado com doença autoimune do fígado. Ele pode fazer uso desta planta, mesmo ela possuindo ação imunoestimulante?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lisandra Clique no link abaixo par a falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe a idade dele, qual a doença, se ele tem outro problema de saúde e qual (is) medicanto (s) ele faz uso. Estamos à disposição.


• Ana
Bom dia estou com esteatose grau 2.quantos de erva botão devo tomar. Vou encomendar com vcs demora muito a entrega?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana A posologia usual da Erva Botão é 1 cápsula de 300mg 2 vezes ao dia. O tempo de entrega depende de onde você mora. Clique no link abaixo, selecione a opção desejada e digite seu CEP que o site vai mostrar as opções de entrega disponíveis: https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Flávia de Freitas
Boa noite,tenho esteatose hepatica grau 3,posso tomar erva botão? Qual seria a dosagem correta?
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde Flávia A Erva Botão é indicada para esteatose, mas no grau 3 a recomendação seria a Silimarina, o ativo isolado extraido do Cardo Mariano. Silimarina 140mg - tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia, após as refeições. Segue abaixo um link para conhecer um pouco mais sobre o produto: Silimarina: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Catuaba é afrodisíaca? Entenda os benefícios medicinais da planta! 22 Jul 2024 Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024

Ver Outros Conteúdos