Você conhece a Cúrcuma longa?

A Cúrcuma é uma planta muito conhecida como Açafrão da Terra ou Açafrão da Índia, e seu nome científico é Curcuma longa. Sua origem é da Índia, onde é muito consumida, tanto na culinária (curry) quanto na medicina. E é lá ainda que se produz a maior parte da Cúrcuma consumida mundialmente.

Ela pode chegar a até um metro e meio de altura e suas folhas são grandes e de um verde escuro bem intenso, mas são seus rizomas alaranjados que são utilizados. Esses rizomas são colhidos quando as folhas secam, normalmente nos períodos de seca.

No Brasil, a Cúrcuma é mais utilizada na região de Minas Gerais e Goiás, na forma de pó para tempero, como um corante muito comum em refogados de frango e arroz. Também é muito comum encontrá-la na composição de alimentos que tem coloração amarelada, como manteigas, margarinas, queijos, etc.

Mas quais são os benefícios da Cúrcuma? E como usar a Cúrcuma para aproveitar seus benefícios?

De forma resumida, podemos dizer que a Cúrcuma possui uma ação antisséptica fantástica, matando bactérias, vírus e fungos. Também é um potente anti-inflamatório, ajudando em casos de sinusites, rinites, tendinites, artrites e outras doenças que causam inflamação e dor, principalmente nas juntas.

A Cúrcuma pode ser usada, também, para regular as taxas de mau colesterol (LDL) e age como antioxidante, combatendo radicais livres e podendo ser usada como coadjuvante nos tratamentos de câncer. E, devido à sua ação antiviral, também pode auxiliar nos tratamentos de AIDS.

Pode utilizar a Cúrcuma em cápsula, além de receita culinária?

A Cúrcuma pode ser usada na forma de condimento, cápsulas, tinturas e xaropes. Externamente na forma de gel ou creme.

Externamente, a Cúrcuma age como cicatrizante, podendo ser utilizada em forma de creme para passar em feridas, arranhões e ferimentos em geral. Por possuir ação antifúngica, pode ser usada também em tratamentos de micose. Além de tudo, ajuda a amenizar coceiras na pele, agindo como um tipo de corticóide e podendo ser empregada em tratamentos de psoríase.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Sonia Rico Rolim
Prezados, Uso Artrodar e Condres para ajudar nos problemas de artrite, principalmente nos joelhos e mãos. Gostaria de saber se o açafrão pode ajudar e como tomar (cápsulas, chá...). Muito obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Sônia. O uso é indicado sim, pois possui ação anti-inflamatória. Pode ser na forma de cápsulas ou o pó preparado como um shot para tomar de manhã. Tem a opção de tintura para pingar na água também. Qualquer dúvida, entre em contato com nosso fitoterapeuta. Estamos à disposição.


• angela maria candido
Como preparar o chá da própria planta Qual a quantidade ideal pra fazer o chá ?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ângela. Se você tem o pó da cúrcuma, pode preparar 1 xícara de chá com água fervente e acrescentar 1 colher de café do pó. Abafe e tome. Pode tomar 2 vezes ao dia. Algumas pessoas relatam que o uso frequente deixa os dentes amarelados. Então, se preferir, pode usar na forma de cápsulas. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Ediberto Luiz da Silveira
Sou adepto á medicina natural sempre.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edilberto. Que bom saber disso. Temos aqui uma equipe de fitoterapeutas que podem te auxiliar sempre que precisar. É só acessar o link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


Informativo Lipedema: sintomas e como tratar com Fitoterapia 04 Dez 2025 Artigo Folha de Abacate é bom para quê? Entenda para que serve e benefícios 21 Nov 2025 Artigo Spirulina: Para que serve e efeitos colaterais 18 Nov 2025 Informativo Rituais de Bem-estar para começar um ano mais pleno 11 Nov 2025 Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025

Ver Outros Conteúdos