Óleo de Copaíba, usado como: antisséptico das vias urinárias, tratamento de cistites

Identificação da Copaíba

Copaifera langsdorfii

Família: Leguminosae

Nomenclatura popular: Copaíba, Guaranazinho, Pau-d’ óleo, Kupa iwa

Parte utilizada/órgão vegetal: Óleo vegetal

Indicações terapêuticas da Copaíba

Anti inflamatório, antisséptico das vias urinárias, incontinência urinária, tosse, gripe, resfriado, asma, bronquite, expectorante, anti disentérico, carminativo suave, cicatrizante de úlceras no tubo digestivo, auxilia no tratamento da caspa, dermatite seborreica, acne, urticária, psoríase, herpes, coadjuvante no tratamento da gonorreia, sífilis e leucorreia.

Efeitos colaterais e toxicidade da Copaíba

Pode ocorrer intolerância gástrica, evitar uso em gestantes e lactantes, náuseas, vômitos, diarreia, cólicas intestinais.

Principais classes químicas

Óleos essenciais, ácido copaíbico e paracopaíbico e taninos.

Referências bibliográfica

ALBANOZ M., Americo. Medicina tradicional herbaria. Caracas: Instituto Farmacoterápico Latino, 1995. 564 p.

PESSOA, S.S et al. Quelquer plantes bresilienes utilisables em cosmetologie. Parfumerie Cosmetique Savon, S.1., n. 2,p. 79-81, fev. 1969.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• ADRIANO BLUME SOUZA
Essas capsulas óleo é Hapatotóxico, por quanto tempo posso utilizar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Adriano. Pode utilizar por 2 meses, pois pode ser hepatotóxico. https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba Clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas em caso de dúvidas ou orientações: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Diana Evaristo Silva
Boa tarde! Como usar o óleo de copaiba para asma?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Diana. Se for para asma em criança, você poderá passar o próprio óleo no peito e nas costas. Se o paciente é adulto, poderá tomar a cápsula de 500mg 2 vezes ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marina Motta
Olá Gostaria de saber se o óleo de copaiba pode ser usado para tratar a erisipela em sua fase aguda ? Caso fim de de q forma .? Ou qual seria o medicamento natural mais indicado para melhorar o quadro de inflamação e vermelhidão ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marina. O Óleo de Copaíba encorporado em um creme com outros ativos de ações antimicrobianas pode sim ajudar como adjuvante no tratamento convencional para erisipela. Para falar com nossos fitoterapeutas clique em um dos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos