Gente jovem também sofre de perda de memória? Infelizmente a resposta é sim!

Jovens na faixa dos 30 a 35 anos estão cada vez mais preocupados com esquecimentos, assim como estudantes de concursos e vestibulandos. E entre os grandes vilões estão o estresse e o cansaço, cada vez mais presentes na rotina. A sobrecarga de atividades pode provocar um desgaste mental, que está intimamente ligado com os lapsos. Para os jovens, a expressão ideal seria “dificuldade de memória”, pois raramente nessa faixa de idade ocorre uma perda real da memória. Os principais motivos são distúrbios de ansiedade, depressão, falta de sono adequado, sobrecarga mental, além de problemas nutricionais e hormonais.

 

Falta de memória e concentração é doença?

No entanto, alguns sinais podem indicar alguma doença:

- Confusão mental como tentar abrir o carro com a chave da casa;

- Desorientação como não saber para onde estava indo ou o que foi fazer na rua;

- Diminuição da concentração e do estado de alerta;

- Dificuldade para guardar alguma informação nova, como um nome ou endereço.

Se o problema se tornar frequente e começar a atrapalhar a vida diária, a avaliação de um médico é essencial para afastar alguma doença. O Alzheimer, demência mais comum na população mundial, acomete geralmente pessoas acima de 60 anos. Antes dessa idade, essa e outras doenças raramente afetam jovens.

Uma boa qualidade de vida – com prática de atividades físicas, dieta equilibrada e padrão de sono adequado – é essencial para o melhor desempenho da memória.

Para melhorar o desempenho mental, é necessário avaliar quais as causas desse transtorno e buscar um tratamento adequado. Além dos bons hábitos citados acima, algumas plantas e produtos naturais podem ajudar nesse processo.

Tratamento Natural

- Ginkgo biloba - Melhora a circulação sanguínea e oxigenação cerebral, sendo por isso, indicado para tratamento de desordens da memória, distúrbios de atenção, diminuição da capacidade auditiva, casos de vertigens e labirintite.

- DHA - É um nutriente que ativa as células cerebrais, auxiliando a memória; normaliza a pressão sanguínea; ativa a circulação do sangue impedindo a aglutinação das plaquetas; auxilia no controle do colesterol e triglicerídeos; melhora a visão e pode reduzir o risco de mal de Alzheimer". Torna a célula cerebral maleável, aumentando a capacidade do aprendizado.

- Bacopa - Influencia as células do cérebro que incitam a regeneração do tecido cerebral exercendo efeitos facilitadores da memória. Apresenta valor terapêutico contra a rápida degeneração associada à doença de Alzheimer. Diminui o estresse mental, além de apresentar efeitos anti-inflamatórios.

- Acariçoba - Vasodilatador periférico, indicado para perda de memória e dificuldade de reter informações.

- Nó de Cachorro - Aumenta a concentração e a memorização por sua ação estimulante.

- Ginseng Coreano - Indicado para combater o estresse e o cansaço. Possui ação adaptógena. Aumenta a concentração e a memória, tônico geral, revigorante e fortificante.

- Fáfia - Possui ação energética para cansaço físico e mental. Melhora a resistência muscular e ativa a memória e a concentração.

- Hipérico - Indicado para o tratamento de problemas de depressão, insônia, nervosismo e ansiedade. Melhora a concentração, a memória e as funções cognitivas.

O uso de recursos naturais pode evitar um problema mais grave no futuro e melhorar a qualidade de vida.

Por: Eliza Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Flavio
Como funciona? é feito um composto com todos os ingredientes !?? Ginkgo biloba - DHA - Bacopa - Acariçoba - Nó de Cachorro - Ginseng Coreano - Fáfia - Hipérico
⇒ Oficina de Ervas: Ola Flavio, não é necessário usar todos podemos lhe orientar melhor através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br


• Luiz
Boa noite , tenho 51 anos e gostaria de melhorar a minha memória, já tive varios problemas no passado e ,hoje em dia tenho muita dificuldade de memorizar, pode me ajudar ?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Luiz. A dificuldade de memorização pode estar ligada a diversos fatores como cansaço mental, estafa, estresse, sequela de alguma doença, insônia, falta de oxigenação cerebral, etc. Entre em contato conosco para relatar o seu caso com detalhes e explicar os problemas do passado. Assim poderemos orientar especificamente para o seu caso. Estamos à disposição.


• Wanderson Luiz da Conceição
Olá tudo bem sou o Wanderson, estudante de Direito e tenho problemas de foco, concentração e memorização, sendo assim eu preciso muito de algo que me auxilie a manter-me concentrado nos estudos e focado e capaz ainda de memorizar as informações, haja vista que prestarei o exame da OAB agora, como poderia me indicar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Wanderson. Uma planta que ajuda para melhorar a memorização é a Bacopa. Tem também a Rhodiola rosea que é muito boa. Para poder te orientar melhor, você pode entrar em contato conosco e nos informar sua idade, se toma algum medicamento, se dorme bem, se está com cansaço físico, etc. Estamos no seu aguardo.


• Claudio Ferreira De Agostino
Gostaria de saber mais sobre esse composto. Obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá Cláudio. Não é um composto. São ervas e produtos que podem ser usados para melhorar a memória e concentração. A escolha deve levar em consideração a idade do paciente, os sintomas, a rotina, se está com estresse e se teve covid. Entre em contato conosco para relatar suas necessidades. Estamos à disposição.


• Maria da Penha de Freitas Antunes
Gostaria de melhorar a memória e diminuir os esquecimentos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria da Penha Você pode usar uma planta chamada Bacopa, em cápsula. Essa planta melhora a concentração e aprendizagem além de diminuir o estresse, e outros benefícios. Inicialmente, pode tomar 1 cápsula de 75mg 3 vezes ao dia. Se quiser, tem a opção de aumentar para 1 cápsula de 150mg 3 vezes ao dia. Clique no link abaixo para ler mais informações sobre a Bacopa: https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Para maiores informaçõe e orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: Estamos à disposição.


• maria tereza pinheiro da silva
.gostaria de uma orientação ....o que melhoraria os meus sintomas ???? lendo essa matéria ,fiquei interessada pois nao gostaria de tomar remedio e vi que posso melhorar com ervas naturais !!!!!!!!!!!!!! tenho muito desanimo....deficit de atenção....concentraçao enfim tudo relativo a memoria!!! obrigada pela atençao e aguardo a resposta no meu email.!!!!!!!!!!!!!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Tereza Temos algumas plantas que podem te auxiliar, como a Bacopa e a Acariçoba. Clique nos link abaixo para ver mais informações ou adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa https://www.oficinadeervas.com.br/acaricoba Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Silvia Stela Magalhães
Boa tarde Preciso de uma planta que trata falta de concentração e foco e que tenha efeito imediato para realização de uma prova. Seria possível?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sílvia Existem plantas para essa finalidade, como a Bacopa e a Rhodiola rosea, mas é difícil te garantir um efeito imediato, uma vez que o ativo tem que ser absorvido e iniciar um processo químico em seu organismo. https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa https://www.oficinadeervas.com.br/rhodiola-rosea O que pode te ajudar também é o composto Memória e Concentração, preparado com essências de cristais. Esse tem o efeito energético para ativar esse processo de melhorar a concentração e a memória. https://www.oficinadeervas.com.br/01-memoria-e-concentracao Qualquer dúvida, entre em contato com nosso fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Célia
Ando esquecendo as coisas e tenho muita dificuldade em concentração e armazenamento das informações, quais dessas ervas são indicadas para processo de manipulação ?
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde Célia A Bacopa é uma boa opção no seu caso. Segue abaixo link com maiores informações sobre o produto: BACOPA:https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Gisleine Cioci
Gostaria muito de saber e como comprar. Estou com a mente cansada e com esquecimento. O que.poderia tomar ? Adorei as informações.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gisleine A Bacopa é uma boa opção para começar para potencializar sua memória e concentração. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Para falar com nossos fitoterapeutas clique em um dos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos