A  hiperplasia prostática benigna (HPB) normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos e quando se associa a sintomas do trato urinário, pode provocar grande impacto na qualidade de vida.

Mais de metade dos homens com mais de 60 anos tem aumento da próstata e não se sabe exatamente por que este aumento ocorre. 

Principais Sintomas de HPB

Micção frequente. O sintoma mais comum da HPB é a vontade de urinar com mais frequência, inclusive durante a noite.

Dificuldade para urinar. Pode ocorrer a demora para iniciar a micção, além de urinar com um fluxo mais fraco do que antes. O homem pode sentir que ainda há urina dentro da bexiga mesmo após ter acabado de urinar.

Incapacidade de urinar. Ocorre se a HPB bloqueia completamente a uretra. Isto também pode ocorrer como resultado de infecções ou se os músculos da bexiga se tornam excessivamente fracos. Neste caso, deve-se procurar um pronto socorro de urgência.

No caso de suspeita de HPB, um médico urologista deve ser consultado o quanto antes, para avaliação e tratamento corretos.

Prevenção de HPB

Após os 40 anos, é importante fazer os exames preventivos, principalmente para avaliar o risco de câncer da próstata.

Se o homem apresentar sintomas leves da HPB, o médico pode sugerir observar a evolução do quadro clínico por um tempo determinado. Em alguns casos a doença nunca precisará de quaisquer tratamentos se os sintomas não piorarem. 

Mudanças no Estilo de Vida

Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar no alívio dos sintomas, como por exemplo:

Reduzir o consumo de álcool e cafeína.

Evitar beber líquidos na hora de dormir.

Evitar o uso de descongestionantes e anti-histamínicos.

Praticar exercícios regularmente.

Criar o hábito de ir ao banheiro quando tiver mais vontade.

Esvaziar totalmente a bexiga.

Praticar técnicas de relaxamento e contra o estresse.

Fitoterápicos Para Tratamento e Prevenção da HPB

Saw palmetto: Também conhecido como Sabal e Serenoa repens, é o fitoterápico mais utilizado para o manejo da HPB. Alivia os sintomas da HPB devido às suas propriedades anti-inflamatórias e pela redução da proliferação celular.

Pygeum africanum: O extrato de Pygeum é usado na Europa para tratar a hiperplasia benigna da próstata (HPB) desde 1960. A casca do Pygeum contém vários componentes, incluindo beta-sitosterois, que exibem ação anti-inflamatória através da inibição da produção de prostaglandinas na próstata.

Licopeno: O licopeno é um componente nutricional promissor para a quimioprevenção do câncer da próstata (CaP), além de inibir a progressão da HPB.

Urtiga (Urtica dioica): A urtiga possui esteróis que parecem diminuir a ação da dihidrotestosterona (DHT), responsável pelo crescimento prostático.

Curcuma longa: Possui Curcuminóides, que são os fitoquímicos mais ativos na raiz da cúrcuma e exercem poderosos efeitos sobre a saúde através da sua atividade antioxidante, neuroprotetora, anti-inflamatória e ativando o sistema imunológico.

-Semente de Abóbora: Apresenta inibição do crescimento das células cancerosas da próstata, da mama e do cólon. Indicado para o tratamento da HPB. 

A HPB está intimamente relacionada com a idade do homem. Mas muitos estudos já comprovam a relação de outros fatores com o desenvolvimento dessa doença como fatores genéticos, diabetes, obesidade, valores altos de PSA, doença cardiovascular prévia e tabagismo. Alguns medicamentos como antidepressivos, descongestionantes nasais e anti-histamínicos podem agravar os sintomas. Ou seja, os estudos mostram que além da idade, o cuidado com a alimentação e estilo de vida influenciam na ocorrência ou não de HPB, além de outras doenças.

Por: Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Jose Alisio
Tenho 68 anos e tive crescimento prostático e resolvi com uso de semente de abobora, saw palmeto e oleo de copaiba.
⇒ Oficina de Ervas: Olá José. Agradecemos seu depoimento, ficamos felizes em saber que teve sucesso em seu tratamento. Estamos a disposição.


• Valmir
Qual a formula q.vcs tem para venda
⇒ Oficina de Ervas: Olá Valmir. Temos o Sabal, Óleo de Semente de Abóbora, Pygeum Africano, Licopeno, Cúrcuma e Urtiga. Entre em contato com nossos fitoterapeutas informando sua idade, se tem algum problema de saúde e se toma algum medicamento através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Jose Antonio dos Santos
quanto está custando essa formula
⇒ Oficina de Ervas: Olá José Antônio. Geralmente é usado o Sabal E.S. 160mg para tomar de manhã e de noite. 60 cápsulas fica em R$ 47,00, mas tem preços promocionais para maior quantidade. Seu uso pode ser associado ao óleo de Semente de Abóbora em cápsulas. Para te orientar, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, sintomas, se faz uso de algum medicamento, se o caso é mesmo benigno. Estamos no seu aguardo.


• Jose geraldo
Gostaria de comprar
⇒ Oficina de Ervas: Olá José. Você pode comprar os produtos pelo site ou entrando em contato conosco. Pode ser por esse email ou pelo nosso whatsapp (16) 98234-0111. Deixo o link do Sabal https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto. Estamos à disposição.


• NIVALDO FILHO
Tenho 50 anos, fui diagnosticado com hiperplasia benigna a cerca de 7 anos, o último exame de Psa, foi constatado acima de 5. Já utilizo o oleo de semente de abobora a cerca de 70 dias, posso utilizar outras medicações naturais para equilibrar, digo abaixar o Psa? Quais medicações seriam essas e os preços? Agradeço a atenção!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Nivaldo, Você pode continuar usando o Óleo de Semente de Abóbora e acrescentar alguns fitoterápicos como o Saw palmetto, Urtiga ou Pygeum. Entre com nossos fitoterapeutas informando se faz uso de algum medicamento e se tem algum problema de saúde para que eles possam te orientar melhor. Clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Walter Mantovani
Gostaria de saber se tem fundamento a informação de que o tratamento com saw palmetto não deve se prolongar além de 3 anos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Walter O uso pode ser contínuo, mas costumamos orientar uma pausa de 15 a 20 dias a cada 3 meses. Não temos conhecimento de tempo máximo de uso. Muitos pacientes precisam fazer uso por vários anos, uma vez que a suspensão do uso pode provocar a hiperplasia novamente. Qualquer dúvida, você pode enviar mensagem no whatsapp (016)98234.0111 ou clicar no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• José Carlos Marques
Quero comprar os produtos naturais para próstata
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José Carlos Para HPB (hiperplasia prostática benigna) temos algumas plantas que auxiliam, como o Saw palmetto, Óleo de Semente de Abóbora, Urtiga e Pygeum africanum (não precisa usar todos ao mesmo tempo). No entanto, se o aumento na próstata estiver relacionado com malignidade, ou seja, câncer, o tratamento é outro. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo WhatsApp (016) 98234.0111 informando sua idade, se é HPB ou câncer, os sinais e sintomas que está apresentando e se já está fazendo algum tratamamento. Ou clique no link abaixo para falar com os fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Roberto Bonelli Borges
Faço uso do óleo de semente de abóbora Prensado a frio.Minha alternativa é puro desespero.Sou obrigado também a fazer o uso do Duomo HP , Finasterida e Doxazosina.Peco a Deus que me proteja desse mal todos os dias
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Roberto. A Hiperplasia benigna da próstata é um problema muito comum nos homens, mas uma vez controlado, a pessoa passa a ter uma vida saudável e normal. Ela não é uma doença que evolui para um câncer. Desde que se faça acompanhamento médico e os exames para excluir a possibilidade de malignidade, o tratamento do HPB é relativamente simples. Você pode continuar a usar o Óleo de Semente de Abóbora. A dosagem recomendada é de 4g ao dia, ou seja, 2 cápsulas de 1g antes do almoço e do jantar. https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora Dentro da fitoterapia existem outras plantas para tratar o HPB, sendo o Saw palmetto o principal fitoterápico. https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto Ele pode ser associado a outras plantas, dependendo dos sintomas e das necessidades do paciente. Caso você queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• VAGNER DO NASCIMENTO
Trato a minha HPB com o medicamento combodart, gostaria de substituir por um natural, pois o mesmo já esta me causando danos no meu corpo como inchaços dores internas e externas obesidade enfim gostaria de trocar por um mas que fizesse efeito, tenho uma fórmula que consegui e gostaria de saber se vai funcionar, Graviola folhas, Unha de gato casca, Urtiga folhas e Pygeun africano casca, se possível transformar tudo em cápsulas ou gotas, quanto custaria e se o mesmo seria eficaz, sem mais obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vagner Temos todas essas plantas e dá para fazer tudo na forma de cápsulas. A planta mais indicada para HPB é o Saw palmetto. Ele pode ser associado ao uso do Pygeum africanum. Sabal E.S. 160mg. Tomar 1 cáps pela manhã e à noite. Uso contínuo. Controla hipertrofia da próstata e mantém em tamanho normal. https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto Pygeum africanum E.S. 100mg. Tomar 1 cáps pela manhã e de noite. Tratamento da hiperplasia benigna (HPB), tratamento de micção, redução de edema, ação preventiva sobre o adenoma prostático, prostatite crônica. Com a melhora do quadro, poderá tomar somente 1 vez ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/pygeum-africanum Urtiga E.S. 300mg. Tomar 1 cáps 2xx/dia É utilizada como coadjuvante no tratamento prolongado da hiperplasia prostática benigna. Ajuda em quadros onde ocorre dificuldade de micção e infecção urinária. https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos