Nome Botânico: Centella asiatica L.

Sinonímia: Gotu Kola, Cairassu, coayrassú, codagem, pata-de-cavalo, pé-de-cavalo, madagascar, pata-de-mula, cetelha asiática.

Família:Umbelliferae

Parte utilizada:Parte aérea.

Histórico: Originária da Índia e outros países asiáticos. planta invasora de distribuição mundial. A Centella asiatica é uma espécie que cresce em lugares sombreados e úmidos, é encontrada no leste europeu e também em países da América do Sul, como Brasil e Venezuela.

Constituintes:

Alcalóides, saponinas, óleos essenciais, flavonóides, cânfora, cineol, açúcares, sais minerais, aminoácidos, ácidos graxos, resinas, ácidos triterpênicos, vitaminas (A, C).

Ações:

Eutrófico do tecido conjuntivo, atua normalizando a produção de colágeno, promovendo o restabelecimento da trama colágena, ajudando no tratamento de celulite. Antiinflamatória local (traumas e luxações). Reduz a fragilidade dos vasos capilares e estimula a circulação venosa. Pode também ser utilizada no tratmento de eczemas, úlceras varicosas, hematomas e rachaduras da pele. Efeito calmante suave, estimula a memória, atua na fadiga mental.

Propriedades Farmacológicas:

Os constituintes da fração triterpênica da centella atuam normalizando a produção de colágeno ao nível dos fibroblastos, promovendo o reestabelecimento de uma trama normal e flexível e consequente "desencarceramento" das células adiposas, permitindo a liberação de gordura localizada graças a possibilidade de penetração das enzimas lipolíticas. Proporciona portanto, a normalização das trocas metabólicas entre a corrente sanguínea e as células do tecido adiposo. Esta função é ainda auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno, que combate os processos degenerativos do tecido venoso. Também controla a fixação da Prolina e Alanina, elementos fundamentais na formação do colágeno. Sua ação sobre os edemas de origem venosa orientam o tratamento das celulites localizadas. Favorece o processo de cicatrização e age sobre os fibroses de várias origens.

Efeitos colaterais:

Em doses habituais, não apresenta efeitos colaterais. Em sobredosagem pode provocar náuseas, vômitos, hipotensão arterial, sonolência, cefaléias e fotossensibilização.

Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• URIEL PEREIRA DE LIMA
COMO COMPRAR CENTELLA ASIÁTICA,?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Uriel. Você pode comprar diretamente pelo site ou pedindo orçamento da forma que você precisar. Podemos manipular em cápsulas ou tintura. https://www.oficinadeervas.com.br/centella-asiatica Se precisar do pó para preparo de chá, também temos. Deixo o nosso contato de whatsApp (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Elmar
Queria saber se é muito bom para a saúde da próstata. Próstata Inchada Câncer de Próstata
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elmar, A Centella asiática possui ação vasodilatadora periférica e combate celulites. Diurético suave. Usado para combater gordura localizada em regimes de emagrecimento. Você pode estar entrando em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo par ser melhor orientado. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos