Carqueja - Além de tratar problemas no fígado, ajuda a emagrecer!

Nome popular: Carqueja; Carqueja amarga

Nome científico: Baccharis trimera

Onde é encontrado a Carqueja 

 

Esta é uma planta da qual realmente dá gosto de falar, pois possui inúmeras qualidades terapêuticas, como auxiliar regimes para emagrecer. A Carqueja é uma planta nativa da América do Sul, encontrada desde o norte, na Amazônia, até nos pampas argentinos. No Rio Grande do Sul ela chega a ocupar todas as regiões de banhados, ou sejam, as regiões baixas como as várzeas. A incidência é tão grande que causa uma série de problemas, como deixar um gosto amargo no leite, se o gado consumir a Carqueja por falta de pasto, ou ainda deixar o mel amargo quando as abelhas, por falta de flores de outras plantas, recorrem às da Carqueja. Já no restante do Brasil a incidência não é tão intensa, sendo encontrada mais em regiões baixas, beiradas de córregos ou qualquer região mais úmida.

 

Características botânicas da Carqueja

A Carqueja é uma planta herbácea que possui suas folhas aderidas ao caule e não possui bainha foliar. A planta macho atinge cerca de 1 m de altura, mas a planta fêmea pode atingir até 2 m, possuindo um caule bem mais lignificado, ou seja, mais grosso e mais firme. Suas folhas são pequenas e de coloração branca levemente puxada ao creme. De sabor extremamente amargo não tem como ser confundida. Existem outras variedades de Carqueja, inclusive de folhas menores e bem menos amargas, denominadas de "carquejinha doce", mas de eficácia terapêutica (como para emagrecer) bem inferior à da Carqueja amarga.

O modo de cultivo da Carqueja

 

O cultivo produz uma Carqueja de extrema qualidade, proporcionando um resultado excelente. Já a coletada no campo não produz uma erva de qualidade, devido basicamente à falta de higiene e conhecimento dos coletores. É muito comum os agricultores do Rio Grande do Sul roçarem os pastos, principalmente os banhados, e deixarem secar ao sol. Isto irá proporcionar uma erva de péssima qualidade, de cor amarronzada, praticamente sem valor terapêutico, como por exemplo, para quem deseja emagrecer. Esta é a droga que os atacadistas de São Paulo recebem para distribuir para os laboratórios e farmácias.

 

Ação e Indicação da Carqueja

 

As qualidades terapêuticas da Carqueja são inúmeras, sendo muito empregada pela população de toda a América do Sul. Planta praticamente atóxica nas dosagens usuais, pode provocar alguns distúrbios em quantidades exageradas. Possui uma leve ação diurética, sendo utilizada em regimes com o objetivo de emagrecer. Algumas pessoas utilizam para o controle da taxa da glicose em casos de diabetes, mas ainda não existe nenhum trabalho científico comprovando esta aplicação, mas temos muito resultados para problemas de fígado. A Carqueja é uma planta com uma ação hepatoprotetora muito boa e indicada nos casos de má digestão e problemas do fígado em geral. Quando comemos ou bebemos um pouco além de nosso limite, sobrecarregamos o nosso fígado e aí passamos a sentir dor de cabeça, irritabilidade, insônia, boca amarga e às vezes dor pelo corpo todo. Nestes casos, nada melhor do que um Extrato Fluido de Carqueja pelo menos umas três ou quatro vezes ao dia, ou então um chá bem morno após cada refeição, para o melhoramento do fígado, além de estar colaborando a você emagrecer. Faça este tratamento pelo menos por uns três meses e depois suspenda.

Uma outra situação muito boa para empregar a Carqueja é nos casos de pedra na vesicular biliar. Esta planta possui uma capacidade de aumentar a produção e a liberação de bile, inclusive fluidificando-a.

A Carqueja possui muitos benefícios, principalmente para auxiliar a você emagrecer. Se interessou? Confira a nossa Carqueja em cápsula, aqui.

Para obter um resultado satisfatório para emagrecer 

Recomendamos a utilização em conjunto com Cáscara SagradaSeneFucusCentela AsiáticaChá VerdeChá VermelhoChá BrancoGarcíniaPholia MagraLaranja AmargaFaseolaminaQuitosana e entre outras.

Contraindicação da Carqueja

Não recomendamos nos casos de mães que estejam amamentando, pois o leite materno pode se tornar levemente amargo.

 

Para mais informações sobre a Carqueja, consulte a aba "Bibliografias", ou clique aqui.

Possuímos também pesquisas científicas relacionadas sobre o efeito do óleo de Carqueja e Extrato aquoso da Carqueja.

Em caso de dúvida sobre a Carqueja

Clique aqui, e fale com o nosso fitoterapeuta.

Ademar Menezes Junior

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Dulcy
Adoro o chà de carqueja,perdi quase 20 kilos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Dulcy. Que bom saber do seu relato. Para algumas pessoas, realmente a carqueja faz muito efeito, pois além de melhorar a digestão, possui efeito diurético. Seu uso, aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos, ajudam a equilibrar todo o metabolismo e controlar o peso. Só lembre de fazer uma pausa de 30 dias a cada 3 meses de uso. Qualquer dúvida, estamos à disposição.


• Jorge jose do nascimento
Carqueja serve para diminuir hiperglicemia? Qual seria o mais indicado?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Jorge. Ela ajuda a controlar a hiperglicemia também, mas tem outras plantas indicadas com bons efeitos como o Melão de São Caetano, Pata de Vaca, Jambolão, Gimena, Graviola. Se quiser falar com nosso fitoterapeuta, pode informar com detalhes a sua necessidade. Estamos à disposição.


• Edvan
boa tarde. posso fazer o cha de carqueja junto com bardana e cavalinha. para tratamento do figado e da vesicula. e como seria a quantidade se ervas para fazer o cha e quantas vezes tomaria ao dia
⇒ Oficina de Ervas: Oi Edvan. O preparo de chá é muito variável, mas a medida é usada pelo tamanho da palma da sua mão. Faça a misturas dessas ervas bem picadinhas. Daí, a quantidade para colocar em 1L de água fervente é 1/4 da palma da sua mão. Tampe, abafe e tome após café, almoço e jantar. Qualquer dúvida, entre em contato.


• Cely
O que pode colocar junto pra tirar o amargo?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Cely. Segundo a medicina tradicional chinesa, o tratamento começa pelo sabor. Mas no ocidente as pessoas tem mais dificuldade em lidar com essa questão. Por isso, a solução é tomar na forma de cápsulas. Não há produto que tire o sabor amargo da carqueja. Entre em contato conosco para qualquer dúvida.


• Nilva
Como posso fazer a combinação de todos os chás acima citados para emagrecer? Qtdes e vezes por dia.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Nilva. Trabalhamos com algumas outras plantas mais especificas para auxiliar no emagrecimento. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar qual seria mais indicada para seu caso. Estamos a disposição.


• Luciana
Qual diferença da carqueja doce e da amarga? As duas tem a mesma eficiência para emagrecer?
⇒ Oficina de Ervas: Luciana, bom dia. Ambas tem ação semelhante, pode contribuir no emagrecimento desde que tenha um controle alimentar e prática de atividades física regular. Caso deseje conversar mais a respeito de plantas que podem contribuir para o emagrecimento peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Ficamos a disposição.


• Maria leide
Vende cápsulas de Silimarina também qual o preço
⇒ Oficina de Ervas: Maria Leide, Manipulamos a Silimarina deixo o link https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano para que você possa acessar o preço em nosso site. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br


• Silvana
Para emagrece tomo o cha quente ou frio de carqueja
⇒ Oficina de Ervas: Oi Silvana. O chá quente ou em temperatura ambiente tem melhor efeito sempre, seja ele de carqueja ou qualquer outra planta. Só não tome em exagero, pois sua ação diurética também é grande e pode baixar sua pressão arterial. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.


• Adailson Hubner Vieira
Olá tudo bem? Gostaria de saber se faz algum mal tomar vários chás misturados, carqueja junto com alecrim e cidreira por exemplo. Grato.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adailson. Os chás podem ser misturados, desde que não sejam de efeitos antagônicos. Por exemplo, misturar uma planta calmante com uma planta estimulante.No caso, o alecrim tem leve efeito estimulante e a cidreira tem efeito calmante, mas dependendo da dosagem, não vai ter problema, pois agem também no sistema digestório. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e passe quais são as suas necessidades, pois assim poderemos te orientar com as plantas certas. Estamos à disposição.


• Elisangela
Olá! É comprovado de q carqueja emagrece de verdade??? Quero ver fotos e relatos comprovando .... obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elisângela. A Carqueja é uma planta que possui ação diurética e digestiva, e por esse motivo ela pode ser usada em regimes de emagrecimento. O que a Carqueja não faz é promover a ação anorexígena, e por isso, quem quer emagrecer por ter retenção de líquidos, deve associar a regime alimentar e exercícios. Essa é a forma mais saudável de se perder peso. Não fazemos aqui o trabalho com fotos ou relatos, pois não somos uma clínica de estética, e sim, uma farmácia de manipulação. Caso queira orientações do nossos fitoterapeutas, informe sua idade, peso, altura, se tem algum problema de saúde, se toma algum medicamento ou hormônio, se faz dieta, se faz exercícios físicos, se tem intestino preso, retenção de líquidos ou metabolismo lento. Todos esses fatores interferem no emagrecimento. Estamos à disposição.


• Fernanda
Estou fazendo regime gostaria de saber se a carqueja vai me auxiliar a eliminar alguns quilos?faço 1 l por dia estou certa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Fernanda. A Carqueja possui ação diurética e digestiva. Ajuda no processo de emagrecimento sim. Você pode tomar 1 xícara após café, almoço e jantar. Se você tem retenção de líquidos, terá um bom resultado na perda de peso. qualquer dúvida, entre em contato conosco.


• ISABEL
GRATIDÃO POR RESPONDEREM.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Isabel. Estamos sempre à disposição. Qualquer dúvida você pode também falar conosco pelo whatsapp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.


• EUNICE FEITOSA FONTOURA
Olá BOA noite,tenho pressão alta,posso tomar chá de carqueja amarga? Faço o chá quente, ou só coloco na água fria e deixo tipo o dia todo e tomo a noite. Abraços
⇒ Oficina de Ervas: Olá Eunice, Você pode sim usar a Carqueja. É melhor fazer o chá (infusão). Para dúvidas e orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Para ver todas as opções que temos da Carqueja e adquirir, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/carqueja Estamos à disposição.


• Elisabeth valeria
Bom dia gostaria de saber qual a forma correta para tomar as cápsulas de carqueja antes ou após as refeições e quantas vezes ao dia? Estou muito acima do peso devo ter tbm reten
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elisabeth A dosagem usual é 1 cápsulas de Carqueja 250mg 3 vezes ao dia, após refeições. Para mais orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• MÁRCIA
Gostaria de saber se pode tomar cha de Espinheira Santa juntamente com o chá de Carqueja amarga? Qual a medida para cada das ervas? Obrigada!!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marcia, Você pode estar fazendo o uso da Espinheira Santa simultaneamente com a Carqueja. É usado 1/4 da palma da mão do usuário de cada fitoterápico para 1 copo de 200 mL. Ficamos à disposição.


• Julieta
Tenho 74 anos, tenho pressão alta, hipoglicemia e necessito perder peso, gostaria de saber se posso usar a carqueja, pois ouvi falar que ela queima o açúcar, isso é verdade ou mito?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Julieta. Se você tem hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue), é melhor não usar a carqueja, pois ela é indicada para pessoas que tem diabetes (hiperglicemia) e pode causar mal estar. A Carqueja é diurética e ajuda a controlar a pressão arterial, mas no seu caso, outras plantas podem ser avaliadas para serem indicadas no regime de emagrecimento. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes a sua necessidade, que peso tem, se toma algum medicamento, qual a taxa glicêmica, se faz algum tipo de dieta ou acompanhamento nutricional, se faz exercícios físicos, etc. Dessa forma poderemos orientar com maior precisão. Entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.


• Everson
Oi, gostaria de saber, como eu posso usar a carqueja, para ajudar na limpeza, do fígado? Desde já, lhes agradeço!
⇒ Oficina de Ervas: Everson, bom dia Trabalhamos com a Carqueja em cápsula, tintura e extrato fluido. A melhor opção é o extrato fluido, por ser mais concentrado. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/carqueja Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Fabio
A carqueja amarga e a doce são plantas diferentes ou são a mesma planta? O uso delas também é para problemas diferentes ou é só questão do gosto? O efeito de uma maior que a outra?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fabio. São espécies diferentes, mas com finalidades semelhantes. O seus efeitos e resultados vão depender do seu organismo. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edilaine
Bom dia tenho intestino preso me incomoda bastante e queria saber se tomando a carqueja me ajudaria
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Edilaine A Carqueja tem ações mais específicas sobre a parte digestiva, não vai ter boa eficácia no funcionamento do intestino. Para melhorar o funcionamento do intestino, existem produtos mais específicos, como: PSYLIUM:https://www.oficinadeervas.com.br/psilium CÁSCARA SAGRADA:https://www.oficinadeervas.com.br/cascara-sagrada SENE:https://www.oficinadeervas.com.br/sene PEG4000:https://www.oficinadeervas.com.br/peg-4000 Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos