Você conhece a Canela de Velho?

A Canela de Velho é uma planta da família Melastomataceae e seu nome científico é Miconia albicans. Ela é uma planta arbustiva que pode chegar até 2,5m de altura. Sua floração ocorre entre os meses de setembro e novembro, com picos nos períodos chuvosos. Sua frutificação se dá entre novembro e março, e a dispersão dos frutos é realizada por formigas e roedores. É uma planta que nasce desde o sul do México e Antilhas até o Paraguai, distribuindo-se por quase todos os Estados brasileiros, de Roraima ao Paraná. A Canela de Velho é uma espécie característica de cerrados e savanas, mas também é bastante encontrada em vegetações litorâneas.

Mas para que serve a Canela de Velho?

Uso interno

A Canela de Velho é anti-inflamatória, analgésica e antioxidante. Por conter Ácido Ursólico e Ácido Oleanólico, reduz dores e inflamações, tanto dos músculos quanto das articulações.

É muito usada no tratamento de artrose, reumatismo, artrite, artrite reumatóide, gota, hérnia de disco, bico de papagaio, tendinite, luxações, torções, problemas no ciático e de coluna em geral.

Ela fortalece os músculos, protege o fígado e ajuda no tratamento de diabates, pois melhora a ação da insulina. Também pode ser usada no tratamento da doença de chagas, pois ajuda a combater o Trypanosoma cruzi.

 

Uso externo

A Canela de Velho possui ação bactericida e fungicida, sendo usada para lavar feridas e evitar infecções. Pode ser usada também como banho de assento para ajudar no tratamento de candidíase.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Eliene
Canela de velho da insônia ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Eliene. Na literatura não consta que a Canela de Velho provoque insonia. Mas caso sinta qualquer sintoma fora do normal o ideal é que suspenda o uso e observe. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16) 98197-0073. Estamos a disposição.


• Júlia
Uso rape de canela de velho, tenho alivio maravilhoso das dores, porem creio que me da insônia, é possível? Um abraço e parabens pelo site
⇒ Oficina de Ervas: Oi Júlia. Pelas pesquisas e informações que temos, não há nenhum relato de ação estimulante e que possa prejudicar a qualidade do sono. Muitas pessoas relatam até o contrário, pois dormem melhor quando as dores diminuem. A insônia pode ser causada por alguns alimentos como café ou outros estimulantes, assim como alterações no estado mental ou emocional. Caso sua insônia persista, entre em contato conosco, pois existem plantas para melhorar isso. Estamos à disposição.


• Jose carlos Nogueira da Fonseca
Depois que comecei usar, a dor do nervo ciatico desapareceram, qdo deixo de tomar sinto querer voltar a dor.
⇒ Oficina de Ervas: Olá José Carlos. que bom que a Canela de Velho tira suas dores, mas é importante ir ao médico para entender qual a origem dessa dor. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Juliana dos Reis Oliveira Pereira
Se usa em forma de chá?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Juliana A Canela de Velho pode ser usada em chá, tintura ou cápsula. As cápsulas podem ser do pó da planta (folhas moídas) ou do extrato seco padronizado (princípio ativo da planta isolado). As cápsulas de extrato seco é a opção mais forte e concentrada, enquanto o chá é o menos concentrado. Para ver essas opções e mais informações sobre a Canela de Velho clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/canela-de-velho Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos