CANA-DO-BREJO

(Costus cuspidatus, Costus spicatus, Alpinia spicata, Costus anachiri)

FAMÍLIA: Zingiberáceas.

OUTROS NOMES REGIONAIS: Cana-do-reino, cana-roxa, cana-de-macaco, Caninha-do-brejo, jacuacanga, cana-fista, paco-caatinga.

HISTÓRICO: Cultivada em jardins como ornamental. prefere terrenos úmidos e sombrios.

DESCRIÇÃO: Planta herbàcea. Haste dura Folhas alternas, oblongas, invaginantes, verde-escuras, com bainha pilosa e avermelhada nas margens. Flores amarelas com brácteas cor de carmim.

PARTES UTILIZADAS: Folhas, hastes e raiz.

USO MEDICINAL: Diurético e litilítico (cálculos renais, infecções urinárias e nefrites), diaforético, tônico e emenagogo (para disfunções menstruais). No sistema respiratório é expectorante, para tosses com secreção. Usado também para corrimentos uretrais e vaginais crônicos.

EFEITOS COLATERAIS: Pela presença do ácido oxálico, evitar o uso prolongado em pessoas predispostas à formação de calculose renal por oxalato de cálcio. Evitar o uso na gravidez e lactação.

Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Nagib Abdalla
Serve para baixar o nivel de glicose no sangue?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Najib. A cana do brejo tem como principal função aumentar a diurese, eliminando líquidos e diminuindo inchaços. Tem outras plantas que comprovadamente ajudam a baixar a glicose, como o Melão de são Caetano, Pata de vaca, Jambolão e Gimena. Caso queira orientações, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Simone
No meu caso (cálculo renal de oxalato de cálcio) tem alguma que seja indicada?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Simone. No caso de formações frequentes de cálculos de oxalato de cálcio, é importante fazer a prevenção, para que esses cálculos não se formem. Para isso você pode tomar o chá ou cáps de folhas de abacateiro e o chapéu de couro. Tome por 3 meses, faça pausa de 1 mês e retorne. Isso deve ser cuidado de forma contínua. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Francisca
Boa noite. Cana do brejo e boa para infecção de repetição. E se toma por qnt tempo? Desde já agradeço
⇒ Oficina de Ervas: Olá Francisca. Caso seja infecção urinaria, mesmo a Cana de Brejo auxiliando no tratamento alguns cliente tem tido melhores resultados com o uso do Cranberry em infecções recorrentes . Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos orienta-la. Estamos a disposição.


• Marcus
Bom dia! Sou estudante na área da saúde. Estou com uma paciente idosa, diabética crônica, hipertensa, com insuficiência renal crônica que está fazendo uso desta erva para diurese. Gostaria de saber se vcs tem algum artigo científico com explicação sobre essa planta, gostaria de saber sobre efeitos colaterais e contra-indicações no uso para idosos. Agradeceria se tivesse algo a respeito.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marcus. Vamos entrar em contato no e-mail informado, para auxilia-lo. Estamos a disposição.


• Luiza
A minha dúvida é a mesma do Sr. Marcus, que a resposta foi dada pelo e-mail dele. Tenho um amigo nestas condições de saúde , diabética crônica, hipertensa, com insuficiência renal crônica, fazendo hemodiálise e quer fazer uso desta erva para diurese e para o rim. Gostaria de saber se vcs tem algum artigo científico com explicação sobre essa planta, gostaria de saber sobre efeitos colaterais e contra-indicações no uso para idosos. Agradeceria se tivesse algo a respeito. Obrigada pela atenção.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luiza. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br, para que possamos auxiliar pois precisamos de algumas informações. Estamos a disposição.


• Maria Helena Ramos
Meu netinho tem 2.anos e5 meses ele tem infecção urinárias seguidas Posso dar esse cha pra ele? O médico esta achando que ele tem refluxo na bexiga
⇒ Oficina de Ervas: Oi Maria Helena. Não pode dar esse chá não. Se for refluxo na bexiga, o problema não é solucionado com chás diuréticos. Entre em contato direto com nossos fitoterapeutas para explicar melhor o caso. Nosso email é farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Evanira
Tomo o suco com alguns acréscimos,coloco abacaxi limão e mel,têm algum problema. Me sinto muito bem quando estou tomando,agora não sei se foi do uso em exesso ou é outro fator,estou com uma série de manxa roxas dolorisas no corpo.Isso pode ser do uso dela?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Evanira. Não sei que quantidade você tomou, mas tudo que é usado em excesso pode fazer mal. Seus sintomas são característicos de hematomas que pode ter sido causado pelo afinamento do sangue. Existe o risco de ser algum problema como a dengue. De qualquer forma, suspenda o uso do chá e de qualquer outros produtos e observe, pois pode ser também por interação com algum medicamento, caso você tome. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para que possamos entender melhor e orientar. Estamos à disposição.


• Leandro Ricardo
Olá! A cana do brejo é indicada para insuficiência renal?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Leandro. A Cana do Brejo, apesar de ser diurética, seu uso prolongado pode predispor à formação de cálculos renais pela presença de ácido oxálico. Dependendo do caso, o mais indicado é o Chapéu de Couro. Mas antes de usar qualquer planta, entre em contato com nossos fitoterapeutas e explique o caso, quais os sintomas, se faz diálise, que idade tem o paciente, que regime alimentar faz, que medicamentos usa, etc. Estamos à disposição.


• WALKIRIO PEREIRA OLIVEIRA
Bom dia Minha pergunta é, eu posso tomar cana do brejo, pois estou com uma pedra no rins e qual o tempo? Eu comprei o extrato de cana do brejo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, a Cana do Brejo não é recomendado usar quando tem pedra nos rins de formação de oxalato de cálcio. Se for esse o caso, usar por curto período. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br


• Caroline
Boa tarde, quem faz hemodiálise pode tomar chá de cana do brejo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Caroline. Não deve ser usado nesse caso. Se quiser conversar com nossos fitoterapeutas, estamos à disposição.


• Marcelo
Minha mãe tomou este chá para infecção na urina recorrente, mas o sódio dela está baixando depois que começou a tomar. Será que é por conta do chá?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Marcelo. Todo chá diurético pode baixar o sódio e causar mal estar. Suspenda o uso imediatamente. Para tratar infecção urinária recorrente ela pode usar o Cranberry, que é uma planta que protege as paredes da bexiga. Pode usar junto o óleo de copaíba que é um antisséptico das vias urinárias. Deixo aqui os links para você ler e você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para qualquer dúvida. https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry e https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba


• Raquel gomes
Minha sogra e idosa mas reclama muito de dores no reto ela pode tomar o cha dessa planta
⇒ Oficina de Ervas: Olá Raquel. Para sabermos que planta ela poderá usar, precisamos antes saber que problema ela tem no reto. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para informar a idade dela, qual o diagnóstico, se tem intestino preso, que medicamentos ela toma, se sente dor constante ou somente ao evacuar, se tem sangramento, etc. Estamos no seu aguardo.


• Douglas
Estou com cálculos nos rins, minha dúvida é se esse chá elimina os cálculos e por quanto tempo posso tomar ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Douglas. Esse chá é diurético, mas é preciso ter cuidado para eliminar cálculos renais. Só use plantas diuréticas se a pedra for menor que 7mm, pois caso contrário ela pode parar e entupir o ureter. Costumamos indicar o chá de folha de abacateiro, óleo de copaíba em cápsulas como preventivo de infecção e glicerina vegetal misturado em água mineral pela manhã. Caso queira orientação detalhada, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe suas condições com detalhes. Estamos à disposição. Deixo aqui os links dos produtos que citei: https://www.oficinadeervas.com.br/abacate, https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba


• EVERTON DE JESUS SILVA
Minha esposa tem nefrite lúpica, ela pode tomar esse chá, ela tá com proteinúria de 24h alta.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Everton. Esse caso é bem complicado pois se ela usa plantas diuréticas, mais ela perde proteínas. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a idade dela, que medicamentos ela toma, que sintomas apresenta e que tratamento ela faz atualmente. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Guilherme Nogueira
Esse chá pode causar prisão de ventre?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Guilherme. Não há relato sobre essa ação, mas há contraindicações: "Pela presença do ácido oxálico, evitar o uso prolongado em pessoas predispostas à formação de calculose renal por oxalato de cálcio. Evitar o uso na gravidez e lactação." Para qual finalidade você usa a Cana do Brejo? Para orientações, clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Leila santos
Olá eu tou a 9 mês sofrendo com dor ardor nem um medico descobre o que eu tenho sempre com bichiga cheia e faço Chichi direto sinto Dor ao fazer Chichi muito ardo e tou tomado cana do brejo em caspula eu acredito nos remédio medicinas me ajunde não sei mais o que fazer exames muito exames nada de resultado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Leila. Para podermos orientar, precisamos que você nos informe quais exames você fez, qual a sua idade, se você toma algum medicamento, se tem algum outro problema de saúde, se fez exame dos rins também, se tem febre, qual a sua rotina. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Samuel
Olá! Meu pai está com problemas na próstata, além do sistema urinário. Será que ajuda fazer uso para uma melhora?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Samuel Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas. Informe qual a idade do seu pai, qual o problema que ele tem na próstata e quais medicamentos faz uso: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Celeste Coutinho
Bom dia. Tenho um rim hidronefrotico e o outro é normal, saudável. Percebi que o jato da urina está fraco. Posso tomar chá de cana do brejo para aumentar o jato de urina
⇒ Oficina de Ervas: Olá Celeste, Recomendamos que procure um médico se possível na especialidade da urologia para avaliar melhor o motivo do jato fraco da urina, pode ser que seja uma condição normal atual do seu organismo como algum outro tipo de problema de saúde. Estamos a disposição.


• Leidiane
Boa noite,minha esta com infecção urinária e cristais na uriná,oque posso dar a ela. Ela está sentindo muita dor. Ela é hipertensa e diabética, cana do brejo e manaces é bom, ela também está tomando chá de quebra pedra, e antibiótico norfloxacino
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Leidiane Clique no link abaixo e informe aos nossos fitoterapeutas a idade dela, se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento e o tamanho dos cristais, se souber: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Luciene
Boa noite posso tomar esse chá junto com o antibiótico ciprofar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luciene Nas literaturas não há essa restrição. Portanto, pode tomar. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Raimundo figueiredo
Boa noite tenho um cisto nos rins posso toma o chá da cana do brejo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Raimundo, Se for para tratar cisto benigno nos rins, a Cana do brejo não serve. Tem ação diurética, depurativo e anti-inflamatório. Para tratamento de cistite, uretrite e leucorreia. Caso necessite de mais informações acesse o link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Soraya
Oi me falaram que era pra dar caninha de macaco so achei cana do brejo, é a mesma? Com folha de abacate e quebra pedra para meu gato. Fazer chá 150 ml por dia , uma semana e depois 3 xs por mes. Que esta com problema renal inicial. Posso dar? Ou recomendaria outra erva? Onde sua farmacia fisica?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Soraya. Os gatos apresentam um risco grande de formação de cristais nos rins. Caso ele esteja com este problema, você pode dar plantas diuréticas como a folha de abacate, quebra pedra, chapéu de couro e cana do brejo, também chamada de cana de macaco. Dentre essas, o Chapéu de Couro e o Abacate são os mais indicados, pois o abacate promove uma dilatação das vias urinárias, facilitando a saída de cristais. O Chapéu de Couro possui ação depurativa, além de ser também um ótimo diurético. Você pode dar na forma de chá, cápsula ou de tintura. Nesse caso, pingando as gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool. A dosagem depende do peso e a frequência depende da necessidade. https://www.oficinadeervas.com.br/abacate https://www.oficinadeervas.com.br/chapeu-de-couro https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra https://www.oficinadeervas.com.br/cana-do-brejo Estamos em Ribeirão Preto, na Rua Otto Benz, 548. Caso você queira conversar com nossos fitoterapeutas, poderá entrar em contato pelo telefone (16) 2133-4455 ou pelo whatsapp (16) 98234-0111. Temos também o canal por email: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Tamires Danielli santana
Meu marido tem cálculo no rins de 2mm ele pode toma a cana de macaco
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tamires Como a Cana do Brejo tem oxalato de cálcio, não é indicada no caso do seu marido (cálculo renal). Nesses casos, as melhores opções são o Quebra Pedra, Panacéia e folha de Abacateiro. Clique nos links abaixo para ver mais informações sobre os fitoterápicos mencionados acima, respectivamente: https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra https://www.oficinadeervas.com.br/panaceia https://www.oficinadeervas.com.br/abacate Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Daiane
Olá... Eu tenho uma pedra no rin esquerdo posso tomar chá da cana do brejo e por quanto tempo??
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Daiane A Cana do Brejo é rica em oxalato de cálcio, portanto não é indicada usar para cálculo renal. Se o cálculo for melhor que 7mm, sugerimos o uso da Panacéia associada ao Quebra Pedra e folhas de Abacateiro. Clique no links abaixo para ver mais informações dos fitoterápicos mencionados acima: https://www.oficinadeervas.com.br/panaceia https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra https://www.oficinadeervas.com.br/abacate Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Maria Vitória de OLIVEIRA,
Tive Covid agora ,atacou meus rins, fígado, intestino. Dor abdominal,dor na região da pelve, infeccao urinária, comecei tomar cha cana do brejo ,mais estou muito magra e pressão baixa. Agora estou tomando erva botão, emagrece,so tomo um por dia. Posso continuar cha cana do brejo.?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Vitória A Cana do Brejo tem ação diurética e, portanto, pode baixar mais sua pressão arterial. Temos outros fitoterápicos que podem te ajudar. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, problemas de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Norma
Gostaria de saber se posso da minha filha pra tratar síndrome do ovário policisto.(SOP)
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Norma. Para a Síndrome do ovário policístico, normalmente se usa o Vitex. https://www.oficinadeervas.com.br/vitex No entanto, para tratar com plantas, é necessário antes saber sobre o tratamento que ela já faz, idade, sintomas, etc. Deixo aqui o link para contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Valdimir Tavares de sousa
Qual planta para próstata aumentada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vladimir Existes diversos fitoterápicos que auxiliam no tratamento da próstata, como o Óleo de Semente de Abóbora, Pygeum Africanum, Saw Palmetto e Urtiga. Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos citados: https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto https://www.oficinadeervas.com.br/pygeum-africanum https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Josani
Por favor, como a cana do brejo é diurética, baixa pressão, gostaria de saber se pode tomar na insuficiência renal que ainda não está em diálise. Existe algum fitoterápico que auxilie ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Josani Qualquer substância a ser ingerida, em casos de insufiência renal, precisa ver com seu nefrologista se pode. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos