Artemísia – Artemisia vulgaris

Artemísia - Artemisia vulgarisA Artemísia (Artemisia vulgaris) também é conhecida como Flor-de-Diana, Erva-de-São-João, Artemísia-Comum, Artemísia-Verdadeira, Artemísia-Branca (Artemisia lactiflora), Artemísia-Ocidental (Artemisia ludoviciana). Pertence a família das Asteraceae.

Principais Indicações da Artemísia: amenorréia, anorexia, artrite, asma, contusões, depressão, disenteria, dismenorréia, dispepsia, dor de garganta, gota, hepatite, histeria, icterícia, inchaços, infecção fungosa, malária, menopausa, parasitas, sarna, vermes.

Propriedades Medicinais da Artemísia: anti-helmíntico, antiespasmódico, anti-séptico, aperitivo, colagogo, desinfetante, diaforético, diurético, emenagogo, estimulante estomacal, hemostático, nervino, purgante, tônico amargo, tônico digestivo, tônico uterino.

É útil para combater nematelminto e verme intestinal (ascáride, oxiúro). É um purgante moderado. Use compressa ou cataplasma para juntas artríticas, contusões e picadas de inseto. Usada em forma de unguento para inchaços, lavagem para gota e infecção fungosa. Gargarejo para dor de garganta. A Artemísia às vezes é defumada para aliviar a asma.

Embora tenha gosto muito amargo, a planta já foi usada na Europa para fazer bolinhos, linguiças, saladas etc. É acrescentada a cerveja, vermute e absinto. É composta de óleo essencial (linalol, cineol, tujona, borneol, pineno), princípio amargo, flavonóides, lactonas de sesquiterpenos (vulgarina), tanino, resina e inulina.

Evite usar grandes quantidadades interiormente ou em períodos estendidos. Evite durante gravidez. Grandes quantidade podem efetuar o sistema nervoso adversamente.

O nome de gênero, Artemisia, foi nomeado em homenagem a Artemis, deusa romana da caça e protetora das mulheres. A Artemísia era considerada das nove ervas curativas dos anglo-saxões. Os romanos colocavam a erva em suas sandálias para protegerem seus pés.

Acreditava que esta planta possuía poderes mágicos, e por isso era usada como um talismã proteger uma pessoa de mal. A lenda diz que São João Batista usava uma cinta ornada com Artemísias quando vivia na selva.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• José Sateleia
É possível tratar hepatite b com está planta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José Um dos fitoterápicos mais seguros e eficazes para auxiliar na hepatite é a Silimarina. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Josefa Pereira de Souza
Gostaria de fazer uso da artemísia para tratar fungos nas unhas dos pés, mas não encontrou a página da compra dela, vcs poderiam me auxiliar por gentileza?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Josefa. A Artemísia que apresenta ação antimicrobiana é a Artemisia absinthium, também chamada de losna. Segue o link: https://www.oficinadeervas.com.br/losna Você pode usar a tintura. Se quiser, pode acrescentar o óleo essencial de Tea Tree no tratamento, pois esse óleo é bastante eficaz no tratamento para eliminar fungos. https://www.oficinadeervas.com.br/tea-tree-melaleuca Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Se preferir, poderá chamar pelo whatsApp (16) 98234-0111 Estamos à disposição


Informativo Câncer de pele: como é e como tratar 18 Out 2024 Artigo Para que serve Centella Asiática? Conheça os usos e benefícios dessa planta! 24 Set 2024 Artigo Citrus sinensis ou Laranja moro: emagrece mesmo? Entenda os benefícios! 17 Set 2024 Artigo Q10 é antissinais? Entenda os benefícios sobre o uso externo da Coenzima Q10! 10 Set 2024 Informativo Conhece as doenças mais comuns de cada estação? Cuide-se em todas! 05 Set 2024 Informativo Labirintite ou Vertigem? Entenda os sintomas e o que fazer! 06 Ago 2024

Ver Outros Conteúdos