Achillea millefolium

Nome Botanico: Syn. Achillea borealis subsp. Arenicola (Pollard) D.D.Keck, Achillea lanulosa Nutt, Achillea lanulosa subsp Alpicola (Rydb) D.D.Keck entre outras.

Nomes Populares : mil-folhas, mil-em-ramas, aquiléia mil-flores, aquiléia mil-folhas, atroveran, erva de S. João, novalgina, pronto-alívio

Família : Angiospermae – Família Asteraceae (Compositae)

Origem: Europa.

Descrição da Achillea millefolium

Achillea flor em botão.

Planta herbácea perene rizomatosa, com altura em torno de 50 até1, 0 m de altura.

Folhas compostas finamente pinadas e flores bem pequenas reunidas em inflorescência do tipo capítulo, em grandes conjuntos nas pontas dos ramos.

Seu cultivo pode ser feito em regiões de clima ameno.

Modo de cultivo da Achillea millefolium

Região ensolarada e de clima ameno são o ideal para a planta.

O solo de cultivo deverá ser bem drenado, mas apesar de adaptar-se a cultivos sobre rochas com ornamental, a umidade do solo para produção deverá ser controlada, senão diminuirá a quantidade de flores.

Locais bem ensolarados e com temperaturas mais altas aumentam o teor de óleo essencial, a concentração de cânfora e diminui a de 1,8-cineol.

A concentração de canfora diminui conforme a planta cresce, aumenta nas flores desenvolvidas e a taxa de 1,8-cineol aumenta nas folhas.

A fertirrigação por gotejo em linhas é uma opção de economia de água e melhor controle de adubos e água.

Uso medicinal da Achillea millefolium

Segundo Font Quer (22), a composição quimica da Achillea revela que o óleo essencial tem terpenos como o cienol, borneol, pinemo, cânfora, azuleno, além de tanino, saponina, mucilagem, entre outros.

Usada na medicina caseira como antiinflamatória, diurética, cicatrizante e antidiarréica.

Suas flores podem ser utilizadas como cataplasmas nas artrites e reumatismos.

Lorenzi (27) cita o fato de que em contao com a pele o suca da Achillea pode causar dermatites ao ser exposta ao sol, o mesmo que acontece com suco de limão.

No Brasil o Estado do paraná tem produção comercial desta planta com fins fitoterápicos.

O óleo de Achillea é produto cobiçado no mercado de óleos essencias e atinge preços altos em contações internacionais e empresas que fazem a comercialização de óleos essenciais.

Seu rendimento é baixo, de 1,5 a 2,0% de óleo para 1kg de massa vegetal.

Uso culinário da Achillea millefolium

Na Espanha preparava-se, ainda segundo Font Quer (22), um vinho com Achillea, tendo por base vinho branco onde flores da planta se colocavam a macerar por 7dias, depois coavam e engarrafavam, servindo em pequenas doses como aperitivo.

 

Capítulo reproduzido do livro Guia de produção de plantas medicinais, aromáticas e flores comestíveis.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Micaela
Verifiquei que esta planta Aquileia/Mil folhas tem o nome popular de erva de carpinteiro, e não erva de São João ( que sengundo li é o hypericum perfurado). Não localizei o livro a que se referiram para checar a informação.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Micaela. A Achillea millefolium é originária da Europa e bem adaptada ao Brasil. O problema dos nomes populares é que em cada região a população "batiza" a planta. É por esse motivo que sempre confirmamos o nome de qualquer planta pelo seu nome científico. O nome popular dado de Erva de São João à Achillea, também foi dado ao Hypericum perforatum e ao Ageratum conyzoides, tambpem chamado popularmente de mentrasto. Tenho aqui um apanhado de nomes populares dados à Achillea: Aquilea, Ervacarpinteira, erva do Bom Deus, Erva dos Carpinteiros, ervas das cortadelas, Erva de São João, Erva dos soldados, erva de mil folhas,milefólio, milfolhado,macelão, pelo de carneiro, prazer das damas, pronto alívio, mil em ramas, atroveran, novalgina, entre outros. Qualquer dúvida entre em contato conosco.


• Adriana
Olá boa tarde !! Tenho melasma ,e vi em um vídeo que sigo de um conhecedor das plantas .que está planta é eficaz para combater essas manchas .vc pode confirmar?ou tem outra opção?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Adriana. Para tratamento de melasma existem plantas como o Pinus pinaster, Polypodium leucotomos e produtos para uso externo, como a niacinamida e alfa arbutin. https://www.oficinadeervas.com.br/pinus-pinaster https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele Deixo abaixo um informativo sobre melasma: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/melasma-como-tratar-e-se-proteger Caso você queira maiores informações ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Informe sua idade, que tipo de manchas você tem, quais as causas, que tratamento faz, etc. Segue o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Camila
Vocês produzem óleo essencial da Aquileia? Li que ele , o óleo de.lavanda TB é bom para dermatites em pets...
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Camila Aquiléia (Achillea millefolium), nós só vamos ter em opção de cápsula e tintura. De qualquer forma segue abaixo o link de todos os nossos Óleos essenciais: https://www.oficinadeervas.com.br/produtos.php?id_categoria=7&c=oleos-essenciais/-oleos Nós trabalhamos com Óleo essencial de Lavanda, mas não recomendamos passar ele direto em seu animal, entre em contato com nossos fitoterapeutas e assim podemos te auxiliar melhor: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Losna é artemísia? Entenda para que serve essa erva amarga! 25 Abr 2024 Artigo Damiana e Chanana são a mesma coisa? Entenda os benefícios! 19 Abr 2024 Informativo Saúde da Pele de dentro pra fora: Como cuidar além da Alimentação 10 Abr 2024 Artigo Sabugueiro: é planta medicinal? Entenda para que serve 27 Mar 2024 Artigo Amora: Para que serve e benefícios 25 Mar 2024 Artigo Jasmim: benefícios e usos medicinais 25 Mar 2024

Ver Outros Conteúdos