2022-03-22

Uva Ursi: para que serve e efeitos colaterais

Conheça nossas fórmulas magistrais para Uva-ursi / Uva Ursina.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     90 cápsulas de 400mg,     120 cápsulas de 250mg,     Tintura 100mL,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     

Ui, ardeu para urinar? Pode ser uma infecção urinária e a gente entende que isso dói, incomoda e infelizmente é muito comum. O tratamento usual mais indicado é o uso de antibióticos, mas existem fitoterápicos que também podem ajudar, como a Uva Ursi! Utilizada há séculos por populações indígenas, essa planta tem propriedades adstringentes e antibacterianas. Leia a seguir os benefícios e precauções de consumo da Uva Ursi!

Uva ursi o que e

O que é a Uva Ursi?

Você não vai achar a Uva Ursi na natureza em zonas tropicais como o Brasil, mas trata-se de uma planta utilizada tradicionalmente há séculos por povos nativos de países ao norte e em algumas regiões de altas altitudes. E se você achou o nome desta espécie curioso, saiba que provavelmente o seu raciocínio está certo: Uva faz uma alusão à frutinha da planta, enquanto Ursi se refere aos ursos mesmo, pois esses animais também se alimentam dos frutos da Uva Ursi.

O nome científico da planta está alinhado com seu nome popular: Arctostaphylos uva-ursi, pois em grego “Arctos” significa urso e “staphyle”, por sua vez, significa cacho de uvas! Essa espécie pode ser chamada popularmente de Uva Ursina ou Uva de Urso, e em inglês tem nomes variados, como bearberry e beargrape. Ela faz parte da família botânica Ericaceae, da qual o Cranberry também pertence.

Trata-se de um arbusto que cresce em regiões mais frias e montanhosas, florescendo em pequenas flores rosáceas e gerando posteriormente bagas vermelhas. É uma planta aromática comum em regiões subárticas.

Uva ursi flor

Por ser encontrada em países diferentes, a Uva Ursi é chamada por vários nomes de acordo com a região, idioma e cultura local. Por exemplo, a mistura tradicional para fumos com a Uva Ursi é chamada de kinnikinnick, um termo em algonquiano das nações nativas da América do Norte. Além disso, a Uva Ursi também era aproveitada para tingimento de tecidos, suas bagas serviam de alimento e, é claro, seus fins medicinais eram bem conhecidos por esses povos.

E afinal, a Uva Ursi serve para quê?

É o que vamos descobrir a seguir! O uso terapêutico da Uva Ursi é antigo e até 1950 fazia parte da farmacopéia estadunidense para tratamento de problemas urinários, antes da introdução de antibióticos mais desenvolvidos na medicina alopática. Ainda hoje, é indicada pela Cooperativa Científica Europeia em Fitoterapia (ESCOP) para casos de cistite sem complicações, quando não há necessidade de antibióticos. Leia abaixo mais detalhes sobre a Uva Ursi!

 

Uva Ursi: para que serve

Infecções do trato urinário (ITU) são comuns e variadas, tanto que pode se apresentar como casos simples e assintomáticos para uma cistite ou infecção mais grave. As mulheres são as mais atingidas por infecções urinárias, tanto que em média 80% das mulheres sofrem por uma infecção urinária ao menos uma vez na vida. No entanto, homens estão mais propensos após os 50 anos.

A Uva Ursi é uma planta que pode auxiliar em casos leves de infecções do trato urinário, embora o diagnóstico profissional seja sempre recomendado. As partes utilizadas são suas folhas, e seus componentes em geral são:

  • Heterosídeos Hidroquinônicos (arbutina)
  • Triterpenos Pentacíclicos
  • Pigmentos flavônicos
  • Taninos
  • Resinas
  • Óleos essenciais

 

A uva Ursi possui diversas ações, como:

  • Adstringente
  • Antisséptica
  • Antimicrobiana
  • Anti-inflamatória (leve)
  • Diurética

 

E ela é vendida na forma de tintura ou cápsulas! Essas opções são práticas para qualquer rotina, então veja qual é sua preferência e a dosagem prescrita para seu caso com nossos fifoterapeutas.

 

E quais são suas indicações de uso?

De modo geral, a Uva Ursi é utilizada para tratar infecções urinárias leves e sem complicações, que não necessitam do uso de antibióticos pesados. Além disso, ela também pode ajudar no tratamento de outras doenças do trato urinário, como:

  • Cistites
  • Inflamações renais
  • Pielites
  • Uretrites

 

Mas atenção! Nada adianta tomar Uva Ursi sem ter os devidos cuidados com a saúde e higiene pessoal para evitar uma infecção urinária. O consumo em excesso deste fitoterápico apresenta riscos e cuidados preventivos são sempre melhores alternativas. Cuide da sua saúde íntima, não fique segurando a urina e hidrate-se bem.

Se os sintomas persistirem, consulte profissionais da saúde. Infecções urinárias podem evoluir para quadros mais graves se não forem tratadas adequadamente.

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual do pó é de 4 cápsulas ao dia (de 250mg a 400mg por cápsula), utilizada por no máximo 15 dias.

A dosagem de tintura varia de 2 a 4 gotas/kg/dia dividido em 3 a 4 tomadas.

Uva ursi para que serve

Uva Ursi Emagrece?

Não exatamente. A Uva Ursi, conforme apresentamos anteriormente, possui ação diurética e promove a eliminação de líquidos. Se você está com retenção de líquidos, isso ajuda sim a eliminar um pouco de peso, afinal, você vai urinar mais. No entanto, não há evidências de que a Uva Ursi promova qualquer redução de taxas de gordura corporal.

Se seu objetivo é emagrecer, existem outros fitoterápicos mais indicados para você cumprir sua meta! Confira nosso artigo com 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas! Lembre-se sempre de manter hábitos saudáveis e conte com a ajuda da natureza para manter sua saúde em dia!

 

Uva Ursi é boa para pele?

A Uva Ursi é utilizada pela indústria de cosméticos para produção de cremes que prometem suavizar manchas. O ativo alfa-arbutin é extraído da Uva Ursi e apresenta vantagens em relação à hidroquinona para tratamentos de pele, pois a hidroquinona pode apresentar efeitos colaterais como fotossensibilidade e irritações na pele. Sua ação antioxidante também é bem-vinda para a beleza e saúde da derme.

Tomar cápsulas e tintura não terá o efeito específico de dermocosméticos; então se você está pensando em cuidar mais da sua rotina de skincare, que tal conferir o nosso artigo de 10 tratamentos naturais para uma pele bonita e saudável? Damos várias dicas lá, inclusive tratamentos de clareamento de manchas.

 

Uva Ursi: efeitos colaterais e contraindicações

Embora apresente muitos benefícios à nossa saúde, existem cuidados a serem tomados no consumo de Uva Ursi. É importante lembrar que não recomenda-se a Uva Ursi a gestantes, lactantes, crianças e pessoas com hipersensibilidade aos seus componentes. Outras indicações importantes são:

  • Não ingerir sucos de limão, laranja ou quaisquer outras frutas e substâncias ácidas durante o tratamento para que o princípio ativo arbutina seja processado com eficácia pelo corpo, necessitando de um meio alcalino.
  • Manter uma alimentação com muitos legumes e verduras para que a urina produzida seja mais básica em pH. Novamente, isso faz com que a arbutina seja processada melhor.

 

Efeitos colaterais podem ocorrer, como náuseas, vômito, tontura e, caso o paciente tenha hipersensibilidade alérgica, poderão ocorrer urticárias e dispnéias. Se a Uva Ursi for consumida em excesso, poderá provocar toxicidade hepática. Não indica-se para pessoas com histórico de distúrbios renais e/ou hepáticos.


Uva Ursi: preço e onde comprar

Você pode comprar a Uva Ursi no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Uva ursi infeccao urinaria

Bibliografia

https://kevaind.org/download/Arctostaphylos%20uva-ursi%20for%20kidney.pdf

http://www.npshistory.com/publications/lewi/bearberry.pdf

http://revista.iec.gov.br/submit/index.php/rpas/article/view/655/505

https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-voce-precisa-saber-sobre-manchas-e-como-se-livrar-delas/

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2018/02/UVA-URSI.pdf

https://www.medicinanet.com.br/conteudos/acp-medicine/7616/infeccoes_do_trato_urinario.htm

https://www.hospitalanchieta.com.br/casos-de-infeccao-urinaria-aumentam-no-verao/

Comentários


  • ana carolina
    Costumo tomar suco de laranja ou limão, estou tomando uma fórmula que contém UVA URSI. É necessário evitar os sucos?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ana Carolina

    Medicamentos devem ser administrados com água, a não ser que a bula especifique que a absorção é melhor em meio ácido. No caso da Uva Ursi, é melhor tomar com água e depois de uns 40 min você toma o suco.

    Para mais orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Diana Dias Rocha
    Tenho infecção urinária de repetição há 6 anos,é tomo antibiotico depois de fazer a urocultura e com a orientação medica.
    Tomei uva ursi 500 mg 2× dia por 15 dias e realmente alivia tudo ,só que infelizmente ñ cura.
    Fiquei preocupada pq li um estudo feito em Portugal que uma mulher tomou por 3 anos seguidos uva ursi e acabou tendo uma maculopatia.
    O estudo recomenda tomar por 5 dias e no máximo 5 vezes ao ano.
    Vcs tem estudos mais recentes sobre a segurança do fitoterápico uva ursi?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Diana

    É muito importante que tome bastante água, isso ajuda a diminuir a frequência das infecções.

    A Uva Ursi pode ser usada por 10 dias, pausa por 15 dias e repete o ciclo por mais uma vez.

    Clique no link abaixo e fale com nossos terapeutas para eles sugerirem uma posologia para seu caso:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Uva Ursi: para que serve e efeitos colaterais