2022-01-10

Sabal ou Saw palmetto: para que serve e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Saw Palmetto (Sabal).
Veja nossa lista de opções:
90 cápsulas de 160mg ext seco,     60 cápsulas de 160mg ext seco (Kit com 2 frascos),     60 cápsulas de 160mg ext seco,     Tintura 60mL,     90 cápsulas de 320mg (Pó),     60 cápsulas de 320mg (Pó),     90 cápsulas de 160mg ext seco (Kit com 2 frascos),     Tintura 100mL,     

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) torna-se uma preocupação conforme a idade vai avançando e realmente é importante fazer exames anuais para conferir o tamanho da próstata. Muitos homens procuram alternativas naturais para o tratamento: É aí que entra o Saw Palmetto ou Sabal! Conheça seus benefícios, contraindicações e como consumir.


O que é o Saw Palmetto (Sabal)

O Sabal é uma palmeira de pequeno porte, nativa da América do Norte e muito popular na Flórida. Além de ser utilizada para fins ornamentais, essa planta tem importante papel ecológico, pois seus frutos servem de alimento para vários animais, como guaxinins, ursos, raposas e até cervos.

Outro aspecto a ser lembrado é sua relevância para povos nativo-americanos, especificamente os Seminoles e Micosuques, que aproveitam tanto as bagas do Sabal quanto as fibras. O óleo e a cera provenientes da palmeira também tem uso comercial.

O nome científico desta palmeira é Serenoa repens, embora também possa ser conhecida por sua sinonímia científica: Sabal serrulata. Popularmente, é chamada de Sabal, Saw Palmetto, Serenoa, Palmier de L’Amérique du Nord e Sabalis. Faz parte da família Arecaceae.

Saw palmetto sabal o que e 

Saw Palmetto (Sabal): para que serve

Seu uso medicinal é particularmente interessante para a saúde masculina, pois o Saw Palmetto contribui para a diminuição da próstata em casos de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). As causas exatas por trás desta condição ainda são investigadas pela medicina, mas já existem estudos que indicam a relação entre hormônios sexuais e o aumento da próstata. Outros fatores de risco são:

  • Idade avançada
  • Genética (histórico da condição na família)
  • Diabetes
  • Obesidade

 

O hormônio a que nos referimos aqui é a di-hidrotestosterona (DHT). Esse hormônio está relacionado ao aumento da próstata, embora também tenha suas funções no corpo masculino - principalmente durante a adolescência. Uma forma de diminuir o DHT é usar medicamentos que diminuam a transformação de testosterona em DHT e, para isso, inibe-se atividade da enzima 5 alfa-redutase, responsável por essa transformação.

E o Saw Palmetto possui essa ação! Os mecanismos ainda são estudados, mas há indícios que os responsáveis pela inibição da atividade da enzima 5 alfa-redutase são fitoesteróis chamados β-sitosterol e stigmasterol.

Além disso, a atividade anti-inflamatória desta palmeira também contribui para diminuir o inchaço da próstata.

As partes utilizadas são seus frutos, mais especificamente as bagas maduras e um pouco secas para produzir o extrato medicinal. Seus principais componentes químicos são:

  • Triglicerídeos
  • Ácidos graxos
  • Esteróides
  • Polissacarídeos
  • Flavonoides

 

O Saw Palmetto (Sabal) possui diversas ações, como:

  • Antiandrogênica
  • Anti-inflamatória
  • Antiproliferativa

E ele é vendido na forma de cápsulas e tinrura aqui, na Oficina de Ervas!

Sabal para pr?stata aumentada

E quais são as indicações de uso do Saw Palmetto (Sabal)?

A principal indicação de Saw Palmetto é para tratamentos de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), diminuindo o tamanho da próstata inchada, por reduzir a quantidade de hormônio (DHT), um dos elementos responsáveis por esse aumento. O Saw Palmetto também é indicado para aliviar outros sintomas associados a HPB:

  • Alivia a micção noturna
  • Diminui resíduos urinários
  • Alivia dores e ardência ao urinar

Lembramos que é fundamental fazer exames médicos anualmente. O Saw Palmetto é indicado para Hiperplasia Prostática Benigna e não para câncer maligno.


Dosagem usual recomendada e como tomar

Cápsula de extrato seco: Tomar uma cápsula de 160mg do extrato seco 2 vezes ao dia, após o café da manhã e jantar.

Cápsula do pó: Tomar uma cápsula de 320mg do pó 2 vezes ao dia, após o café da manhã e jantar.

Tintura: Tomar 32 gotas em água 2 vezes ao dia, após o café da manhã e jantar.

O tempo de tratamento é de 6 a 12 meses, com intervalos de descanso a cada 3 meses. Não faça uso em jejum, justamente para evitar náuseas.

Sabal ou Saw Palmetto idoso

Saw Palmetto (Sabal): queda de cabelo

Muita gente se pergunta se o Saw Palmetto também pode ser usado para tratar calvície. A di-hidrotestosterona (DHT) em excesso está relacionada com a fragilização e queda dos fios, então supostamente o bloqueio deste hormônio seria o ideal para recuperar a força e crescimento de cabelo. No entanto, o Saw Palmetto não apresentou grande eficácia em estudos científicos. Os motivos da calvície devem ser avaliados caso a caso, lembrando que a genética também é um fator importante.

 

Saw Palmetto (Sabal) engorda ou emagrece?

O Saw Palmetto não tem calorias o suficiente para influenciar na gordura e peso do paciente. Portanto, não existem estudos que indiquem ações efetivas para dietas de emagrecimento.

 

Saw Palmetto (Sabal) melhora a acne?

O raciocínio por trás do suposto efeito do Saw Palmetto contra espinhas é semelhante ao do combate à calvície: uma vez que a acne também é influenciada por hormônios desregulados (incluindo DHT), o bloqueio deste hormônio irá melhorar o aspecto da pele. Porém, os motivos para a acne surgir são inúmeros e somente exames médicos podem avaliar se é, de fato, uma desregulação hormonal ou se é outra condição que precisa de um tratamento adequado. O Saw Palmetto ainda tem eficácia discutível contra acne.

Sabal para espinhas acne

Saw Palmetto (Sabal) causa impotência?

O Saw Palmetto tem ação semelhante à finasterida, um medicamento para tratamentos de HPB e que é conhecido por efeitos colaterais como diminuição de libido e impotência. Estudos recentes indicam que o Saw Palmetto causa menos efeitos colaterais que a finasterida, mas isso não diminui a possibilidade de tais sintomas ocorrerem. Avalie sempre os benefícios e os efeitos de um medicamento antes de começar um tratamento.

 

Saw Palmetto: efeitos colaterais e contraindicações

Não são encontrados relatos frequentes de efeitos colaterais advindos do consumo da Saw Palmetto, mas ainda assim existem recomendações importantes: gestantes, lactantes e pessoas com alergia/hipersensibilidade devem evitar o uso deste fitoterápico. Pacientes podem apresentar, embora sejam reações incomuns, alterações no paladar (sensação amarga), náuseas, constipação ou diarréia, distúrbios gástricos e vômitos. Em situações mais raras, hipertensão arterial, cefaléia, diminuição da libido e retenção urinária.

Não há dados sobre superdosagem. Caso ocorra, procure acompanhamento médico.

Existe a possibilidade de interações medicamentosas com Saw Palmetto. Não recomenda-se o uso simultâneo do fitoterápico com medicamentos anticoagulantes. Se você utiliza algum medicamento de Terapia de Reposição Hormonal, a dose deverá ser ajustada devido às atividades antiandrogênicas e antiestrogênicas da Saw Palmetto.

Não recomenda-se uso com anti-inflamatórios não esteroidais.

A presença de taninos (subdivisão de flavonoides mencionados nos constituintes químicos) pode dificultar a absorção de ferro pelo organismo, portanto recomenda-se mais atenção se você tem anemia.

 

Saw Palmetto (Sabal): preço e onde comprar

Você pode comprar o Saw Palmetto (Sabal) no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Sabal homem calvicie

Bibliografia

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/SAW-PALMETO.pdf

https://link.springer.com/article/10.2165/00002018-200932080-00003

https://link.springer.com/article/10.1007/BF02862068

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1476047/

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/Rs6vBykpsm8NSGdzBvdVC4p/abstract/?lang=pt

https://drpaulomaron.com.br/aumento-benigno-da-prostata/

http://fabianacaraciolo.com.br/blog/saw-palmetto-funciona-para-calvicie/

https://clinicadoppio.com.br/serenoa-repens-remedio-natural-para-calvicie-funciona/

https://spiegato.com/pt/quao-eficaz-e-saw-palmetto-para-acne

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Sabal ou Saw palmetto: para que serve e como tomar

Deixe seu comentário sobre:
Sabal ou Saw palmetto: para que serve e como tomar