Colágenos tipo I e tipo II - VERISOL e UC II

Casal fazendo exercicios

Hoje vamos falar sobre uma proteína que pode auxiliar na estética e na saúde: o colágeno. E também vamos explicar qual a diferença entre o colágeno bom para a pele e o colágeno bom para as articulações.

Você busca produtos saudáveis e naturais por se preocupar com a saúde e a qualidade de vida? Muitas pessoas já fazem parte de uma onda de conscientização que tem levado à melhora dos hábitos alimentares, prevenção de doenças e cuidados com a estética de forma mais profunda. Entre os produtos mais procurados está o colágeno. Você sabe o que é essa proteína? Continue lendo para aprender!

 

O que é colágeno?

O colágeno é a proteína mais abundante em mamíferos: cerca de 30% de todas as proteínas do nosso organismo é colágeno. Sua função é ajudar a manter a estrutura dos tecidos do corpo, como cartilagens, tendões, ossos, pele, veias, dentes, músculos e a córnea dos olhos.

Existem cerca de 20 tipos diferentes de colágeno, sendo alguns mais abundantes que outros dependendo de cada parte do corpo. O mais abundante de todos é o colágeno tipo I, que constitui aproximadamente 80% de todo o colágeno do organismo.

Com o início da fase adulta, o corpo começa a diminuir a produção de colágeno e essa deficiência começa a ser notada. É nessa época que a pessoas começam a procurar suplementação.

 

Colágeno Tipo I: o colágeno para a pele

Pele saudavel com colageno

O colágeno tipo I é o mais abundante e tem sido objeto de estudo para muitos pesquisadores. Confira algumas informações sobre ele:

• Esse é o colágeno responsável pela manutenção da pele, tendões, ligamentos, ossos, artérias, útero e córnea.

• Com o avanço da idade, a síntese de colágeno tipo I diminui gradativamente e as fibras elásticas começam a ficar deformadas e inflexíveis.

• O suporte natural da derme vai se perdendo e a pele pode ficar mais fina e menos elástica o que leva, consequentemente, ao aparecimento de rugas.

• As mulheres sofrem um impacto maior, porque até 30% do colágeno é perdido durante os primeiros 5 anos de menopausa, o que acaba gerando um choque. A terapia de reposição hormonal pode ajudar, mas não são todas as mulheres que podem fazê-lo ou que se dão bem com o tratamento.

 

Como repor o colágeno da pele

O mercado de suplementação de colágeno é recente, mas está cada vez mais sofisticado. Há algum tempo, só havia o colágeno hidrolisado, o qual não tem ação específica. Ele é um colágeno geral que pode ser distribuído por diversas partes do corpo, então seus efeitos não são muito perceptíveis.

Atualmente já é possível comprar tipos de colágenos isolados, como o colágeno VERISOL da GELITA (ver produto), que é o peptídeo isolado do colágeno tipo I.

 

Como o colágeno VERISOL da GELITA funciona

• O VERISOL (ver produto) ajuda a repor o colágeno tipo I e também estimula sua produção natural.

• Os resultados ocorrem de dentro para fora e são perceptíveis principalmente na pele, a partir de um mês de uso com dosagem diária de 2,5 gramas.

• Não causa efeitos colaterais e é livre de gorduras, colesterol, carboidratos, lactose e glúten.

Além disso, quando se toma o VERISOL (ver produto) associado à vitamina C, sua ação é potencializada. A Vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, estimula a proliferação de fibroblastos, que são as células que produzem colágeno.

Com a idade, as reservas de vitamina C na pele também diminuem. Então associar o colágeno VERISOL (ver produto) com a Vitamina C ajuda os efeitos do Verisol a serem mais intensos e duradouros.

 

Colágeno Tipo II: o colágeno para as articulações

Dor nas articulacoes

O colágeno tipo II é a mais abundante proteína fibrilar encontrada na cartilagem articular, representando cerca de 85% de todo o colágeno do tecido. O resto dele é composto por outros tipos de colágenos, como os tipos III, VI, IX, X, XI e XIII. Além disso, o colágeno tipo II está presente em menor quantidade nos discos intervertebrais (na coluna) e no humor vítreo (no olho).

A cartilagem articular também é formada por proteoglicanos, proteínas que formam ligações entre o colágeno e a elastina, mantendo a hidratação do tecido devido a sua capacidade de ligação de água. Essa cartilagem é responsável por amortecer os impactos entre os ossos e impedir a fricção entre eles.

Com o envelhecimento, o colágeno tipo II e os proteoglicanos começam a degenerar, então a reparação do tecido começa a ficar diferente do tecido original. A cartilagem fica mais fibrosa, a rede de colágeno fica mais frágil, os proteoglicanos perdem o poder de ligação e a água começa a ficar acumulada no tecido.

Como consequência, a cartilagem articular pode aumentar de volume e perder resistência, elasticidade, hidratação e compressibilidade. Esse processo pode evoluir para artrose e artrite, causando inflamações, incômodos e dores.

Quando o desgaste da cartilagem é muito grande, é possível fazer cirurgia. Mas existem formas de complementar o tratamento com suplementação de colágeno tipo II antes de o desgaste tornar a cirurgia necessária.

 

Como repor o colágeno da articulação

O UC II (ver produto) é o peptídeo isolado do colágeno tipo II usado para repor o colágeno perdido das articulações.

 

Como o UC II funciona

• Os efeitos do colágeno UC II (ver produto) podem ser percebidos em até 4 meses de uso com uma dosagem diária de 40 miligramas.

• Ele pode ajudar a diminuir os sintomas de dor, a inflamação e a rigidez nas articulações.

 

Onde comprar VERISOL e UC II

Você encontra os colágenos tipo I e II aqui mesmo no site da Oficina de Ervas, com selo de garantia e autenticação.

Para adquirir a formulação de VERISOL com Vitamina C para a pele, clique aqui.

E as cápsulas de colágeno UC II para a articulação, você encontra clicando aqui.

 

E aí, achou interessante? Se tiver mais dúvidas, fale com um fitoterapeuta clicando aqui. Será um prazer enorme te ajudar!

 

Fontes

Collagen Fractionation: Separation of Native Types I, II and III by Differential Precipitation

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0003269776900166

Quantitation of Collagen Types I and III during Wound Healing in Rat Skin

https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.3181/00379727-161-40548

Collagen: An Overview

https://journals.lww.com/implantdent/fulltext/2002/07000/collagen__an_overview.14.aspx

COLÁGENO: UMA ABORDAGEM PARA A ESTÉTICA

http://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/161/171

Colágeno na cartilagem osteoartrótica

http://www.scielo.br/pdf/rbr/v43n3/a06v43n3.pdf

Envelhecimento do sistema osteoarticular

http://apps.einstein.br/revista/arquivos/pdf/746-einstein%20suplemento%20v6n1%20ps7-12.pdf

Influência de um suplemento nutricional com peptídeos de colágeno nas propriedades da derme

https://www.redalyc.org/pdf/2655/265541072003.pdf

Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/122273/ISSN0073-9855-2012-71-03-530-539.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Undenatured type II collagen (UC-II®) for joint support: a randomized, double-blind, placebo-controlled study in healthy volunteers

https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/1550-2783-10-48

Effects of orally administered undenatured type II collagen against arthritic inflammatory diseases: a mechanistic exploration.

https://europepmc.org/article/med/12837047

Comentários


  • Ana Amélia
    Bom dia! Quantos comprimidos compõe a dose diária? Pode-se tomar o colágeno tipo I e II juntos? E quanto a vitamina C pode-se tomar efervescentes comuns e, podem ser tomados juntos aos comprimidos? Tenho artrose, preciso tomar colágeno, mas não havia tido explicações antes, e, o que o médico indica é o hidrolisado só. Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana Amélia. Para a Artrose você pode tomar 1 cáps de UC II de 40mg, somente 1 vez ao dia. O Verisol já vem com uma dose de 45mg de vitamina C, mas se você tem falta de vitamina C, pode tomar junto com o efervescente comum, ou mesmo em cápsulas de 1g ao dia. A dosagem do Verisol é de 2,5g diários, que já vem no sachê. Nosso sachê tem 2,5g de Verisol + 45mg de Vitamina C + 995mg de colágeno hidrolisado. Qualquer dúvida, pode falar direto com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Luciana
    Posso tomar colágeno 2 e Verisol juntos?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Luciana. Pode tomar juntos sim, pois cada um é específico para ações diferentes, mesmo sendo colágenos em sua classificação geral. O Tipo I para as articulações e o tipo II para pele. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Cândida Aparecida dos Santos
    Quero tomar tipo 1 e tipo 2.Como devo tomar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Cândida. O tipo II é em cápsula de 40mg. Pode tomar antes de uma refeição, mas procure usar sempre no mesmo horário. Já o tipo 1 que é o Verisol, pode tomar a qualquer hora. Geralmente misturado em um suco no almoço ou no jantar. Colocar num suco de limão ou laranja ajuda na absorção desse colágeno e melhor aproveitamento, caos você use o verisol puro, sem adição de vitamina C, que é a formulação em sachê. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • WANDA MELQUÍADES
    Posso tomar colageno hidrolizado tipo 1 com agua ou so leite e suco
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Wanda. Pode tomar em água sim. O leite não é comum, mas o suco de laranja ou um pouco de limão é melhor, pois a Vitamina C ajuda no processo de absorção. De qualquer forma, o sachê que preparamos já tem a Vitamina C para essa finalidade, mas se você for usar apenas o pó do Verisol, é aconselhável tomar junto a um suco desses. Estamos à disposição para qualquer dúvida.

Deixe seu comentário sobre:
Colágenos tipo I e tipo II - VERISOL e UC II