Babosa, uma planta famosa que possui efeito laxante e cicatrizante

Conheça nossas fórmulas magistrais para Babosa. Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,   Creme de Babosa, Confrei e Cúrcuma 50g,   90 cápsulas de 300mg,   Extrato Fluido 60mL,   Xarope (Babosa E.F. + Mel) 250mL,   Xarope dietético (Xilitol) de Babosa E.F. 250mL,   Extrato Glicerinado de Babosa 60mL,   Extrato Glicerinado de Babosa 60mL (Kit com 2 frascos) ,   Tintura 60mL (Kit com 2 frascos),   90 cápsulas de 300mg (Kit com 2 frascos),   

Curiosidades sobre a Babosa (Aloe vera)

aloe vera
Talvez esta seja a planta medicinal mais conhecida do mundo. Utilizada tanto pela população quanto pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos, em praticamente todos os países. Planta natural da África, provavelmente tendo como centro de origem a ilha de Madagascar, se espalhou por todas as regiões de clima quente e ameno. Mesmo onde não apresenta condições ambientais para seu cultivo, a população conhece a famosa Aloe vera, pois é muito divulgada principalmente pela indústria cosmecêutica.

Característica botânica e o benefício da Babosa

É uma planta muito rústica, desenvolvendo-se em qualquer tipo de solo, desde que não seja muito úmido. Possui folhas muito tenras, onde armazena muita água e por isso pode passar meses sem receber chuva ou mesmo uma irrigação. Entre a parede celular externa da folha e seu interior, existe canais que armazenam uma substância amarelada de forte odor e rica em antraquinônas. Estas substâncias possuem uma ação irritante da mucosa intestinal. O intestino para "se ver livre" desta irritação começa a absorver menos líquido e aumentar o peristaltismo. Esta característica proporciona a ação laxativa proveniente da Babosa, semelhante à Cáscara sagrada e ao Sene. Para melhorar ainda mais sua ação, a mucilagem encontrada no interior das folhas irá reter mais água, impedindo que as fezes fiquem muito ressecadas. Está aí um laxante, ou purgante muito bom, mas existe um certo cuidado.

Cuidados ao utilizar a Babosa como laxante

Com o uso muito frequente, como laxante, esta irritação da mucosa intestinal pode causar sérios danos ao organismo. O que normalmente se orienta é fazer o uso por períodos curtos e procurar trabalhar a alimentação e os exercícios físicos para melhorar o problema de constipação intestinal.

Ação e indicação da Aloe vera

A babosa ainda possui uma ação cicatrizante fabulosa, tanto interna quanto externa. Pode ser usada para problemas de úlceras e gastrites, além de poder ser adicionar à cremes cicatrizantes de uso externo. Existe muitos trabalhos mostrando sua capacidade anti-tumoral, confirmando um conhecimento que a população já detinha. Possui ação depurativa, melhora o sistema imunológico, apresenta a capacidade de eliminar fecalomas e possui ação hidratante da pele. Muito empregada no oriente para queimaduras pois, além de possuir ação anti-séptica e cicatrizante, promove uma sensação de frescor nas áreas queimadas. É muito empregada no tratamento dos cabelos, fortalecendo-os, dando mais brilho e volume.

Como usar a Babosa de maneira correta

De que forma poderemos aproveitar os benefícios da babosa sem correr riscos dos excessos das substâncias irritantes da mucosa intestinal?

Sempre oriento as pessoas a pegarem uma faca bem afiada, cortar uma folha bem desenvolvida, e deixá-la em pé em uma pia para poder escorrer (drenar) os excessos do líquido amarelo de forte odor. Depois de umas 4 a 5 horas, lave bem a folha e seque. Deixe em um local seco e arejado, ou guarde na geladeira. Todo dia corte um pedaço de uns 3 dedos, DESCASQUE, e coma o gel do interior. Este gel não tem gosto e nem cheiro, e nem é preciso mastigar muito, pois acaba escorregando rapidamente para o estômago. Desta forma você estará se beneficiando de todas as ações benéficas da babosa. Para uso externo você pode ir até a uma farmácia de manipulação e pedir cremes, loções e xampus à base de babosa, mas peça para adicionar uma alta concentração do extrato, algo em torno de 15 a 20%.

Com tanta terra, e tão adaptada às nossas condições edafoclimáticas, o Brasil importa quase que a totalidade dos extratos de babosa que utiliza. Triste situação a nossa, de falta de visão e de valores invertidos.

Em caso de dúvida sobre a Babosa (Aloe vera)

Fale com o nosso fitoterapeuta, clicando aqui.

Ademar Menezes Junior

Comentários


  • José Vieira Neto
    Tenho ressecamento constante posso comer a babosa todos os dias ou tem outra maneira de usar.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi José. Se você tem a babosa plantada em casa, pode colher a folha e deixar ela em pé de um dia para outro, pois na parte do corte vai sair um líquido amarelo que é irritante e com certa toxicidade. Depois disso, lave a folha e guarde em geladeira. Todos os dias você pega um pedaço, descasca com a faca e come o gel. Cuide da alimentação também, enriquecendo com fibras e muita água. Exercícios físicos ajudam a aumentar os movimentos peristálticos também. Qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe de fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • berenice
    Bom dia adorei ler sobre a babosa td muito bem explicado...Sera que ajuda acrescer o cabelo de forma mais rapida ou tem outra planta que pode ser usada? Obrigado desde ja.
    ⇒ Oficina de Ervas: Bom dia, Berenice! A babosa vai ajudar mais na hidratação do cabelo. Se seu cabelo está crescendo devagar, é bom ver como estão suas taxas de Vitamina A e Vitamina E. Se você está normal, temos o Exsynutriment que ajuda o cabelo a crescer melhor. https://www.oficinadeervas.com.br/exsynutriment Qualquer dúvida, ficamos à disposição!
  • Daiana
    Olá, boa tarde!!! Estou usando a babosa para o intestino da seguinte maneira: corto a folha, retiro a casca, corto a parte de dentro, coloco para congelar. E quando está congelada, quebro a polpa em pequenos pedaços possíveis para engolir e bebo com água. Um pedacinho por dia. Só não sabia que tem que colocar para escorrer esse "líquido" amarelo que são assim que cortamos a folha.... Está errado esse procedimento??? Congelo justamente pelo sabor e aroma ruim da babosa no momento do corte.... E para engolir o pedacinho com água torna-se mais fácil o uso da babosa....
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Diana. Só falta mesmo deixar a folhas na vertical por um bom tempo, para que esse líquido amarelo desça. Depois pode usar da forma como está fazendo. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Lúcia Alves Dias
    Boa noite, gostaria de saber se é preciso comer a babosa de jejum ou posso comer a qualquer hora.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Lúcia. Pode comer a qualquer hora, mas é melhor antes das refeições se for para tratar o estômago. O mais importante é tirar toda a casca e comer somente o gel. Ao colher a folha, deixe ela em pé por várias horas para que o líquido amarelo seja expelido. Esse líquido é irritante da mucosa. Qualquer dúvida, entre em contato.
  • Antonia Helena Silva do Nascimento
    Boa tarde Estou com prisão de ventre Como fasso o suco da babosa ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Antônia. Pode pegar a folha de babosa e cortar na base. Deixar a folha de pé por várias horas para que o líquido amarelo saia. Ele é irritativo e não deve ser ingerido. Depois disso é só guardar a folha na geladeira e pegar um pedaço todos os dias, descascar com uma faca e comer o gel ou bater no liquidificador com um suco de laranja e tomar. Não use a casca. Tem outras plantas que auxiliam na prisão de ventre, como o psilium, cáscara sagrada e sene. qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Esdras Dias
    Tenho hemorróidas internas. E gostaria dd saber se a Babosa ajuda aliviar as dores ao ir ao banheiro? É possui usar internamente? E como usaria para essas hemorróidas internas?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Esdras. Para tratar hemorroidas internas, a solução é usar medicamentos por via oral. Pode tomar o Hamamelis com Castanha da índia, pois são plantas que ajudam a melhorar a circulação venosa e fortalecem as veias. Deixo aqui o link: https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis. Nessa págima tem um creme que fazemos especificamente para hemorroidas e que talvez dê certo para você usar. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Margareth
    Oi. A babosa pode ser usada como supositórios? Para um idoso tem riscos à saúde e ao ânus?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Margareth. Dá para preparar supositório com babosa, mas para qual finalidade você precisa? Melhor entrar em contato com nosso fitoterapeuta para passar as informações. Assim poderemos te orientar. Estamos àdisposição.
  • Ana Carolina
    Tenho muita diarreia e a minha flora intestinal e vaginal estão descontroladas . Posso comer a babosa pra tratar ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana. Existem outras plantas mais indicadas para seu caso, a babosa pode soltar mais seu intestino, pois ela possui ação laxativa. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
  • Leydiane
    Minha mãe está com câncer d garganta e face ..ai tá muito inchado sua face e língua de q forma vcs indicam ela usar a babosa sendo q usa sonda. .babosa ajuda matar células cancerígenas
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Leydiane. Existem algumas outras plantas mais indicadas para auxiliar no tratamento juntamente com o prescrito pelo medico, por possuírem ação antitumoral como o Crajiru e Ipê Roxo . Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
  • Rute
    Ei tenho mt constipaçao q ate o medico se assusta, as vezes preciso fazer um fletianema, mas queria saber ja que o liquido q deve deixar escorrer das folhas, nao da pra eu usar de vez enquando junto com a babosa?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Rute. Esse líquido é rico em aloína, que é o princípio ativo que provoca a diarreia. Existe até esse ativo para manipular, para justamente ajudar no funcionamento do intestino. No entanto, é um ativo que irrita a mucosa do intestino. Se você usar, realmente vai provocar a evacuação, mas não temos como quantificar uma dosagem ideal ou que não te provoque cólicas demais. Entre em contato com nossos terapeutas e informe melhor sua condição, que medicamentos usa, como é sua alimentação, qual é a sua idade, etc. Assim poderemos orientar melhor. Estamos à disposição.
  • Jacqueline
    Eu tenho a síndrome do intestino irritável. Tudo isso devido aos medicamentos que tomei para verme e não consigo mata-la 🙁 Gostaria de saber por quanto tempo posso usar a babosa, pois tenho usado com o objetivo de acabar com os vermes, mas tenho sentido alguns efeitos da síndrome.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Jacqueline. É melhor não usar a babosa nesse caso, pois a aloína pode irritar o intestino. Converse com nosso fitoterapeuta pelo email explicando o seu caso e que verme você tem, para que possamos te orientar, pois existem plantas vermífugas. Informe também sua idade e sintomas. Estamos no seu aguardo.
  • mo devo usar a babs cuidados.Poppppppppppppppppppsspppppppo usa-la todos os dias?quantas vezes? Por quanto tempo?Quando esperar os resultados?Grata Maria de Lourdesgado que abrigou Queiroz diz que não abrigou Queiroz - http://www.tijolaco.net/blog/ad
    Tenho forte costipacao produzida por um ressecamento causado pelo verme ancylostoma duodenałe! !!Há 2 anos luto para regularizar os intestinos! !Como usar a babosa? Todos os dias? Quantas vezes por dia? Por quanto tempo esperar resultados? Grata pit
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Geralmente o uso é de 2 cápsulas ao dia, manhã e noite. Há casos de precisar tomar 3xx/dia. O resultado é na mesma semana e o tempo de uso depende de cada caso. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe mais detalhes para que possamos orientar. Estamos à disposição.
  • Maria de Fatima
    Bom dia Tenho problema de intestino muito preso e gases minha barriga fica grande e inchada chega a ficar dolorida. A babosa seria bom pra regularizar o intestino?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Maria de Fátima. A Babosa em cápsulas pode ajudar sim, mas tem outras plantas que também ajudam, como o psyllium, inulina e PEG 4000. Se quiser, pode começar com a babosa 300mg 3 vezes ao dia. Entre em contato conosco para que possamos avaliar o seu caso melhor e talvez montar um programa para que o seu intestino não acostume com a babosa. Existe a necessidade de controlar também a alimentação e fazer exercícios físicos. Estamos à disposição.
  • Luzia
    Olá! Quem tem problemas cardíacos pode consumir a vitamina de babosa com mel, canela, mamão e água?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Luiza, pode consumir de maneira não exagerada, para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Raimundo alves neto
    Tenho hemorroida posso usar supositório. De Barbosa todos os dias e pode vira laxante
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Raimundo. O tratamento de hemorroidas não deve ser apenas sintomático e local. Deve ser avaliado a presença de varizes, ressecamento de fezes, uso de algum medicamento que tenha esse efeito colateral, controle alimentar, consumo de água, etc. Entre em contato com nosso fitoterapeutas e nos informe sua idade, que tratamentos faz, que medicamentos usa, etc. Assim poderemos te orientar. Estamos no seu aguardo.
  • Ranieri
    É preciso congelar a babosa antes de usar como supositório? Não dá problema assim, introduzir gelo no ânus?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ranieri. Nós não conhecemos o uso da babosa dessa forma. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações. Estamos à disposição.
  • Brenda
    Começei a tomar gel do sumo da babosa,(100ml por dia foi o que me indicarão) mas depois de 8 dias tomando me deu diarréia! (Estou com 8 dias com diarréia) O que será que aconteceu? Será que a dosagem foi demais? Devo continuar tomando?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Brenda. A Babosa possui um ativo que é irritante da mucosa intestinal. O seu uso deve ser feito com cuidado no preparo. Em primeiro lugar, ao cortar a folha da babosa, ela deve ser colocada de pé, para que todo o líquido amarelo possa ser eliminado, pois é a parte irritante e causadora de cólicas. Depois, para poder usar, você deve descascar a parte verde com uma faca afiada, para evitar qualquer resíduo desse líquido que se encontra entre o gel e a casca. O gel pode ser ingerido e a dosagem pode variar de acordo com a necessidade, mas geralmente é cortado um pedaço da folha com 2 dedos de largura, descascado e usado. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Babosa, uma planta famosa que possui efeito laxante e cicatrizante