2026-01-28

Kawa Kawa: Como essa cápsula combate estresse e insônia?

Conheça nossas fórmulas magistrais para Kawa Kawa.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     90 cápsulas pó de 350mg,     90 cápsulas Hipérico E.S. 150mg + Kawa Kawa E.S. 100mg,     60 cápsulas de Kawa Kawa extrato seco 200mg,     90 cápsulas Kawa Kawa extrato seco (E.S) de 100 mg ,     90 cápsulas Hipérico E.S. 150mg + Kawa Kawa E.S. 100mg (Kit com 2 frascos),     60 cápsulas de Kawa Kawa extrato seco 200mg (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas Kawa Kawa extrato seco (E.S) de 100 mg (Kit com 2 frascos),     Tintura 100mL,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     

Índice do conteúdo

 

kawa-kawa-beneficios-como-tomar

Chega de dúvidas na hora de entender para que serve a cápsula de kava kava! Esse fitoterápico auxilia no manejo de estresse, insônia e age como relaxante muscular. No artigo de hoje, nossa farmácia te explica com detalhes os benefícios dessa erva com cápsulas com o menor preço!

Reserve sua fórmula de Kawa Kawa!

✅ Opção mais natural para enfrentamento de desafios na rotina

✅ Tratamento de nervosismo, estresse, ansiedade e insônia

✅ Relaxante suave

✅ Fórmulas magistrais com 60 cápsulas ou 90 cápsulas

✅ Fórmulas de Kawa Kawa com Valeriana e Kawa Kawa com Hipérico

A rotina ficou mais moderna, com mais tecnologia e ritmo acelerado, mas será que a vida ficou mais fácil?

Com boa parte da população sofrendo de tensão e noites mal dormidas, fica difícil concluir que as coisas estão mais simples.

E agora?

A Fitoterapia oferece opções diferentes para inspirar fundo e relaxar em meio à correria. Uma delas é a Kawa Kawa, uma erva utilizada há milênios nas ilhas do Pacífico e que possui propriedades calmantes sem ser sedativa. Veja o porque ela pode ser sua nova aliada contra insônia e ansiedade!

kawa-kawa-com-valeriana-com-hiperico

 

Comprar Kawa Kawa

Para que serve Kawa Kawa?

Esse rizoma serve como um modulador natural do sistema nervoso, sendo reconhecida para tratamento de estágios leves de ansiedade, nervosismo e tensão, o que por si só já traz benefícios para noites mal dormidas.

As partes utilizadas são seus rizomas! Em geral, seus componentes são:

  • Lactonas (kavalactonas, 18 tipos identificados e 6 com grande importância farmacológica, como a kavaina)
  • Flavonoides (flavokavainas)
  • Minerais (ênfase no potássio)
  • Ácidos orgânicos (benzóico e cinâmico)
  • Taninos
  • Esteróis
  • Ésteres
  • Carboidratos

Confira cada ação no corpo:

  • Ansiolítica
  • Relaxante muscular
  • Indutora no sono (hipnótico leve)
  • Possível ação neuroprotetora
  • Analgésica (leve)

E é vendida na forma de:

  • Cápsulas
  • Tintura

kawa-kawa-para-que-serve-em-capsulas

 

Comprar Kawa Kawa

E quais são suas indicações de uso?

Se você está na busca de um aliado mais natural para tolerar melhor a vida agitada ou e enfim dormir com tranquilidade quando se deitar, esse fitoterápico pode ajudar muito bem!

  • Indicada para tratamento de nervosismo
  • Melhora ansiedade leve e questões relacionadas ao sono, melhorando a qualidade do sono
  • Ajuda sensivelmente nas cefaleias tensionais e enxaqueca
  • Possivelmente, em decorrência da diminuição de hiper estímulos, favorece o desempenho cognitivo e protege seus neurônios
  • As leves propriedades analgésicas podem ser usadas como coadjuvante no tratamento de cólicas menstruais; é recomendado também para irritação dentro dos ciclos menstruais.

O efeito do Kawa impacta no sistema límbico, mas o que isso significa? A Kawa Kawa favorece a atividade "seletiva" dentro do cérebro, em seu "centro emocional", já que o sistema límbico nada mais é que um conjunto de estruturas responsáveis por gerir emoções, memórias de longo prazo e até... respostas de sobrevivência, como o instinto de luta-ou-fuga e o ciclo de vigília-sono.

Então o que a Kawa Kawa faz, de forma resumida e ainda aberta a novas evidências, é modular áreas que regulam a excitação emocional. A kavaina é um componente indicado como responsável por amenizar a hiperatividade da amígdala, que se torna hiperestimulada em resposta à estímulos externos negativos, como problemas, atrasos, imprevistos... E uma amígdala menos reativa significa menos sensações de medo e pânico; ou aquela ansiedade generalizada.

Mas o interessante deste fitoterápico é que seus efeitos ansiolíticos são estudados por não causarem um efeito sedativo, tipo quando você toma um calmante que te dopa no dia seguinte. Então mesmo que seja indicada como um fitoterápico para melhorar ciclos de sono, não é porque é Kawa Kawa que vai te derrubar, pelo contrário: a diminuição de resposta aos desgastes diários melhora a promoção de sono por consequência indireta; não é tomar-dormir.

Embora ainda não se conheça todo o mecanismo de ação da Kawa, os estudos já permitem que ela seja usada como um fitoterápico capaz de promover maior bem-estar em relação à problemas envolvendo irritação e respostas ansiosas do nosso corpo. Mas vale fazer ressalvas relativas a faixas etárias, então não se esqueça da restrita utilização do produto para pacientes de idade adulta! Recomendamos a utilização do produto sempre com responsabilidade.

kawa-kawa-ansiedade-da-sono

 

Comprar Kawa Kawa

Que horas tomar?

Se você se pergunta quanto tempo para fazer efeito ou se dá sono logo depois de ingerir, não se apresse! Vamos explicar certinho:

🌤️ Para efeito diurno contra a ansiedade, é possível dividir as doses ao longo do dia.

🌛 Para auxiliar o sono: tomar uma dose 30 minutos a 1 hora antes de dormir.

Mas antes de sair tomando por conta própria, melhor falar com nossos fitoterapeutas para conferir a melhor opção para você, combinado?

 

Comprar Kawa Kawa

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a posologia para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Afinal, é sempre recomendado não ultrapassar a dose para sua segurança. Em geral, o Kawa Kawa 100mg 60 cápsulas aparece muito entre recomendações na internet, mas existem outras dosagens, como a dose de 120 mg por dia ou 200mg. Depende das suas condições de saúde atuais e quão graves estão esses desgastes relacionados ao estresse. O fato é que pacientes jamais devem ingerir o produto (ou qualquer outro fármaco) sem orientação

Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar a Kawa Kawa da melhor forma.

kawa-kawa-que-horas-tomar-dosagem-usual-quanto-tempo-para-fazer-efeito

 

Comprar Kawa Kawa

Afinal o que é a Kawa Kawa?

Kawa Kawa é uma planta muito comentada para ansiedade e distúrbios relacionados ao sono, afinal, a Kawa Kawa possui esses princípios ativos discutidos acima que favorecem a calma mesmo entre uma rotina atribulada. Mas além dessa sugestão de uso, essa planta tem uma história muito rica lá nas Ilhas da Oceania. O nome científico dela é Piper methysticum, da família Piperaceae. Sim, apesar de ser uma erva do mesmo gênero que boa parte das pimentas (Piper), a ação dela não é estimulante, pelo contrário: induz a calma necessária para momentos moderados de ansiedade e falta de sono.

O nome "kawa" ou "kava" vem do tonganês e do marquesano, que são idiomas pertencentes às ilhas do Pacífico. No entanto, se mapeia a origem dessa planta mais especificamente no Vanuatu, um país que ocupa o arquipélago na Oceania. Um fato importante a ser mencionado é que a região tem uma cultura diversa, pois as ilhas — mesmo que pertençam à a grande cultura polinésia — carregam distinções geográficas relevantes. São mais de mil ilhas, as quais formam uma área triangular no Oceano Pacífico e que engloba o Havaí, Nova Zelândia e a Ilha de Páscoa. É uma região tão plural que a kava existe no Havaí, mas não na Nova Zelândia — e existe uma planta parecida, com mesmo nome popular, mas de espécie distinta (Piper excelsum).

Trata-se de um arbusto perene, geralmente alcançando 3 metros de altura e com folhas bem grandes, parecendo um coração. Sua parte mais valorizada é o rizoma, de onde são extraídas as suas propriedades medicinais. Prefere solos férteis e climas quentes e úmidos, então dá para entender o porquê ela cresce no Havaí, mas não na Nova Zelândia.

Outros nomes para a kava incluem:

  • ´awa (Havaí)
  • ´ava (Samoa)
  • yaqona ou yagona (Fiji)
  • sakau (Pohnpei)
  • seka (Kosrae)
  • malok ou malogu (partes de Vanuatu)

Muitas dessas ilhas também foram colonizadas por nações estrangeiras, o que impacta na exploração de recursos naturais e de povos nativos. A Kawa Kawa não está isenta disso!

A bebida da planta fresca já era usada em cerimônias e na medicina polinésias há milênios, mas o preparo a partir do rizoma seco surgiu como uma estratégia para driblar a proibição de missionários cristãos entre o século XVII e XIX. A tradição sobreviveu, tanto que hoje sabemos de variedades da espécie e de distinções entre kava nobre e kava não-nobre.

O uso tradicional da kava, em geral, envolve um preparo do rizoma de Piper methysticum fresca ou desidratada em uma tigela grande, macerada e então misturada com água ou leite de coco; para então ser coada em filtro de pano. É bebida em uma tigela comunitária ou então com pequenos recipientes que "bebem" da tigela maior. A bebida é acinzentada, com sabor ligeiramente picante e com notas amargas; e o rizoma fresco traz um sabor mais forte do que o rizoma desidratado. Antes, os rizomas eram mascados para o preparo, mas costuma-se macerar mecanicamente na atualidade.

O aspecto coletivo de preparar e beber a kava tradicional é um lado muito importante dessas culturas, socializando pessoas e perpetuando tradições orais. Existem nakamals em Vanuatu, que são locais para encontros tradicionais.

O capitão James Cook foi o primeiro estrangeiro a escrever no mundo ocidental sobre a Piper methysticum, a partir de suas viagens pelos mares do Oceano Pacífico em meados da década de 1760. Quando as ilhas foram invadidas e colonizadas pelos ingleses e pelos franceses, a espécie foi banida com a justificativa da falta de higiene do preparo, que envolvia mascar o rizoma da planta; no entanto, foi também uma técnica de interromper ritos tradicionais — além de impactar, por consequência, a saúde e bem estar de povos nativos da região.

Quando você optar pela Kawa Kawa para cuidar da sua saúde, saiba que é uma espécie tradicional capaz não de apenas te auxiliar nos estresses da vida diária, como também é um símbolo de conhecimento ancestral que sobreviveu à duros golpes coloniais.

kawa-kawa-o-que-e-cha-composta

 

Comprar Kawa Kawa

Kawa Kawa emagrece?

Não. A Kawa Kawa não possui propriedades específicas que reduzam taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo. Não há estudos suficientes em humanos que atestem sua capacidade específica de emagrecer, nem de engordar. Seu foco principal é o bem-estar mental e o relaxamento, ou seja, para sintomas moderados de ansiedade e insônia.

O que esta planta pode fazer é ajudar no seu tratamento de ansiedade através da manutenção de estresse. Isso pode contribuir com uma série de fatores que favorecem uma vida equilibrada, por exemplo:

  • Redução de compulsão alimentar e da sensação de fome
  • Melhora da disposição, o que ajuda a ter ânimo para preparar refeições equilibradas
  • Ciclos de sono mais regulares

Esses fatores não eliminam exatamente a gordura, mas te cercam de condições favoráveis para cuidar da saúde de forma completa, envolvendo maior calma na alimentação e maior disposição para manter exercícios físicos.

Se você sente muita fome e ansiedade, um médico deverá ser consultado. O ideal é buscar orientação de um profissional habilitado da área da Psicologia e Nutrição! O emagrecimento é uma jornada de muitas ações e atendimento médico multidisciplinar, com mais de um profissional de saúde envolvido. Cada corpo é único, então cada orientação médica avaliará suas necessidades específicas.

Confira nossas 7 Dicas de emagrecimento saudável com plantas!

Para não cair em ciladas, há nosso outro informativo que você pode ler clicando aqui "Emagrecer rápido e fácil é possível? Cuidado com as Fake News!".

kawa-kawa-emagrece-com-passiflora

 

Comprar Kawa Kawa

Kawa kawa: efeitos colaterais e contraindicações

Alguns de seus efeitos adversos são erupções cutâneas temporárias, pele seca, alterações leves em exames de sangue (envolvendo redução redução dos níveis de proteínas plasmáticas, uréia, bilirrubina, hipoproteinemia), hipertensão e tontura. A qualidade da matéria-prima é crucial, então sempre busque as melhores farmácias de manipulação — como a Oficina de Ervas!

Esses efeitos são reversíveis e geralmente associados com superdosagens ou uso prolongado desse fitoterápico. Na superdosagem aguda, o tratamento deve ser instituído com passagem de sonda nasogástrica seguida de esvaziamento e lavagem gástrica. Portanto, vale reforçar que não se deve ultrapassar a dose, mesmo durante o tratamento de ansiedade e distúrbios do sono. Sempre siga corretamente o modo de usar.

Esta erva tem mais de uma contraindicação. Veja abaixo:

  • Não recomenda-se Kawa Kawa a gestantes ou lactantes. Portanto, se você pensa em engravidar, está já em algum estágio da gravidez ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize este fitoterápico. Ou seja, não deve ser utilizado por mulheres grávidas (válido para mulheres cis ou homens trans).
  • Não é indicado para pessoas com hipersensibilidade ou alérgicos aos seus componentes.
  • Não é indicado para menores de 18 anos. Irritação, nervosismo e falta de sono acontecem na infância e na adolescência, mas não há estudos sobre a sua segurança em menores de idade. Caso você tenha uma criança ou adolescente em casa que precise de ajuda, é melhor consultar pediatras e psicólogos antes de usar fitoterápicos ou demais medicamentos para garantir segurança durante estas fases da vida, que são complexas. No geral, é voltado para pacientes de idade adulta, então nada de oferecer qualquer fitoterápico à menores de 18 anos sem orientação médica!
  • Evite este fitoterápico caso já faça tratamento com antidepressivos ou sedativos; caso tenha histórico de doenças hepáticas, ou caso use anti-histamínicos.
  • Este medicamento não deve ser utilizado caso o consumo de álcool faça parte da sua rotina. Não consuma bebidas alcoólicas durante o tratamento da ansiedade, nervosismo ou problemas com sono que envolvam medicamentos.
  • Há riscos de toxicidade hepática: Riscos sérios de lesão no fígado estão associados principalmente ao uso de extratos de baixa qualidade e/ou consumo excessivo. Para evitar danos sobre o fígado, é recomendado não ultrapassar o que farmacêuticos, fitoterapeutas e demais profissionais da saúde recomendarem.

 

Comprar Kawa Kawa

Como armazenar sua Kawa Kawa com segurança?

Valem as recomendações básicas! O medicamento se manterá próprio para o consumo respeitando as seguintes regrinhas:

  • Proteger da luz
  • Armazenar em temperatura ambiente
  • Manter longe do calor e da umidade
  • Consumir a Kawa sempre respeitando o prazo de validade indicado na embalagem

 

Comprar Kawa Kawa

Kawa Kawa: preço e onde comprar

Compre Kawa Kawa 100mg e muitas outras opções deste fitoterápico no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

kawa-kawa-efeitos-colaterais-comprar

 

Comprar Kawa Kawa

Referências

https://en.wikipedia.org/wiki/Kava

https://kavasociety.com/blogs/default-blog/kava-vs-kawakawa-and-the-maori-memories-of-kava

https://www.konakavafarm.com/articles/history.html

https://www.bulakavahouse.com/blogs/bula-kava-house-news/a-brief-history-of-kava

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/KAWA-KAWA.pdf

https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/e3bf3fb2-452e-4375-845e-ecea013b0a80/content

https://hortodidatico.ufsc.br/kava-kava/

Comentários


  • Lucia
    Li o artigo e fiquei na dúvida. A Kava Kava é o mesmo pé (porte ) igual a pariparoba? O pé entre nós e floração entre os nós e folhas, uma espiquinha branca? É a mesma ? Só diferencia folhas? KAVA kava folha brilhosa e a pariparoba folhas maiores e ásperas?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Lúcia.

    A Pariparoba e a Kawa Kawa são espécies diferentes, apresentando algumas semelhanças pois pertencem à mesma família botânica (Piperaceae).

    A Pariparoba é originária da América do Sul e encontra-se em várias regiões do Brasil. Já a Kawa Kawa é cultivada nas ilhas do Pacífico Sul.

    https://www.oficinadeervas.com.br/pariparoba-caapeba
    https://www.oficinadeervas.com.br/kawa-kawa

    Qualquer dúvida, entre em contato conosco:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
    https://www.oficinadeervas.com.br/zap

    Estamos à disposição
  • Aparecida Borges
    Boa tarde,, Moro na zona rural de Bonfinópolis Go,, sempre faço meus tratamentos com plantas,para mim e e minha família,,e tenho um vizinho,com 30 anos, que é diabético tipo 1,,ele tem um quadro muito forte de ansiedade,come muito e está bem acima do peso, estou compondo uma fórmula natural para tratar a ansiedade dele,,,, só tenho dúvidas,, quanto a dosagem a ser usada de Kawa Kawa,,, obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá aparecida,

    Dose diária: droga vegetal ou extratos, equivalente a 60–210 mg de kavapironas ou 100 mg do extrato padronizado (70% de kavapironas), três vezes ao dia; na concentração de 30%, a dose é de 200 mg três vezes ao dia.

    Portanto a dosagem deve ser calculada de acordo com o tipo de extrato que você tem na fórmula.

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Kawa Kawa: Como essa cápsula combate estresse e insônia?