O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. Foi descoberto em pesquisa na PUCRS que na raiz de uma hortaliça chamada azeda possui cem vezes mais resveratrol do que o suco de uva ou o vinho. (Jornal Folha de São Paulo). Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para a saúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.
Estudos parecem indicar que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL (o "mau colesterol) e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL, (ou "bom colesterol). (O LDL, principalmente no seu estado oxidado, pode acumular-se nas paredes dos vasos sangüíneos, levando à formação de placas de ateroma. Essas placas dão origem à aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sangüíneos).
O resveratrol favorece a produção, pelo fígado, de HDL; e a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.
Estudos parecem indicar também um efeito benéfico do resveratrol na prevenção do câncerPB / cancroPE, pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais, através da inibição da proteína NF Kappa B, está envolvida na regulação da proliferação celular.

O resveratrol é um polifenol (polifenois) que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. Foi descoberto em pesquisa na PUCRS que na raiz de uma hortaliça chamada azeda possui cem vezes mais resveratrol do que o suco de uva ou o vinho. (Jornal Folha de São Paulo).

Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para a saúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.

#BLOG-POLIFENOIS#

Estudos parecem indicar que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL (o "mau colesterol) e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL, (ou "bom colesterol). (O LDL, principalmente no seu estado oxidado, pode acumular-se nas paredes dos vasos sangüíneos, levando à formação de placas de ateroma. Essas placas dão origem à aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sangüíneos).O resveratrol favorece a produção, pelo fígado, de HDL; e a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.

Estudos parecem indicar também um efeito benéfico do resveratrol na prevenção do câncerPB / cancroPE, pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais, através da inibição da proteína NF Kappa B, está envolvida na regulação da proliferação celular.

Wikipedia

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Roberto
Pelo fato de o resveratrol ser obtido da casca da uma, a cor do suplemento não deveria ser roxa conforme a uva? Desculpe, é só curiosidade... É que compre um suplemento aí na Oficina de Ervas resveratrol, e veio as cápsulas meio branca...
⇒ Oficina de Ervas: Olá Roberto. O Resveratrol é um ativo isolado e independe de qual espécie vegetal ela é obtida, já que o resveratrol existe em várias espécies, e não somente na casca da uva. Ele é um dos polifenóis produzidos pelas plantas e servem como protetores contra ataques de microorganismos e insetos. O laudo do ativo resveratrol indica que o pó é branco com as demais características aprovadas pela análise do fabricante e distribuidor. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• José Luiz Dal Bosco
Olá! Curiosidade! Gostaria de saber se todo resveratrol é da cor branca ou há cor diferente dependendo da origem?
⇒ Oficina de Ervas: Olá José, O resveratrol pode ser obtido de diversas plantas e por ser um ativo isolado, geralmente ele é um pó branco ou de cor creme muito claro. Não conheço o processo de obtenção do resveratrol, pois nós obtemos a matéria prima dos distribuidores farmacêuticos e esses recebem o produto de fabricantes internacionais. O importante é ter o laudo e a análise com o teor acima de 98%. Caso você queira uma cópia do laudo, pode entrar em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


Artigo Losna é artemísia? Entenda para que serve essa erva amarga! 25 Abr 2024 Artigo Damiana e Chanana são a mesma coisa? Entenda os benefícios! 19 Abr 2024 Informativo Saúde da Pele de dentro pra fora: Como cuidar além da Alimentação 10 Abr 2024 Artigo Sabugueiro: é planta medicinal? Entenda para que serve 27 Mar 2024 Artigo Amora: Para que serve e benefícios 25 Mar 2024 Artigo Jasmim: benefícios e usos medicinais 25 Mar 2024

Ver Outros Conteúdos