Menopausa: Sintomas, Tratamentos naturais, Sugestões Fitoterápicas

O que é a menopausa? Em que idade começa?

Sendo um período fisiológico após a última menstruação feminina, a menopausa frequentemente tem início em mulheres com idade após os 45 anos. A menopausa também é caracterizada pelo encerramento dos ciclos de ovulação e também menstruais.

Alguns incidentes podem ajudar a mulher a identificar o início desse intervalo de tempo e como se preparar para essa fase. Após o último fluxo menstrual, ela entra num período chamado de climatério.

O climatério é a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva, e o corpo reage perante essa mudança. A mudança mais forte é a interrupção na produção de estrogênio e progesterona que são os hormônios femininos.

Mesmo que seja uma fase comum a todas as mulheres, é preciso estar ciente que ela causa alguns sintomas, e tratamentos são disponibilizados para minimizar os efeitos desse momento.

Sintomas da menopausa

O climatério não possui uma data definida para começar, porém alguns sintomas servem de sinais para o momento próximo da transição.

Alterações no humor e no corpo, incômodos como ondas de calor, suor excessivo e cansaço são os sintomas mais comuns durante esse período. Porém, é a intensidade do fluxo menstrual que caracteriza o início da menopausa

Além das mudanças comuns, outros sintomas podem ocorrer na mulher e que a afetam tanto no aspecto físico como também no comportamental. Suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, ressecamento vaginal, batimentos cardíacos mais acelerados, problemas de memória e concentração e até osteoporose podem ser sintomas decorrentes da menopausa.

Entretanto, nem todas as mulheres sentirão esses sintomas. Eles variam de mulher para mulher e como o metabolismo reage frente a essa transformação. Outros casos, por exemplo, que se encaixam nesse conceito são os calafrios, incontinência urinária e aparecimento de espinhas, porém são sintomas menos frequentes de ocorrer mas que podem ser comuns dependendo do organismo.

Tratamentos para menopausa

Consultando um ginecologista, a mulher terá conhecimento de qual tratamento será mais adequado para minimizar os efeitos do climatério. O mais comum é a reposição hormonal com medicamentos alopáticos e/ou fitoterápicos que faz com que a progesterona e o estrogênio voltem a níveis satisfatórios no organismo amenizando os sintomas da menopausa.

Fitoterapia auxilia na menopausa

Muitas plantas medicinais são recomendadas durante essa fase. Boas opções para amenizar os sintomas do climatério são plantas como:

Tem dúvidas? Fale com um fitoterapeuta clicando aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Liliam
Bom tenho 41 anos e não sei se to entrando na menopausa praticamente meu ciclo menstrual veio assim bem pouco não precisei usar moldes mas toda vez que eu ia urina saia um pouco mais de sangue fiquei 13 dias assim nos pingos será menopausa
⇒ Oficina de Ervas: Oi Liliam, tudo bem? O período do climatério, que antecede a menopausa, pode ter sintomas variados e um deles é esse, mas para ter certeza é importante que você faça uma consulta com o seu ginecologista. Assim ele pedirá exames das taxas hormonais e os demais se houver necessidade. Como você ainda é nova, pode ser que consiga regularizar a menstruação com medicamentos alopáticos ou plantas, mas antes disso, o mais importante é saber o diagnóstico médico correto. Pode entrar em contato conosco pelo emai farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16)98234-0111 assim que tiver o diagnóstico. Estamos à disposição.


• Eliane maria de santana
Boa tarder mim chamou Eliane tenho 48 anos ja tendou todos sintomas meno calor isso não sinto nei ironia tão pouco meus sintomas muitas mestrucao depois para depois dinovo mês todos mestruado
⇒ Oficina de Ervas: Olá Eliane. Para avaliar o seu caso é melhor você entrar em contato com nossos fitoterapeutas e informar sobre seus exames. Que tratamento o médico indicou? Faz uso de algum medicamento? Quais sintomas apresenta? Estamos à disposição.


• Alessandra
Boa noite! Tenho 51 anos e não menstruo há quase 3 meses. Estava sentindo ondas de calor que iniciavam no peito e iam até o rosto, que parecia estar com al cabeça dentro do forno...😣. Comecei a usar Amora miura 2 vezes ao dia e maca peruana vermelha, 500 mg de manhã e aliviou bastante os fogachos!! Quais outros fitoterápicos você sugere para adicionar em uma fórmula contendo a maca, amora e outros? Obs: Sou hipertensa. Desde já eu agradeço!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Alessandra. Existem outras plantas que ajudam a melhorar os sintomas da menopausa, como a Cimiciguga, Vitex e Dong Quai. https://www.oficinadeervas.com.br/cimicifuga https://www.oficinadeervas.com.br/vitex https://www.oficinadeervas.com.br/dong-quai A associação pode ser feita de acordo com suas necessidades. Provavelmente seus sintomas aumentam com a idade. Para mais orientações clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Marisa
Gostaria de uma fórmula completa para a menopausa Sinto o calorão ,secura vaginal e falta de libido total Tenho 54 anos , faz 3 anos que entrei na menopausa,
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marisa Existem várias plantas que podem ser usadas para diminuir os sintomas da menopausa como o Dong Quai, Amora, Cimicifuga, Isoflavona, Red Clover, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/dong-quai https://www.oficinadeervas.com.br/amora https://www.oficinadeervas.com.br/cimicifuga https://www.oficinadeervas.com.br/isoflavona https://www.oficinadeervas.com.br/trevo-vermelho Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para orientações, pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe se tem algum problema de saúde, quais medicamentos faz uso e se já teve ou tem alguém na família com câncer de mama ou útero. Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos