Lípia alba: para que serve o uso medicinal

Quando o estresse e a ansiedade tomam conta da nossa vida, uma ajuda extra é sempre bem-vinda! E a Lippia alba é uma planta que pode nos ajudar devido suas propriedades medicinais calmantes. Vamos conhecer melhor os benefícios dela? Neste artigo, veremos para que serve a Lipia e seu uso medicinal.

 

Comprar Lípia

O que é a Lípia?

A Lípia é uma planta bem comum nas Américas, distribuída em todo o Brasil. Mas esse não é o único nome dela! Outros nomes comuns são cidreira, chá-de-tabuleiro, cidrila, alecrim selvagem, cidreira-brava, falsa-melissa, melissa brasileira e erva-cidreira.

E já que citamos "falsa-melissa" e “melissa brasileira”, vamos logo tirar a sua dúvida: A Lipia não é a Melissa officinalis. O nome científico da planta que estamos falando hoje é Lippia alba, que é da família botânica Verbenaceae — diferente da Melissa. A origem delas também é diferente: A Lipia é nativa das Américas, vindo desde o sul do Texas até a América do Sul; enquanto a Melissa é natural do sul da Europa, no Mediterrâneo, percorrendo até a Ásia Central.

Mas as duas plantas tem certas semelhanças no quesito indicações para a saúde: ambas popularmente são usadas para aliviar a tensão e insônia.

O nome "Lippia" — atribuído ao gênero botânico e nome popular da planta — é uma homenagem ao botanista, médico e naturalista Augustin Lippi (1678-1704). Já "alba" vem do latim albus, que significa branco e faz alusão às flores da Lípia, que são esbranquiçadas e podem chegar a tons rosáceos.

É uma espécie espontânea que cresce em terrenos baldios, mas também é cultivada em hortas e apreciada pela sua beleza. Em alguns locais, ela é considerada PANC — Planta Alimentícia Não Convencional — pois outras partes além das folhas podem ser consumidas como aperitivos.

Agora que você conhece mais sobre essa planta, leia abaixo outras informações sobre seu uso medicinal!

Comprar Lípia

Lipia: para que serve

O uso medicinal associado à Lípia se refere principalmente aos seus efeitos calmantes. Mas como isso acontece? Vamos conferir com mais detalhes as características e ações desta planta para entender os seus efeitos.

As partes utilizadas para o uso medicinal são as folhas, e seus componentes em geral são:

 

A Lípia possui várias ações, como:

 

Ela é vendida na forma de cápsulas, extrato fluido, tintura e a própria planta para infusões (chá). Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem várias versões para você escolher.

 

Comprar Lípia

E quais são as indicações de uso da Lípia?

A Lípia tem mais de uma indicação de uso para ajudar na nossa saúde! Como chá, costuma ser indicada para amenizar dores gastrointestinais e afecções respiratórias, e hoje as principais indicações da Lípia se concentram na capacidade ansiolítica e relaxante da planta.

 

A Lípia é bem promissora em estudos farmacológicos e, até o momento, os constituintes do óleo essencial da planta (como o citral, mirceno, limoneno) são indicados como responsáveis pelos efeitos sedativos e relaxantes no corpo, que podem desencadear uma cascata de efeitos benéficos a nossa saúde. O linalol também está relacionado com a regulação de humor e alívio de estresse.

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde e a forma que você prefere consumir a Lípia, já que ela está disponível de várias formas.

De forma geral, ela pode ser consumida das seguintes formas:

 

Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Lípia da melhor forma.

 

Comprar Lípia

Lípia: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Lipia é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos e diarreia. Existem outros lembretes importantes para o consumo da Lipia:

 

Comprar Lípia

Lipia: preço e onde comprar

Você pode comprar a Lipia no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

http://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/lippia-alba-mill-n-e-br-ex-britton-p-wilson

https://www2.ufjf.br/noticias/2022/04/11/artigo-da-ufjf-esta-entre-os-mais-citados-em-revista-internacional/

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2016/10/reportagem-mostra-varias-plantas-conhecidas-como-cidreira.html

https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/480

https://www1.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Botanica/RBPM-RevistaBrasileiradePlantasMedicinais/comunicacao1.pdf

https://cointer-pdvagro.com.br/wp-content/uploads/2019/02/O-USO-POPULAR-DE-Lippia-alba-Mill-NE-Br.-COMO-FITOTERÁPICO-NA-REGIÃO-NORDESTE-DO-BRASIL.pdf

https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6463/3931

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Tertuliano Vital Santos
Boa noite, eu gostaria de saber como faço pra fazer e tomar o chá de Lipia e se é bom para o estômago e Intestino irritável e Anciedade e Nervoso e insônia muito grande e dores no estômago e no Esofagite Erosiva Inflação moderada e Alérgia
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tertuliano. Você pode preparar o chá de Líppia através de infusão das folhas. Pode tomar até 3 xícaras ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/lipia Essa planta possui ação calmante, diminui formação de gases e cólicas. Não tome durante ou logo após as refeições, pois pode piorar a esofagite, pois a ingestão de líquidos junto com refeições provoca o risco de refluxo. Quem tem refluxo deve evitar tomar líquidos nas refeições, além de outros cuidados: Não deitar ou fazer esforço físico após comer; Evitar comer muito nas refeições, mesmo que tenha que comer mais vezes ao dia; Evitar alimentos de difícil digestão; Elevar a cabeceira da cama para evitar o refluxo noturno. https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/acabe-com-este-vai-e-volta-vamos-aprender-sobre-o-refluxo No caso da esofagite, a planta indicada é a Espinheira Santa na forma de extrato fluido. Essa é a forma mais concentrada e possui ação cicatrizante e analgésica. Pingue 20 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tome antes do café, almoço e jantar. Faça o tratamento por pelo menos 2 meses, tomando os cuidados para que não volte a doer, pois quem tem refluxo, geralmente corre o risco de voltar a ter os sintomas. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos