O Inhame (Colocasia esculenta) pertence à família Dioscoreaceae, com nove gêneros e cerca de 850 espécies. É também chamado de taro.

A espécie usada na fitoterapia é a que apresenta os tubérculos arredondados, marrons e a casca com fiapos, como mostra a foto.

Ele foi introduzido no Brasil, vindo da África, no século XVI.

O inhame (rizomas) é um alimento de fácil digestibilidade e bastante energético, pois é rico em carboidratos. Contém quantidade moderada de vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio.

O inhame é um alimento que pode ser consumido por pacientes celíacos, pois sua composição é isenta de glúten. Ele limpa o sangue, fazendo sair todas as impurezas através da pele, dos rins, dos intestinos; fortifica os gânglios linfáticos; evita malária, dengue, febre-amarela. No caso da dengue é importante usar o inhame depois da ocorrência da doença também, para eliminar os resíduos no sangue que tornam mais dramática a recaída.

Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortalecer o sistema imunológico.

Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. Também ajuda no controle da TPM.

O inhame pode ser consumido como fitoterápico na forma de tinturas, cápsulas ou elixir.

Como alimento, a ação é a mesma.

Segue sugestão de receita:

Purê de Inhame

1/2 kg de inhame

1 xícara (de chá) de leite (pode ser o desnatado)

1 colher (de sopa) de manteiga (ou margarina light)

1 colher (de sobremesa) de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe o inhame descascado. Depois que ele estiver macio, retire do fogo e escorra. Coloque no liquidificador com o leite, a margarina e o queijo. Bata bem. Leve novamente ao fogo acerte o sal e mexa até desprender da panela. Sirva quente.

Por: Eliza Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Luís Fernando da Cruz Ferreira
Gostei do esclarecimento. Eu confundia o verdadeiro inhame fitoterápico com o inhame comercial, que lhe é inferior no referente às propriedades fitoterápicas. Obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luís. Ficamos felizes em saber que tenha gostado das informações. Agradecemos pelo comentário! Estamos à disposição sempre que precisar.


• Joana Amaral
Interessante
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Joana Ficamos felizes que tenha gostado. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


Informativo Saúde sexual masculina e Fitoterapia: entenda sobre libido, HPB e disfunção erétil! 15 Out 2026 Informativo Insônia na transição para menopausa? Acerte seu tratamento natural com fitoterápicos! 26 Ago 2026 Informativo Saúde intestinal afeta imunidade ou humor? Entenda sobre microbiota intestinal e fitoterapia! 06 Ago 2026 Informativo Plantas podem modular estresse e memória? Conheça os Adaptógenos! 02 Jul 2026 Informativo Plantas medicinais agem como remédio? Converse com quem entende! 05 Jun 2026 Informativo Combo Performance para vida ativa: Entenda sobre Pré-Treino, Termogênico, Creatina e mais! 13 Mai 2026

Ver Outros Conteúdos