Hortelã (Mentha crispa)
A hortelã é um tipo de menta que praticamente todo mundo conhece, não sendo necessária a descrição botânica da planta. As mentas são muito antigas, já faziam parte da própria mitologia grega. Conta a história que o deus Plutão ficou apaixonado pela ninfa Menta, mas Perséfone ficou enciumada e sentiu-se traída.
Perséfone acabou por transformar aquela pobre ninfa em uma planta, destinada a vegetar nas entradas das cavernas, que para eles era a porta de entrada do inferno. Como as mentas de uma forma geral, gostam de lugar sombreado e úmido, realmente as entradas das cavernas eram locais muito propícios para o seu desenvolvimento. Conta-se também que Carlos Magno conhecendo suas virtudes decretou várias medidas de proteção às mentas. Praticamente o que se procura comercialmente na hortelã é o seu óleo essencial, e dentro deste o mentol. A hortelã como praticamente todas as mentas são utilizadas em situações bem parecidas. Normalmente possuem uma ação carminativa, digestiva, auxiliar no tratamento de cólicas pois possuem ação antiespasmódica. Possui ação analgésica, rubefaciente, anti-séptica e anti-emética.
Em algumas culturas a hortelã é muito usada, sendo um condimento do dia-a-dia na sua culinária. O exemplo típico são os pratos árabes, seria muito difícil preparar as saborosas receitas árabes sem a utilização da hortelã. Então vamos preparar um delicioso tabule, que para quem ainda não conhece é uma salada de trigo típica dos povos árabes. Escolha uma vasilha de medida, como por exemplo uma xícara de chá. Os ingredientes serão sempre em quantidades iguais, por isso escolhemos esta medida. Muito importante também é picar muito bem os ingredientes, todos devem ser picados muito miudinho. Então pegue a mesma quantidade de salsa, cebolinha, hortelã (só as folhas), tomate sem semente, cebola, pepino sem sementes, trigo já úmido e esprimido. Coloque em uma vasilha e misture bem. Tempere com muito azeite de oliva, suco de limão, sal a gosto. Deixe umas duas horas a salada na geladeira para pegar os sabores, misturando de vez em quando. Na hora de servir coloque ao redor da saladeira folhas de alface americana picadas ou então sirva em outra vasilha folhas de alface inteiras e sem temperar. Lembre-se que é típico entre os povos árabes pegar o alimento com a mão, então se algum convidado pegar uma folha de alface e colocar um pouco do tabule e fizer um charutinho para comer não se espante. Outro prato típico é no preparo do kibe, tanto cru, frito ou mesmo assado. Compre meio quilo de carne bovina, eu prefiro usar o patinho. Peça para moer duas vezes. Pegue 250 g de trigo seco e coloque em uma vasilha. Para cada medida de trigo coloque a mesma medida de água para hidratá-lo. Depois de algum tempo misture muito bem o trigo e a carne. Se tiver uma máquina de moer carne em casa seria bom até passar nela novamente a mistura para agregar bem os ingredientes. Tempere com sal, alho, cebolinha, salsa, muitas folhas de hortelã, cebola ralada e zathar (tempero sírio). Misture bem e deixe bem tampado na geladeira. Na hora de servir coloque no prato, com um garfo amasse, coloque algumas gotas de limão, e muito azeite por cima. Como guarnição deixe a vontade folhas de hortelã e barquinhas de cebola. Para o preparo destas barquinhas pegue uma cebola média a grande, corte em 4 no sentido do comprimento e separe os catáfilos (ou seja, as camadas da cebola). Na hora de comer pegue uma barquinha, encha com kibe, e coloque umas folhas de hortelã por cima. Para preparar um delicioso licor de hortelã pegue 600 gr. de álcool 60º GL (peça para uma farmácia de manipulação preparar para você), e coloque 50g de folhas secas de hortelã e deixe macerar por duas semanas. Filtre e adicione 500 g de um xarope preparado com 335 g de açúcar e 165 g de água. Para preparar o xarope leve o açúcar e a água ao fogo. Só adicione o xarope no álcool depois de frio. Coloque o líquido em uma garrafa. Sirva após as refeições.

Ademar Menezes Junior

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ellen
Eu quero saber se o xarope de hortelã da farmácia garrido pode ser medicado pra tosse em bebê de 6 meses?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ellen. Não conheço esse produto, mas pergunte ao fabricante. Fico à disposição.


• Primavera
Parabéns pelo artigo, ótimo conteúdo!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Primavera. Ficamos felizes que tenha gostado. Agradecemos seu depoimento. Abraços.


• Rosana
Vocês tem artigo sobre a Mentha arvensis / Hortelã do Campo? Estou procurando informações e não encontrei.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosana Você pode buscar mais informações no google acadêmico, scielo ou pubmed, digite o nome científico. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eliane
Gostei muito da história da hortelã, mas o principal não foi dito: este tipo trata a giardiase?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Eliane, O fitoterápico Hortelã (Mentha crispa), atua no aparelho digestivo, contra parasitas como a ameba ou a giárdia. Tem indicação para melhorar a digestão, antiespasmódica e vermífuga. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


Artigo Arroz Vermelho Fermentado baixa colesterol? Entenda os benefícios! 28 Nov 2024 Artigo Gymnema sylvestre ajuda na diabetes e emagrece? Entenda os benefícios! 25 Nov 2024 Informativo Como surgiu a Fitoterapia? Entenda os benefícios e a ciência das plantas medicinais 21 Nov 2024 Artigo Tanacetum parthenium: para que serve e efeitos colaterais 31 Out 2024 Artigo Boldo-do-Chile é o boldo verdadeiro? Confira para que serve e todos os benefícios da planta! 28 Out 2024 Artigo Camomila é bom para quê? Entenda para que serve e todos benefícios! 23 Out 2024

Ver Outros Conteúdos