Dores nas costas: Quem não conhece alguém com esta dor?

Nós usamos as costas para praticamente tudo que fazemos: andar, sentar, mexer nosso corpo... E por isso, sentir dor nesta região do corpo incomoda muito!

A dor nas costas  ou é hoje um dos problemas mais graves da saúde do nosso país.

Vamos aprender mais sobre isso?

 

Estatísticas do Brasil

No Brasil, as dores na coluna:

Agravantes do mundo moderno

Esses dados estatísticos não são à toa. No mundo moderno em que vivemos hoje, marcado pelo uso de celulares, computadores e outros dispositivos que nos fazem ficar cada vez mais sentados ou em posições nem sempre corretas para nossas costas, o problema de dores na coluna está se tornando cada vez mais um marco grave da saúde pública.

Nossas rotinas estão mais propensas a causar danos em nossa coluna, ainda mais em uma população como a brasileira, que é muito sedentária*.

*Veja o Diagnóstico Nacional do Esporte

Dores lombares e o nervo ciático

Como vimos nas estatísticas, a dor lombar é a mais comum das dores na coluna, acontecendo especialmente com pessoas que ficam muito tempo sentadas. Ela está diretamente ligada ao nervo ciático.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que origina todas as raízes nervosas do plexo lombar (as raízes L4, L5, S1, S2 e S3). Ele controla os músculos das pernas e pés e as articulações do quadril, joelhos e tornozelos. A dor no ciático vem com a inflamação desse nervo, que pode ser causada por várias condições.

O que causa a inflamação do nervo ciático

Diversos fatores podem levar à inflamação do nervo ciático. Veja os mais frequentes:

Quais são os sintomas de inflamação do nervo ciático

Os sintomas mais comuns da dor ciática são:

Quando a dor é proveniente de uma hérnia de disco, os sintomas podem ser também:

Como é feito o diagnóstico

O mais comum é o diagnóstico ser dado a partir de um exame físico chamado Teste de Lasègue, que é feito com a pessoa deitada e com a perna estendida. Então a perna é elevada, causando dor no nervo, possibilitando uma avaliação pelo médico da repercussão da dor. Também é possível ocorrer alguma fraqueza ou perda de sensibilidade onde há a dor.

Existe também a possibilidade de fazer exames de imagem como tomografia e ressonância, para confirmar se há existência de uma hérnia de disco ou algum outro problema de estrutura.

Qual é o tratamento de dor no ciático

O tratamento geralmente é feito de uma forma conservadora, como:

Nos casos mais sérios há a possibilidade de fazer cirurgia, mas é uma última opção, indicada para apenas 10% dos casos, pois a maioria obtêm resultados apenas com o tratamento convencional.

Plantas podem ajudar no tratamento da dor no ciático

Algumas plantas com ação anti-inflamatória podem ajudar bastante durante o tratamento do ciático, tanto para tomar (uso interno) quanto para passar no local (uso tópico).

As plantas para uso interno são diversas, como:

Já para uso tópico, temos dois compostos que podem ajudar:

Como prevenir dor no ciático

Medidas simples que você pode tomar no dia a dia para prevenir a dor no ciático:

Ainda está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui. Estamos à total disposição!

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Vinícius Romeiro
Trabalho o dia inteiro sentado desenhando, por isso tenho dores nas costas, o ideal é levantar de vez em quando pra tomar água e esticar o corpo.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Vinícius. É verdade, devemos sempre que possível, levantar e alongar um pouco. Pode parecer bem simples, mas é muito importante ter essa atenção. Sempre que puder, oriente seus colegas também. Estamos à disposição sempre que precisar. Abraços da Equipe Oficina de Ervas.


• MARIA DO CARMO DE SOUSA GIFFONI
Estou desesperada com dores nas costas preciso de ajuda com ervas 🌿 medicinais a procura do alívio das dores.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria, Recomendamos que passe por um médico ortopedista para verificar o motivo dessas dores. Pode estar entrando em contato com os nossos fitoterapeutas para obter informações em relação aos fitoterapicos que poderia estar usando, enquanto busca por atendimento médico. Talvez em seu caso seria interessante o UCII, Boswellia, Garra do diabo entre outros. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos