Coronavírus: saiba informações sobre prevenção e evitar transmissão

Com as notícias sobre a pandemia de coronavírus, muitas pessoas ficam sem saber como agir para prevenir o contágio. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a doença, como podemos ajudar os outros e a nós mesmos além de dicas sobre onde encontrar informações confiáveis sobre o assunto.

Mas antes, confira os dados do SUS em 17 de março de 2020 sobre o coronavírus:

 

O que é coronavírus

Os coronavírus são uma família de vírus que atacam o sistema respiratório, causando desde pequenos resfriados até doenças respiratórias mais graves. Este surto que estamos passando é de um novo vírus (SARS-CoV-2) que foi descoberto na China em dezembro de 2019 e faz parte dessa mesma família de coronavírus. Por isso, a doença causada por esse tipo de coronavírus foi nomeada como COVID-19.

 

Sintomas do Coronavírus

O Coronavírus COVID-19 possui sintomas parecidos aos de uma gripe. Geralmente é uma doença moderada, mas há possibilidade de se tornar grave em alguns casos.

Sintomas principais

Outros sintomas

A maioria das pessoas se recupera da doença sem precisar de um tratamento especial, sendo que algumas nem chegam a apresentar sintomas ou apresentam sintomas tão leves que são quase imperceptíveis.

Mas há uma parte da população que pode apresentar a forma mais grave da doença, principalmente idosos e pessoas com complicações de saúde como:

 

Em caso de suspeita, quando devo ir ao hospital?

Quem estiver com sintomas leves ou moderados, deve permanecer em casa de quarentena. Em casos de falta de ar, é necessário procurar atendimento médico imediatamente.

 

Como o coronavírus é transmitido

O coronavírus é transmitido por gotículas respiratórias expelidas pelo nariz e pela boca. Essas gotículas podem infectar as pessoas diretamente ou indiretamente, quando contaminam objetos. O vírus permanece nos objetos contaminados por horas e se alguém entrar em contato com eles, pode se infectar.

 

Como atrasar a contaminação e não espalhar o coronavírus

O COVID-19 é altamente contagioso, por isso é necessário evitar o contato com as pessoas, tanto para se prevenir quanto para não transmitir o vírus para outras pessoas.

O período de incubação do vírus é de 2 a 14 dias. Ou seja, é possível a pessoa estar infectada, transmitir a doença para outras pessoas ao redor e só descobrir que está doente depois de 2 semanas. Por isso é importante tomar todas as medidas preventivas mesmo se estiver se sentindo bem.

As principais medidas a serem tomadas são:

 

Como é feito o diagnóstico do coronavírus

O diagnóstico do COVID-19 é feito principalmente por meio de coleta de materiais respiratórios do paciente. Essas amostras vão ser analisadas nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) para detectar se há o RNA do vírus.

 

Como é o tratamento do coronavírus

Ainda não há vacina nem tratamento específico para o coronavírus, por isso a maioria dos casos está sendo tratada com remédios usados para gripe, como:

Também é necessário:

 

Plantas que fortalecem o sistema imunológico

O sistema imunológico é o sistema de proteção do nosso corpo, feito de células específicas que combatem infecções como de bactérias, vírus, fungos, etc. Quando o corpo está com o sistema imunológico forte, as doenças são combatidas de forma mais fácil e rápida.

Há diversas plantas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, como:

O Própolis Verde (ver produto), apesar de não ser uma planta, também é muito bom para fortalecer a imunidade.

 

Como a precaução pessoal influencia na rede de saúde pública

Não é possível evitar 100% de pegar o COVID-19, portanto, precisamos atrasar a infecção o máximo possível até uma vacina ser descoberta. Quanto mais seguirmos as recomendações preventivas, mais atrasaremos o contágio. Isso é importante para que o número de infectados não passe o limite das condições de atendimento dos hospitais, que é o cenário mais perigoso.

 

Dicas para lidar melhor com o coronavírus

Dica 1 - Não entre em pânico

Manter a calma é importante em um momento delicado desse, para que a situação não se agrave pelo pânico. Apenas siga direito as recomendações de prevenção passadas pelo governo e de tratamento passadas pelo médico.

Dica 2 - App “Coronavírus-SUS”

O SUS desenvolveu um aplicativo que contém diversas informações sobre o COVID-19 e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a um hospital.

Para baixar, clique nos links abaixo:

iOS (Aparelhos Apple)

Android (Outros Aparelhos)

Dica 3 - Não compartilhe Fake News

É muito importante checar as informações antes de repassá-las, pois isso pode colocar em risco a vida das pessoas. Para evitar que informações erradas sobre o coronavírus se espalhem, confira no canal Saúde sem Fake News clicando aqui.

Nesse site tem todas as respostas oficiais e atualizadas. Caso sua dúvida não esteja lá, você pode ligar para o Disque Saúde 136 ou mandar a pergunta para o Whatsapp (61) 99289-4640

 

E aí, achou interessante? Se tiver dúvidas, fale com um fitoterapeuta clicando aqui.

 

Fontes

Aplicativo Coronavírus - SUS

Sobre a doença - Coronavírus

http://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#casossuspeito

Por que o Coronavírus pode parar a sua vida?

https://www.youtube.com/watch?v=Y10vCOXxtds

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• LUIS CARLOS
UMA VEZ CONTRAINDO O VIRUS PODE VOLTAR CONTRAIR NOVAMENTE.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luis Carlos. Tudo o que se sabe sobre esse novo vírus é muito novo ainda. Não há definições sobre o seu comportamento, mas como todo vírus é capaz de sofrer mutações, pode ser que sim. Temos que aguardar a evolução das pesquisas. Abraços


• José Antonio dos Santos
Agradeço muito pelas informações, pois sou idoso e estou na área de risco, mas estou de quarentena em casa e tomando muito cuidado. Faço minhas orações todos os diase peço a Deus, que tome conta de mim, pois, sou o filho amado Dele. Abraços!!!!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá José. Ficamos muito felizes que tenha gostado, realmente toda precaução que pudermos ter nesse momento nunca é D+ . A fé é muito importante nesse momento para termos forças para lutar. Abraços.


• beatriz garcia
Gostaria de saber se vcs estao com algum complexo para imunidade? Grata!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Beatriz. Trabalhamos com alguns fitoterápicos que tem ação para equilibrar o sistema imunológico dentre elas estão a Equinácea, Unha de gato e o Astragalus. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.


• DARCY M E D PEREIRA
Gostei do artigo é muito bem explicado. Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Darcy. Ficamos muito felizes que tenha gostado. Estamos a disposição.


• Tânia Maria Lopes
Bom dia! Obrigada pela informação! Me causa estranheira o comportamento dos que conheceram o novo vírus há noventa dias atrás e não tomou nenhuma providência efetiva para que ele não se espalhasse para o mundo, isso é bastante lamentável!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Tânia. Nós que agradecemos seu retorno, infelizmente nesse momento temos que nos resguardar e seguir as recomendações para prevenção. Estamos a disposição.


• Ivete perandinim
Muito bom
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ivete. Ficamos muito felizes que tenha gostado. Estamos a disposição.


• Wasty
Boa orientação. E confiável.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Wasty. Ficamos felizes que tenha gostado, sempre fazemos os informativos com muito carinho. Estamos a disposição.


• geraldo simoes ferreira
são atitudes como a que os senhores tomaram que faz o ser humano maior. nada de esteria. Chega de fabricar terrorismo e dos que acham quanto pior, melhor. Com calma, paciência,, e intelIgência, haveremos de suplantar mais este obstáculo. Afinal como dizem os antigos cabeça foi feita para pensar, não só usar chapéu ou criar caspa.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Geraldo. Ficamos felizes com seu depoimento, realmente nesse momento temos que manter a calma e seguir as recomendações para prevenção, até que se encontre um solução. Estamos a disposição.


• Ana Carvalho
O que é muito preocupante é o fato de não termos suporte médico/hospitalar para atender a demanda, quando a situação começar a sair do controle. Nosso sistema de saúde é precário na grande maioria dos estados. O descaso com a saúde pública é histórico, nunca esses políticos desonestos, se interessam em dar dignidade ao povo. Agora que o país estava se encaminhando para sair dessa crise brutal, deixada por uns “vírus” tão devastadores quanto o corona, é atingido por essa tragédia. Que Deus tenha misericórdia do mundo!
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ana. Esperamos por dias melhores também. Deus proteja a todos.


• Luiz Reinaldo Andrade
Preciso de produtos para fortalecer o sistema imunológico. Liguei mas não atende. Tenho 65 anos e evito sair. Vcs entregam medicamentos?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luiz. Devido a pandemia não estamos tendo expediente aos sábados no momento. Trabalhamos com alguns fitoterápicos para equilibrar o sistema imunológico. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.br para que possamos auxiliar.Estamos a disposição.


• Cynthia Amaro
Parabéns pelo ótimo texto - muito claro e objetivo!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Cynthia. Ficamos felizes que tenha gostado, sempre formulamos nossos informativos com muito carinho. Estamos a disposição.


• Sandra Monteiro
Boa tarde! Existe algum composto antiviral fitoterápico aqui no Brasil? pois conheço o "Lysovir" (fototerápico) que não tem no Brasil. O que vocês tem pra oferecer relacionado ao assunto?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Sandra. Infelizmente não trabalhamos com o medicamento que informou.Existem alguns fitoterápicos que podem auxiliar a equilibrar o sistema imunológico. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.br para que possamos auxiliar.Estamos a disposição.


• JOSÉ REIS
PARABÉNS PELO ARTIGO CITADO, EXCELENTE DE UTILIDADE PÚBLICA, CONTINUEM ASSIM, MAIS UMA ORIENTAÇÃO BOA DO QUE O REMÉDIO EM ALGUNS CASOS JW.ORG
⇒ Oficina de Ervas: Olá José. Ficamos feliz que tenha gostado, estamos gratos por seu depoimento. Abraços.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos