Conheça melhor a Geléia Real - Artigo sobre Geléia Real

As propriedades da geléia real são conhecidas há séculos, mas só ficou famosa quando um médico francês, em 1953 e 1954, salvou a vida do Papa Pio XII e o manteve com um certo vigor durante anos, com o uso da mesmal. São atribuídas propriedades medicinais, afrodisíacas, rejuvenescedoras, fortificantes, ótima para o crescimento e desenvolvimento de crianças, aumento da longevidade, estimulante de apetite, além de fortalecer as defesas imunológicas. Para uso externo, apresenta ótimas características para tratamentos de pele.

A geléia real é uma pasta mole, de cor esbranquiçada, com a consistência de leite condensado, ácida e de odor característico, produzida pelas glândulas hipofaríngeas, situadas na cabeça das abelhas operárias-nutrizes de 4 a 14 dias de idade. É um alimento extraordinário, rico em açúcares, proteínas, vitaminas, lipídeos, carboidratos, hormônios, enzimas, substâncias minerais e substâncias biocatalizadoras nos processos de regeneração das células.

É o alimento natural para as operárias e zangões até o terceiro dia de idade e para as rainhas, durante toda a sua vida. Quando a larva nasce, uma nutriz imediatamente regurgita a geléia real dentro de sua cela, sobre a qual a recém-nascida fica flutuando e com a qual se alimenta durante 3 dias. Depois desse período, passa a receber uma papa que não é tão nutritiva quanto a geléia real.

As larvas escolhidas para rainhas recebem uma quantidade de geléia real muitas vezes maior do que as operárias e zangões. É por isso que crescem e vivem muito mais : 4 a 5 anos , para 5 ou 6 semanas de vida das operárias. Além disso, as rainhas continuam a ser alimentadas com ela, durante toda a sua vida, o que lhes dá incrível resistência. Isto permite que cheguem a botar 2.000 a 3.000 ovos em um só dia, nas épocas que antecedem as floradas e durante as mesmas. Esta grande quantidade de ovos representa um peso 2 a 2,5 vezes maior do que o da própria rainha. Toda essa diferença ocorre somente pela alimentação rica que a rainha recebe durante sua vida.

O método mais simples e prático para a conservação da geléia real é a refrigeração, mesmo em refrigeradores domésticos. Deve ser colocada em um frasco de vidro ou plástico escuro e bem tampado. É, em geral, comercializada misturada com mel, pois este é um bom meio conservador. Outro método é o da liofilização. É o melhor, mas exige técnica mais sofisticada e aparelhagem específica.

A liofilização remove a água e outros solventes do produto congelado pelo processo de sublimação, isto é, a água contida na geléia real é convertida diretamente em vapor de água, sem passar pelo estado líquido, conservando todas as características e propriedades do produto. Assim o resultado é uma geléia real em pó, que pode ser encapsulada e não precisa ser mantida em refrigeração.

Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Elen Bezerra dos Santos
Qual a melhor com garantia liofilizada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elen. A liofilização garante que o produto não corra o risco de degradação e por isso você pode usar a geleia real liofilizada que vai ter o mesmo efeito dela in natura. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.


Artigo Arroz Vermelho Fermentado baixa colesterol? Entenda os benefícios! 28 Nov 2024 Artigo Gymnema sylvestre ajuda na diabetes e emagrece? Entenda os benefícios! 25 Nov 2024 Informativo Como surgiu a Fitoterapia? Entenda os benefícios e a ciência das plantas medicinais 21 Nov 2024 Artigo Tanacetum parthenium: para que serve e efeitos colaterais 31 Out 2024 Artigo Boldo-do-Chile é o boldo verdadeiro? Confira para que serve e todos os benefícios da planta! 28 Out 2024 Artigo Camomila é bom para quê? Entenda para que serve e todos benefícios! 23 Out 2024

Ver Outros Conteúdos