Nome Científico: Illicium verum
Familia: Magnoliaceae

Histórico e Curiosidades: Existe uma grande confusão com o nome anis. No Brasil refere-se ao anis estrelado, só que no resto do mundo o termo "anis" ou "anis-verde" é empregado quando se refere à planta Pinpinella anisum, que aqui no Brasil é chamada de "erva-doce". Sua origem é tida como chinesa. No século XIX Lord Cavendish foi o primeiro a conhecê-la na China, e foi a pessoa que a introduziu na Europa.  Além da China, também é encontrada em estado nativo no Vietnam. O anis estrelado não é muito empregado no Brasil, provavelmente devido ao preço um tanto quanto salgado. Não é cultivado em nosso território, sendo importado principalmente da Europa. É muito empregado pela indústria farmacêutica, de bebidas e perfumaria. O nome de Illicium vem do radical latino illicere, que quer dizer "atrair e seduzir", daí vem o termo em português aliciar. E foi dado este nome devido ao aroma forte e agradável que exala, realmente seduzindo as pessoas.

Botânica: O anis-estrelado é uma árvore que pode chegar até 18 metros de altura em estado nativo, mas em cultivos procura-se amnter a planta com um porte bem mais baixo, algo como 3 a 4 metros. Produz pequenas flores amarelas hemafroditas e muito perfumadas, suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada "ponta" existe uma semente. Esta árvore parece com o pé de eucalípto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho.

Cultivo e Colheita: Por ser uma arbórea de grandes raízes, prefere solos bem drenados, ricos em húmus. Toleram temperaturas baixas, entre -5  a  - 10° C, e em locais de temperatura mais baixa e ventos fortes é necessário paredes de proteção. Prefere anbientes bem iluminados, mas podem ser cultivados em local a meia sombra. Na China o anis é muito cultivado para a obtenção dos seus frutos, muito empregado em sua culinária e para a extração do seu óleo essencial utilizado medicinalmente. No Japão é cultivado aos redores dos templos religiosos e cemitérios. A multiplicação se dá pelas sementes, e não requer nenhuma técnica especial para estimular a germinação. Também pode ser multiplicadas por estaquia.

Parte Utilizada: A parte do vegetal que se utiliza são os frutos com suas sementes. Quando utilizado para mascar, colhen-se os frutos verdes, para o preparo de decocotos e extração de óleo utiliza-se os frutos maduros e secos. Suas folhas também são ricas em óleos essenciais. A casca de seu tronco é utilizada no preparo de incensos.

Princípios Ativos: Muito rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anti-viral. O laboratório Roche possui a tecnologia para extração deste ácido do anis estrelado, e a partir desta substância isolada elobora o medicamento Tamiflu, um anti-viral potente que ficou muito famoso e teve um grande crescimento de vendas no período da "gripe aviária" e agora mais recentemente na "gripe suína".

Ação Farmacológica e Indicações: É muito parecida com as ações da "erva-doce", sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja, facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico. Indicado na Malásia para dores de cabeça, isto pode nos levar a pensar que também possui uma ação no fígado, desintoxicando-o. Alguns trabalhos científicos mostraram um efeito semelhante à peniselina. Possui ação diurética e promove a vitalidade. É muito comum o chá para cólicas intestinais para recém nascidos, mas deve-se tomar cuidado com os excessos, pois pode intoxicar as crianças.

Efeitos Colaterias: Planta muito utilizada como fitoterápico e condimento, mas o seu excesso pode causar alguns transtornos, principalmente para crianças muito pequenas. Problemas de enjôo e neurológicos foram relatados.

Ademar Menezes Junior

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ediene Maria Tenório Santos
Quero uma muda ou sementes para plantar
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ediene, Não trabalhamos com venda de mudas e sementes para plantar. Temos os frutos para fazer chá, mas alguns desses frutos podem vir com a semente. Estamos à disposição.


• Valéria
Bom dia Fiquei um pouco em dúvida sobre a planta Magnólia. Ela é um nome Tb usado para anis estrelado? O nome científico Illiciun Verum é para ânis e strelado e magnolia? Agradeço pela atenção
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Valéria "llicium verum" é o nome científico da espécie Anis Estrelado. O que ele tem em comum com a flor conhecida como Magnólia, é que são da mesma família botânica: Magnoliaceae. Para mais informações clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sol Alves
Voces cultivam? Voces conseguem os frutos inteiros? Tenho interesse para artesanato.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sol. Não temos o cultivo de plantas. Apenas usamos como matéria prima para preparo de medicamentos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Arroz Vermelho Fermentado baixa colesterol? Entenda os benefícios! 28 Nov 2024 Artigo Gymnema sylvestre ajuda na diabetes e emagrece? Entenda os benefícios! 25 Nov 2024 Informativo Como surgiu a Fitoterapia? Entenda os benefícios e a ciência das plantas medicinais 21 Nov 2024 Artigo Tanacetum parthenium: para que serve e efeitos colaterais 31 Out 2024 Artigo Boldo-do-Chile é o boldo verdadeiro? Confira para que serve e todos os benefícios da planta! 28 Out 2024 Artigo Camomila é bom para quê? Entenda para que serve e todos benefícios! 23 Out 2024

Ver Outros Conteúdos