Plugin necessário

Buscar produtos naturais

Cavalinha

Compre Cavalinha online

Categoria: Fitoterápicos/ Produtos Naturais

Cavalinha
Cavalinha
Cavalinha
Cavalinha
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter
Fórmula Magistral QTD Unitário
90 cápsulas de 300mg R$ 27,00
Tintura 60mL R$ 19,00

Veja para que serve Cavalinha

Cavalinha (Equisetum spp)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Indicada para tratamento de osteoporose e afecções articulares. Possui também ação diurética. Antiinflamatória da próstata.

FORMAS UTILIZADAS:

- Cápsula (pó da planta)

- Tintura (líquido)

- Chá (rasura)

Tags: cavalinha. equisetum. osteoporose. dores articulares. inflamações. antiinflamatório. diurese. diurético. prostatite. inflamação da próstata. fonte de minerais. sais minerais. inchaço. retenção de líquido.

 

Cavalinha

Cavalinha (Equisetum spp)
Estamos diante de uma planta que tem sua origem na pré-história, ou no período dos dinossauros, a mais ou menos 250 milhões de anos. Se trata de um ramo do Reino Vegetal muito rústico e muito simples em matéria de desenvolvimento. Em escavações arqueológicas encontra-se fósseis de cavalinha de porte gigantesco, tendo várias dezenas de metros de altura. Mas como os dinossauros, estas espécies foram extintas, sobrando apenas alguns exemplares representativos deste grupo bastante diferenciado dos vegetais atuais. As espécies encontradas atualmente são de pequeno porte, podendo chegar no máximo a 2 metros de altura, e habitando preferencialmente locais encharcados, úmidos. Possui caule de cor verde, segmentado, desprovido de folhas, áspero ao tato (parecendo que estamos pegando algo construído de areia). Na sua extremidade terminal apresenta uma estrutura de reprodução, denominada estróbilo, possuindo a função de produção de esporos. Estes esporos quando são lançados no ambiente e encontram condições adequadas para se desenvolver, germinam e dão origem a um novo indivíduo. Também se multiplicam por brotação, lançando brotos a partir das raízes, formando touceiras enormes.
Praticamente utiliza-se a planta toda como fitoterápico, menos as raízes. Procura-se cortá-la de 15 a 20 cm do solo, permitindo que o restante lance novos brotos. A secagem é rápida pois seu conteúdo de água é muito baixo. Após seca a cavalinha pode ser picada para ser utilizada como chá ou moída para ser encapsulada. Normalmente realiza-se de 2 a 3 colheitas anuais.
A cavalinha é muito rica em sais minerais, principalmente silício, fósforo e cálcio, sendo indicada como coadjuvante no tratamento da osteoporose. Além disso, possui ação anti-inflamatória de articulações, auxiliando a aliviar as dores dos joelhos e tornozelos das pessoas com problema mais acentuado de osteoporose. Também possui uma ação aquarética, ou seja, ajuda o organismo a eliminar água, sendo muito usada em fórmulas herbais para emagrecimento. Popularmente também é usada pelos homens para diminuir os sintomas de prostatites, sendo que neste caso falta um pouco mais de estudos para compreender melhor seu mecanismo de ação. Recomenda-se a cavalinha na forma de cápsulas ou no preparo do chá, sendo que neste caso deve-se ferver pelo menos uns 15 a 20 minutos para extrair os sais minerais em quantidade adequada.


Ademar Menezes Junior
OE

Formas de Pagamento

Formas de pagamentos aceitas pela Oficina de Ervas: Boleto, Cartões de Crédito e Transferência eletrônica.

Últimas Notícias

Terapia Familiar e de Casal no Espaço Oficina de Ervas Saiba Mais

Curso de Pilates no Espaço Oficina de Ervas Saiba Mais

Ver Todas Notícias

Monte sua Receita

Envie sua receita para que possamos fazer um orçamento específico para suas necessidades.

Email:
farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: 16 - 2133.4455

OE

Manipulação e fitoterápicos!

A sua saúde em equilíbrio com a natureza. Conheça os benefícios que as plantas podem proporcionar e deixe a natureza cuidar de você!

Nossa equipe tem formação para prestar atendimento à sociedade, sobre esse vasto assunto que é a fitoterapia.

leia mais