"Deixe a natureza cuidar de você."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Meu Colesterol subiu. O que isso significa?

O que é o Colesterol?

colesterol gordura no sangueO colesterol é um tipo de gordura presente no sangue e em todos os tecidos do corpo, sendo essencial para o funcionamento do organismo. Ele pode ser produzido pelo próprio corpo ou pode ser obtido por certos tipos de alimentos como carnes, ovos e leite. Apesar de sua importância, o colesterol pode trazer várias complicações quando em excesso.

 

Quais são os tipos de Colesterol e o qual a diferença entre eles?

Existem dois tipos de colesterol: o bom, chamado de HDL (High Density Lipoproteins), e o ruim, chamado de LDL (Low Density Lipoprotein).

O HDL é o bom pois ele recolhe o colesterol ruim acumulado nos vasos para ser eliminado no fígado.

O LDL é o ruim pois, quando acumulado, forma placas de gordura nas veias e artérias, que acabam entupindo-as. Com essa obstrução, o coração recebe menos oxigênio e nutrientes, levando à doenças como infarto, angina, morte súbita e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais).

Quais são os sintomas do Colesterol alto?

Não há sintomas obrigatoriamente, mas na maioria dos casos, aparecem sinais das consequências da formação de placas de gordura nas artérias, como dores no peito, falta de ar, sudorese, fadiga e palpitação. Quando as placas ocorrem nas artérias cerebrais, podem aparecer sintomas como formigamento, paralisias, sonolências e perda de fala.

Como posso descobrir antes dos sintomas aparecerem?

colesterol medicoÉ muito importante manter os exames em dia, inclusive acompanhar os níveis de colesterol, principalmente quem tem histórico familiar, que deve fazer o acompanhamento desde a infância. A partir dos 20 anos, os exames devem ser feitos de 5 em 5 anos e, a partir dos 35 anos, devem ser feitos anualmente.

E como tratar e prevenir o Colesterol alto?

Existem medicamentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim, mas o ideal é associar esse tratamento à mudanças no estilo de vida. Essas mudanças, se forem mantidas desde a juventude, irão prevenir não só o colesterol alto, como várias outras doenças.

As mudanças são as seguintes:

• Fazer exercícios, como caminhadas diárias de 30 minutos, e se alimentar de forma saudável são ações que já contribuem muito para a melhora do colesterol no sangue.

• Para quem está acima do peso, é preciso emagrecer, principalmente se o acúmulo de gordura estiver na região abdominal.

• Consumir mais fibras, que estão presentes em alimentos como frutas e grãos integrais

• Evitar gorduras trans, presentes em frituras e alimentos industrializados como congelados, salgadinhos, bolos, etc.

• Trocar os laticínios comuns pelos light, pois, apesar de conter colesterol, eles possuem menos gordura saturada. E prefira os queijos brancos, pois quanto mais amarelo o queijo, maior a quantidade de gordura nele.

• Um grande fator de mudança é parar de fumar, pois o cigarro, além de todos os danos, ainda diminui os níveis de de colesterol bom.

Mas há plantas que podem te ajudar na jornada contra o colesterol alto também, como a Cúrcuma, Melão de São Caetano, Alcachofra, Chlorella, Berinjela, Chá Verde, óleo de Linhaça, óleo de Coco e óleo de Chia. Além dessas plantas, há também o Resveratrol (um ativo muito encontrado em vinho e uvas), o Ômega 3 e o DHA, que são extraídos de peixes.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

                    

Outros informativos que podem interessar