2022-04-05

Pedra-Ume-Caá: para que serve e efeitos colaterais

Conheça nossas fórmulas magistrais para Pedra-ume-caá.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     Chá 30g Kampo de Ervas,     90 cápsulas de 300mg,     90 cápsulas de 300mg (Kit com 2 frascos),     Tintura 60mL (Kit com 2 frascos),     

Diabetes é uma doença crônica que possui tratamento e muita gente busca alternativas mais naturais para o controle da glicemia. E ainda bem que a natureza pode ajudar! Um exemplo é a Pedra-Ume-Caá, nativa da América do Sul e pesquisada por sua ação hipoglicemiante. Quer saber mais? Venha conferir para que serve a Pedra-Ume-Caá e suas propriedades medicinais!

 

O que é a Pedra-Ume-Caá?

A primeira diferença importante para conhecer a Pedra-Ume-Caá é saber que ela é, de fato, uma planta e não devemos confundi-la com a Pedra Hume, que por sua vez é um alúmen de potássio e possui outras formas e indicações de uso.

A planta é encontrada nas áreas mais secas da região Amazônica, e seus benefícios medicinais são conhecidos pelos indígenas em sua medicina tradicional, que a utilizavam como adstringente e indicavam para casos de diarréia, hemorragia e cura de afta. Hoje, a ciência busca compreender melhor os mecanismos desta planta no controle de Diabetes — principalmente a Diabetes do tipo 2 — trazendo, portanto, mais opções para o tratamento desta doença.

O nome científico da Pedra-Ume-Caá é Myrcia sphaerocarpa, mas possui também outras sinonímias científicas e nomes populares, como cambuí e cambuim. É comum chamarem de Pedra-Ume-Caá outras espécies do gênero Myrcia e todas elas fazem parte da família botânica Myrtaceae. Trata-se de um arbusto de porte médio cujas folhas possuem potencial antioxidante e hipoglicemiante.

A Diabetes é uma doença crônica e metabólica que atinge mais de 15 milhões de brasileiros hoje. As causas da Diabetes são multifatoriais, podendo ser adquirida ao longo da vida ou surgir já no nascimento. Caracteriza-se por altos níveis glicêmicos no sangue porque falta insulina ou a insulina não atua de forma eficiente, acarretando em uma cascata de consequências no corpo se não for tratada adequadamente. É aqui que a ação da Pedra-Ume-Caá torna-se muito importante: reduzir taxas hiperglicêmicas no sangue! Veremos mais detalhes a seguir.

 

Pedra-Ume-Caá: para que serve

Essa planta serve principalmente para o controle de índices glicêmicos. Os mecanismos ainda são estudados pela Ciência, mas de modo geral, a Pedra-Ume-Caá promove inibição de enzimas que quebram e processam açúcar, evitando a hiperglicemia.

Mulher testando diabetes

As partes utilizadas são as folhas, e seus componentes em geral são:

  • Glicosídeos Flavônicos
  • Óleos essenciais
  • Taninos

 

A Pedra-Ume-Caá possui ações:

  • Hipoglicemiante
  • Antisséptica
  • Antioxidante

 

E ela é vendida na forma de cápsulas e tintura!

 

E quais são as indicações de uso da Pedra-Ume-Caá?

A medicina empírica e tradicional em nosso país indica a Pedra-Ume-Caá de forma abrangente, incluindo para tratamento de diarréias e enterites. A principal indicação, porém, é para o tratamento de Diabetes.

diabetes 2

Dosagem usual recomendada

Cápsula: 1 cápsula de 300mg, 3 vezes ao dia, consumida 30 minutos antes das refeições.

Tintura: 30 gotas, 3 vezes ao dia, consumidas 30 minutos antes das refeições.

 

Pedra-Ume-Caa é utilizada para emagrecer?

Não. O consumo de chás, no geral, pode levar à diurese pelo fato de você ingerir mais líquido. Certas ervas também possuem ações diuréticas acentuadas, mas não é o caso da Pedra-Ume-Caá. É possível que o simples fato de tomar um chá favoreça mais visitas ao banheiro e diminua a retenção de líquidos que agregam peso, no entanto não há evidências que a Pedra-Ume-Caá sirva especialmente para redução de taxas de gordura corporal em metas de emagrecimento.

 

Pedra-Ume-Caá: efeitos colaterais e contraindicações

Não recomenda-se a Pedra-Ume-Caá a gestantes e lactantes. Também não se indica a crianças e pessoas com hipersensibilidade aos seus componentes. Reações adversas variam entre náusea, hipotireodismo e desconforto gástrico devido a presença de taninos.

Pacientes com diabetes devem manter o acompanhamento médico e medição de glicemia frequente, pois os efeitos hipoglicêmicos da Pedra-Ume-Caá podem potencializar medicamentos alopáticos para tratamento da doença.

 

Pedra-Ume-Caá: preço e onde comprar

Você pode comprar a Pedra-Ume-Caá no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Idoso Feliz

Bibliografia

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/PEDRA-UME-CAA.pdf

https://www.osti.gov/etdeweb/servlets/purl/20960593

https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/955/v5n1p7-15.pdf

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/GCDDSJgJsvqGsRcJNWFJp8x/?format=pdf&lang=en

http://www.floram.periodikos.com.br/article/588e2208e710ab87018b460c/pdf/floram-11-1-47.pdf

https://www.scielo.br/j/aa/a/Jt3DtvkLGsjzHt8qLbGHPNS/?lang=pt&format=pdf

https://saense.com.br/2019/07/pesquisa-sobre-fruto-amazonico-e-publicada-em-periodico-no-canada/

https://ufam.edu.br/ultimas-noticias/190-estudante-de-pos-graduacao-da-ufam-publica-artigo-em-revista-internacional-de-alto-impacto.html

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/diabetes-aumentou-16-na-populacao-mundial-nos-ultimos-dois-anos/

https://japsonline.com/admin/php/uploads/1516_pdf.pdf

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Pedra-Ume-Caá: para que serve e efeitos colaterais

Deixe seu comentário sobre:
Pedra-Ume-Caá: para que serve e efeitos colaterais