2003-01-07

Graviola e câncer: Pesquisa avalia a aplicação das folhas como agente anticancerígeno

Um estudo observou a aplicação das folhas da graviola como agente anticancerígeno. Um grande laboratório americano investiu muito tempo e recursos na pesquisa de sua eficácia no tratamento de diversos tipos de carcinomas e comprovou a eficácia em vários deles.

graviola frutoEstudos fitoquímicos mais profundos mostraram a existência de muitos grupos químicos já conhecidos nas folhas de graviola com grande atividade antitumoral. Só para dar um exemplo de seu potencial: existe uma substância química do grupo das acetogeninas que mostrou intensa atividade contra o adenocarcinoma do intestino grosso numa concentração 10.000 vezes menor do que a adriamycina, quimioterápico usado comumente para este tipo de tumor.

Descobertas como essa têm provocado uma grande procura por folhas de graviola pelo mercado mundial de produtos naturais. Aqui no Brasil a procura tem sido pelo extrato fluido, que é uma fórmula farmacêutica que apresenta uma grande concentração de princípios ativos. Informações como estas mostram a grande capacidade destas plantas maravilhosas em nos auxiliar nos processos de cura.

Os benefícios da graviola

A literatura relata uma infinidade de aplicações populares para determinadas partes da graviola, mas a maioria destes conhecimentos ainda não foi comprovado cientificamente pela falta de estudos.

Independente disso, a população vem se utilizando de seus benefícios já há muito tempo. E diferentes partes da planta são usadas para diferentes fins terapêuticos como veremos a seguir.

Como usar as folhas da graviola?

O decocto de suas folhas amassadas em um pilão tem sido empregado nos caso de espasmos e diarreia.

Para que servem as sementes de graviola?

As sementes são indicadas para provocar vômitos nos casos de intoxicação, além de possuir uma ação adstringente.

Para que serve a casca da graviola?

A casca possui uma ação espasmolítica e é muito empregada para o controle da diabetes.

Chá de graviola emagrece?

Recentemente, divulgou-se que o chá de suas folhas possuía uma ação emagrecedora, mas até o momento não se chegou a nenhuma informação científica que comprove tal ação.

Para que serve o fruto da graviola?

Até o momento não se conhece nenhuma atividade terapêutica para o fruto, além de, claro, ser muito saboroso.

Você também pode gostar de ler:

Características da graviola

A graviola é uma planta exótica, isto é, que não é nativa do local. Ela é nativa da região centro-americana e Antilhas.De nome científico Annona muricata, é uma arbórea que pode atingir até 8 metros de altura. Possui folhas oblongas brilhantes que medem cerca de 15 cm de comprimento e seu fruto pode chegar até 35 cm.

A fruta — com uma polpa branca de aspecto gosmento, mas muito saborosa — é muito empregada no nordeste na fabricação de sorvetes e sucos e, recentemente, tem sido muito procurada por sorveterias de nossa região no interior de São Paulo. A graviola se aclimatou muito bem em todo o território brasileiro, mas seu cultivo comercial se localiza na região nordeste, onde ela melhor se adaptou.

 

Ademar Menezes Junior

Comentários


  • luis carlos chiaparini
    vende a folha de graviola e o preço?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Luis. Temos as folhas para preparo de chá. Custa R$ 6,90 com 30g. Deixo o link:https://www.oficinadeervas.com.br/graviola
  • Cristina
    Como fazer o chá da folha da graviola para quem tem rumor maligno no intestino?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Cristina. O chá é preparado por infusão. As folhas secas e picadas devem ser colocadas em água fervente e abafadas, sem deixar ficar em ebulição. Use a medida de 1/4 da palma da mão do paciente em 500mL de água fervente. Pode tomar após almoço e jantar. Essa quantidade deve ser diminuída, caso o paciente não esteja se alimentando bem, ou mesmo ser trocada por outra planta antitumoral, pois a graviola baixa o açúcar no sangue e pode dar sintoma de hipoglicemia. Se quiser, converse com um de nossos fitoterapeutas e explique a situação com detalhes para que possamos te orientar. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Graviola e câncer: Pesquisa avalia a aplicação das folhas como agente anticancerígeno