Graviola e câncer: Pesquisa avalia a aplicação das folhas como agente anticancerígeno
Um estudo observou a aplicação das folhas da graviola como agente anticancerígeno. Um grande laboratório americano investiu muito tempo e recursos na pesquisa de sua eficácia no tratamento de diversos tipos de carcinomas e comprovou a eficácia em vários deles.
Estudos fitoquímicos mais profundos mostraram a existência de muitos grupos químicos já conhecidos nas folhas de graviola com grande atividade antitumoral. Só para dar um exemplo de seu potencial: existe uma substância química do grupo das acetogeninas que mostrou intensa atividade contra o adenocarcinoma do intestino grosso numa concentração 10.000 vezes menor do que a adriamycina, quimioterápico usado comumente para este tipo de tumor.
Descobertas como essa têm provocado uma grande procura por folhas de graviola pelo mercado mundial de produtos naturais. Aqui no Brasil a procura tem sido pelo extrato fluido, que é uma fórmula farmacêutica que apresenta uma grande concentração de princípios ativos. Informações como estas mostram a grande capacidade destas plantas maravilhosas em nos auxiliar nos processos de cura.
Os benefícios da graviola
A literatura relata uma infinidade de aplicações populares para determinadas partes da graviola, mas a maioria destes conhecimentos ainda não foi comprovado cientificamente pela falta de estudos.
Independente disso, a população vem se utilizando de seus benefícios já há muito tempo. E diferentes partes da planta são usadas para diferentes fins terapêuticos como veremos a seguir.
Como usar as folhas da graviola?
O decocto de suas folhas amassadas em um pilão tem sido empregado nos caso de espasmos e diarreia.
Para que servem as sementes de graviola?
As sementes são indicadas para provocar vômitos nos casos de intoxicação, além de possuir uma ação adstringente.
Para que serve a casca da graviola?
A casca possui uma ação espasmolítica e é muito empregada para o controle da diabetes.
Chá de graviola emagrece?
Recentemente, divulgou-se que o chá de suas folhas possuía uma ação emagrecedora, mas até o momento não se chegou a nenhuma informação científica que comprove tal ação.
Para que serve o fruto da graviola?
Até o momento não se conhece nenhuma atividade terapêutica para o fruto, além de, claro, ser muito saboroso.
Você também pode gostar de ler:
- Dieta do Mediterrâneo reduz riscos de câncer, doenças cardíacas e sintomas da menopausa
- Crajiru ou Pariri: para que serve e como tomar
- Polifenóis: previnem o câncer e o envelhecimento precoce
Características da graviola
A graviola é uma planta exótica, isto é, que não é nativa do local. Ela é nativa da região centro-americana e Antilhas.De nome científico Annona muricata, é uma arbórea que pode atingir até 8 metros de altura. Possui folhas oblongas brilhantes que medem cerca de 15 cm de comprimento e seu fruto pode chegar até 35 cm.
A fruta — com uma polpa branca de aspecto gosmento, mas muito saborosa — é muito empregada no nordeste na fabricação de sorvetes e sucos e, recentemente, tem sido muito procurada por sorveterias de nossa região no interior de São Paulo. A graviola se aclimatou muito bem em todo o território brasileiro, mas seu cultivo comercial se localiza na região nordeste, onde ela melhor se adaptou.
Ademar Menezes Junior
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Dolores.
A forma mais concentrada para este momento é usar o extrato fluido da Graviola.
Se você preferir tomar o chá, prepare pela manhã 3 xícaras para tomar 1 xícara nas 3 refeições.
Não deixe o chá preparado para o dia seguinte, pois pode diminuir a ação.
https://www.oficinadeervas.com.br/graviola
Outra planta muito indicada como antitumoral é o Crajiru. Deixo o link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá,Karina
O Melão de São Caetano auxilia no tratamento, não cura.
Link com mais informações sobre ele:
https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano
Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos links abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jeison.
A Graviola possui ação antitumoral, mas o seu uso deve ser avaliado, pois ela também abaixa os níveis de glicemia. Então, se o paciente não estiver se alimentando bem, pode causar fraqueza e tontura.
Existem outras plantas que pode ser usadas também.
Para podermos orientar, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a idade dela, o peso, que tratamento está fazendo, como está se alimentando, se apresenta algum sintoma, etc.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Priscila
Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Informe qual a idade de sua mãe, se tem outro problema de saúde, se faz uso de algum medicamento e quantos quilogramas (Kg) está pesando.
Aguardamos seu contato.
Estamos à disposição.
2 - Alternativo para combater câncer de pâncreas
Aguardo sua resposta. Grato
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Naelson
APra melhorar a circulação temos a Castanha da Índia. No caso do câncer, temos uma variedade de plantas com ações antitumorais, como o Melão de São Caetano, Graviola, Ipê Roxo, Pariparoba, etc.
Clique no link abaixo para conversar com nossos fitoterapeutas e receber orientações:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Benedito
A Graviola tem ação antitumoral e pode ser que ela estava "segurando" o desenvolvimento do CBC. Você está certo, a fitoterapia entra como complemento no tratamento convencional e é fundamental a busca por profissionais com conhecimento para orientar.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Marilda
Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas. Informe a idade de sua irmã, se ela tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento, quantos kg está pesando e se está se alimentando bem e qual o estado geral:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Aguardamos seu contato.
Estamos à disposição.
ESPERANCA PARA OS DESENGANADOS PELA "MEDICINA CONVENCIONAL";PELA FELICIDADE DEOUTRQA QUALIDADEDE VIDA.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Izabel.
Agradeço muito pelo seu depoimento. Graças à Deus, as pesquisas sobre as plantas vêm ganhando espaço para provar que existem outras formas de cuidar da saúde e do bem estar.
Não podemos evitar a morte, mas podemos buscar uma boa qualidade de vida durante essa jornada.
Saúde e paz!
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Rogéria.
Entre em contato pelo link abaixo e informe todos os medicamentos que ela usa, que sintomas apresenta, como está a alimentação, que idade ela tem, etc.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Eloisa,
Temos a Graviola em cápsula veja em nosso site através do link https://www.oficinadeervas.com.br/graviola
Minha mãe foi diagnosticada com câncer de pulmão e ainda não conseguimos tratamento, quero inserir o uso da graviola. Tem alguma outra planta que pode ajudar neste processo.
Desde já, agradeço.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Flávia. Algumas plantas possuem ação antitumoral como a Graviola, Unha de Gato, Crajiru e Ipê Roxo. Outras possuem ação para melhorar o estado nutricional, principalmente quando se faz o tratamento com quimioterapia. Cada caso depende do tratamento, do estado do paciente, do tipo de câncer, idade, etc. Entre em contato conosco e informe com detalhes. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ivonete. É importante saber que nódulos são esses, pois nem sempre se trata de câncer. Podem ser tumores benignos ou mesmo espessamentos das vias mamárias. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para explicar o diagnóstico médico, que tratamento foi indicado, qual a sua idade, que sintomas apresenta, que medicamentos toma. Assim poderemos te orientar. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Cristina. O chá é preparado por infusão. As folhas secas e picadas devem ser colocadas em água fervente e abafadas, sem deixar ficar em ebulição. Use a medida de 1/4 da palma da mão do paciente em 500mL de água fervente. Pode tomar após almoço e jantar. Essa quantidade deve ser diminuída, caso o paciente não esteja se alimentando bem, ou mesmo ser trocada por outra planta antitumoral, pois a graviola baixa o açúcar no sangue e pode dar sintoma de hipoglicemia. Se quiser, converse com um de nossos fitoterapeutas e explique a situação com detalhes para que possamos te orientar. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Luis. Temos as folhas para preparo de chá. Custa R$ 6,90 com 30g. Deixo o link:https://www.oficinadeervas.com.br/graviola