2003-01-07

Graviola e câncer: Pesquisa avalia a aplicação das folhas como agente anticancerígeno

Um estudo observou a aplicação das folhas da graviola como agente anticancerígeno. Um grande laboratório americano investiu muito tempo e recursos na pesquisa de sua eficácia no tratamento de diversos tipos de carcinomas e comprovou a eficácia em vários deles.

graviola frutoEstudos fitoquímicos mais profundos mostraram a existência de muitos grupos químicos já conhecidos nas folhas de graviola com grande atividade antitumoral. Só para dar um exemplo de seu potencial: existe uma substância química do grupo das acetogeninas que mostrou intensa atividade contra o adenocarcinoma do intestino grosso numa concentração 10.000 vezes menor do que a adriamycina, quimioterápico usado comumente para este tipo de tumor.

Descobertas como essa têm provocado uma grande procura por folhas de graviola pelo mercado mundial de produtos naturais. Aqui no Brasil a procura tem sido pelo extrato fluido, que é uma fórmula farmacêutica que apresenta uma grande concentração de princípios ativos. Informações como estas mostram a grande capacidade destas plantas maravilhosas em nos auxiliar nos processos de cura.

Os benefícios da graviola

A literatura relata uma infinidade de aplicações populares para determinadas partes da graviola, mas a maioria destes conhecimentos ainda não foi comprovado cientificamente pela falta de estudos.

Independente disso, a população vem se utilizando de seus benefícios já há muito tempo. E diferentes partes da planta são usadas para diferentes fins terapêuticos como veremos a seguir.

Como usar as folhas da graviola?

O decocto de suas folhas amassadas em um pilão tem sido empregado nos caso de espasmos e diarreia.

Para que servem as sementes de graviola?

As sementes são indicadas para provocar vômitos nos casos de intoxicação, além de possuir uma ação adstringente.

Para que serve a casca da graviola?

A casca possui uma ação espasmolítica e é muito empregada para o controle da diabetes.

Chá de graviola emagrece?

Recentemente, divulgou-se que o chá de suas folhas possuía uma ação emagrecedora, mas até o momento não se chegou a nenhuma informação científica que comprove tal ação.

Para que serve o fruto da graviola?

Até o momento não se conhece nenhuma atividade terapêutica para o fruto, além de, claro, ser muito saboroso.

Você também pode gostar de ler:

Características da graviola

A graviola é uma planta exótica, isto é, que não é nativa do local. Ela é nativa da região centro-americana e Antilhas.De nome científico Annona muricata, é uma arbórea que pode atingir até 8 metros de altura. Possui folhas oblongas brilhantes que medem cerca de 15 cm de comprimento e seu fruto pode chegar até 35 cm.

A fruta — com uma polpa branca de aspecto gosmento, mas muito saborosa — é muito empregada no nordeste na fabricação de sorvetes e sucos e, recentemente, tem sido muito procurada por sorveterias de nossa região no interior de São Paulo. A graviola se aclimatou muito bem em todo o território brasileiro, mas seu cultivo comercial se localiza na região nordeste, onde ela melhor se adaptou.

 

Ademar Menezes Junior

Comentários


  • luis carlos chiaparini
    vende a folha de graviola e o preço?

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Luis. Temos as folhas para preparo de chá. Custa R$ 6,90 com 30g. Deixo o link:https://www.oficinadeervas.com.br/graviola
  • Cristina
    Como fazer o chá da folha da graviola para quem tem rumor maligno no intestino?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Cristina. O chá é preparado por infusão. As folhas secas e picadas devem ser colocadas em água fervente e abafadas, sem deixar ficar em ebulição. Use a medida de 1/4 da palma da mão do paciente em 500mL de água fervente. Pode tomar após almoço e jantar. Essa quantidade deve ser diminuída, caso o paciente não esteja se alimentando bem, ou mesmo ser trocada por outra planta antitumoral, pois a graviola baixa o açúcar no sangue e pode dar sintoma de hipoglicemia. Se quiser, converse com um de nossos fitoterapeutas e explique a situação com detalhes para que possamos te orientar. Estamos à disposição.
  • Ivonete
    Bom dia estou com um nodulo no seio as folhas da graviola servem ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ivonete. É importante saber que nódulos são esses, pois nem sempre se trata de câncer. Podem ser tumores benignos ou mesmo espessamentos das vias mamárias. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para explicar o diagnóstico médico, que tratamento foi indicado, qual a sua idade, que sintomas apresenta, que medicamentos toma. Assim poderemos te orientar. Estamos no seu aguardo.
  • Flávia
    Boa noite.
    Minha mãe foi diagnosticada com câncer de pulmão e ainda não conseguimos tratamento, quero inserir o uso da graviola. Tem alguma outra planta que pode ajudar neste processo.
    Desde já, agradeço.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Flávia. Algumas plantas possuem ação antitumoral como a Graviola, Unha de Gato, Crajiru e Ipê Roxo. Outras possuem ação para melhorar o estado nutricional, principalmente quando se faz o tratamento com quimioterapia. Cada caso depende do tratamento, do estado do paciente, do tipo de câncer, idade, etc. Entre em contato conosco e informe com detalhes. Estamos à disposição.
  • Eloisa
    Tem graviola em cápsula?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Eloisa,
    Temos a Graviola em cápsula veja em nosso site através do link https://www.oficinadeervas.com.br/graviola
  • Rogeria
    Boa tarde! Como faço para ter contato com o fitoterapeuta, minha sogra está com câncer de peritônio, já retirou um pedaço do fígado, uma pontinha do estômago e a visícula toda, está fazendo quimioterapia mas tem sofrido muito com anemia, aguardo retorno
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Rogéria.

    Entre em contato pelo link abaixo e informe todos os medicamentos que ela usa, que sintomas apresenta, como está a alimentação, que idade ela tem, etc.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • izabel schlögl
    A MARAVILHOSA PLANTA CRIADA PELO SOBARANO CRIADOR;REALMENTE TEM PODER CURATIVO.
    ESPERANCA PARA OS DESENGANADOS PELA "MEDICINA CONVENCIONAL";PELA FELICIDADE DEOUTRQA QUALIDADEDE VIDA.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Izabel.

    Agradeço muito pelo seu depoimento. Graças à Deus, as pesquisas sobre as plantas vêm ganhando espaço para provar que existem outras formas de cuidar da saúde e do bem estar.
    Não podemos evitar a morte, mas podemos buscar uma boa qualidade de vida durante essa jornada.

    Saúde e paz!
  • Marilda Lázaro Requenha Maia
    Minha irmã foi diagnosticada com adenoma de auto grau e pólipo de intestino e ainda não recebeu atendimento ,gostaria de saber como tratá-la naturalmente.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Marilda

    Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas. Informe a idade de sua irmã, se ela tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento, quantos kg está pesando e se está se alimentando bem e qual o estado geral:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Aguardamos seu contato.

    Estamos à disposição.
  • Benedito Soeiro Bastos
    Eu tive um CBC de pele em 2009 e iniciei por conta propina a comer três folhas de graviola todos os dias pela amanhã Passei dez anos sem o CBC voltar no inicio de 2019 deixei comer as folhas de graviola quando foi no final do mesmo ano o CBC começou a ressurgir agora em 09/06/2020 retornei a comer as folha da graviola, irei ver se foi consedeicia ou eficiente .( O MAIS IMPORTANTE É NÃO DEIXAR DE PROCURAR O MEDICO E SEGUIR A RISCA O TRAMENTO QUE FOI IDICADO PELO O PROFISSONAL PARA SEU CASO E SEMPRE PERGUNTAR SE TRATAMENTO PARALELO NÃO VAI ATRAPALHAR O INDECADO PELO O SEU MEDICO )
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Benedito

    A Graviola tem ação antitumoral e pode ser que ela estava "segurando" o desenvolvimento do CBC. Você está certo, a fitoterapia entra como complemento no tratamento convencional e é fundamental a busca por profissionais com conhecimento para orientar.

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Graviola e câncer: Pesquisa avalia a aplicação das folhas como agente anticancerígeno