Alimentos ricos em Polifenóis garantem mais saúde!

O que são os polifenóis?

Os polifenóis são uma classe de compostos bioativos encontrados nos vegetais com propriedades anticâncer, anti-inflamatórias e antioxidantes. As pesquisas, nas últimas décadas, apontaram para o papel dos alimentos funcionais na promoção da saúde e prevenção de doenças – nesse cenário, os polifenóis são peças chaves.

Os alimentos fonte de polifenóis são as frutas (uvas, cereja, laranja, limão, maçã, amora, morango, caju, jabuticaba, mirtilo, ameixa, damasco), as hortaliças (couve, couve-flor, tomate, alho, cebola, espinafre, repolho, rabanete, escarola, mostarda, nabo, beterraba), as sementes oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins, amêndoas, pistache), ervas aromáticas e especiarias (alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, alfavaca, gengibre, canela, açafrão, cúrcuma, colorau, cravo), bebidas (suco de uva integral, suco de amora integral, suco de mirtilo, chá verde, chá branco, vinho tinto) e chocolate amargo (com mais de 65% de cacau).
O primeiro polifenol a ser descoberto e divulgado foi o resveratrol, presente na casca de uvas escuras e também no vinho tinto,cujas principais propriedades são diminuir o colesterol “ruim” e aumentar o colesterol “bom” no sangue.
O resveratrol ficou “famoso” por causa de estudos epidemiológicos nos anos 70, os quais descreveram menores índices de eventos cardiovasculares entre franceses (que viviam na França) que consumiam dieta rica em gorduras saturadas (14 – 15% do valor calórico diário) em comparação com a dieta americana tão rica em gorduras saturadas quanto a francesa. A explicação do porque da incidência de eventos cardiovasculares ser muito maior na sociedade americana, foi o consumo maior e regular de resveratrol entre os franceses, o que levava a um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. O vinho tinto, comum na dieta francesa e na dieta mediterrânea é rico em resveratrol e seu consumo foi associado à menores taxas de doenças cardiovasculares entre os franceses. A partir desses estudos, a indicação do consumo regular de suco de uva integral, suco de amora integral e suco de berrys tornou-se comum na prática clínica.
Outro exemplo de polifenol do vinho com efeitos benéficos ao coração é a procianidina, um vasodilatador. Alimentos como frutas vermelhas, cúrcuma, chá verde, também apresentam polifenóis com ações das mais variadas. Por exemplo, a curcumina, presente no condimento carril ou curry, funciona como um varredor de radicais livres, protegendo o nosso organismo de danos às moléculas de DNA, reduz a formação de citocinas inflamatórias e pode até, em alguns trabalhos experimentais, melhorar a recuperação após exercício físico intenso. Já a quercetina, presente em romã, maçãs, pode melhorar a tolerância ao esforço através de um aumento na quantidade de mitocôndrias musculares e cerebrais em animais experimentais.  Em humanos a quercetina pode ter um potente papel anti-tumores.
Várias bases de dados anteriores mostravam apenas informações mais gerais sobre essas quantidades de polifenóis. Atualmente, o banco de dados “phenol explorer database” é capaz de identificar cerca de 500 substâncias diferentes em cerca de 400 alimentos.
Os alimentos mais ricos em polifenóis são: cravo da índia (15000mg/100g), menta desidratada (12000mg/100g), cacau em pó (6000mg/100g), orégano mexicano desidratado (2300mg/100g), chocolate escuro (mais de 70% cacau com 1664 mg/100g), entre outros. 
Os benefícios de uma dieta rica em polifenóis virão com o tempo. Que benefícios são esses? Maior resistência imunológica, melhor recuperação muscular, menores probabilidades de desenvolver doenças crônicas, proteção do sistema cardiovascular, prevenção de câncer e retardamento do envelhecimento.
Alimentação equilibrada e nutritiva é o grande segredo para uma vida longa e saudável!
Por: Eliza Harada

Onde encontrar os polifenóis?

Os alimentos fonte de polifenóis são:

Frutas: uvas, cereja, laranja, limão, maçã, amora, morango, caju, jabuticaba, mirtilo, ameixa, damasco

Hortaliças: couve, couve-flor, tomate, alho, cebola, espinafre, repolho, rabanete, escarola, mostarda, nabo, beterraba

Sementes oleaginosas: castanhas, nozes, amendoins, amêndoas, pistache

Ervas aromáticas e especiarias: alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, alfavaca, gengibre, canela, cúrcuma, cravo

Bebidas: suco de uva integral, suco de amora integral, suco de mirtilo, chá verde, chá branco, vinho tinto

Chocolate amargo (com mais de 70% de cacau).

resveratrol - frutasresveratrol - uva resveratrol - ervas

O primeiro polifenol a ser descoberto e divulgado foi o resveratrol (ver produto), presente na casca de uvas escuras e também no vinho tinto, cujas principais propriedades são diminuir o colesterol “ruim” e aumentar o colesterol “bom” no sangue.



Clique aqui e leia mais sobre "Os benefícios dos polifenóis"

resveratrol - vinhoresveratrol (ver produto) ficou “famoso” por causa de estudos epidemiológicos nos anos 70, os quais descreveram menores índices de eventos cardiovasculares entre franceses (que viviam na França) que consumiam dieta rica em gorduras saturadas (14 – 15% do valor calórico diário) em comparação com a dieta americana tão rica em gorduras saturadas quanto a francesa. A explicação do porque da incidência de eventos cardiovasculares ser muito maior na sociedade americana, foi o consumo maior e regular de resveratrol (ver produto) entre os franceses, o que levava a um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. O vinho tinto, comum na dieta francesa e na dieta mediterrânea é rico em resveratrol (ver produto) e seu consumo foi associado à menores taxas de doenças cardiovasculares entre os franceses. A partir desses estudos, a indicação do consumo regular de suco de uva integral, suco de amora integral e suco de berrys tornou-se comum na prática clínica.

Outro exemplo de polifenol do vinho com efeitos benéficos ao coração é a procianidina, um vasodilatador. Alimentos como frutas vermelhas, Cúrcuma (ver produto), Chá verde (ver produto), também apresentam polifenóis com ações das mais variadas. Por exemplo, a curcumina (ver produto), presente no condimento carril ou curry, funciona como um varredor de radicais livres, protegendo o nosso organismo de danos às moléculas de DNA, reduz a formação de citocinas inflamatórias e pode até, em alguns trabalhos experimentais, melhorar a recuperação após exercício físico intenso. Já a quercetina, presente em romã, maçãs, pode melhorar a tolerância ao esforço através de um aumento na quantidade de mitocôndrias musculares e cerebrais em animais experimentais.  Em humanos a quercetina pode ter um potente papel anti-tumores.

Várias bases de dados anteriores mostravam apenas informações mais gerais sobre essas quantidades de polifenóis. Atualmente, o banco de dados “phenol explorer database” é capaz de identificar cerca de 500 substâncias diferentes em cerca de 400 alimentos.

Os alimentos mais ricos em polifenóis são: cravo da índia (ver produto) (15000mg/100g), menta desidratada (ver produto) (12000mg/100g), cacau em pó (6000mg/100g), orégano (ver produto) desidratado (2300mg/100g), chocolate escuro (mais de 70% cacau com 1664 mg/100g), entre outros. 

Os benefícios de uma dieta rica em polifenóis virão com o tempo. Que benefícios são esses? Maior resistência imunológica, melhor recuperação muscular, menores probabilidades de desenvolver doenças crônicas, proteção do sistema cardiovascular, prevenção de câncer e retardamento do envelhecimento.

 

Alimentação equilibrada e nutritiva é o grande segredo para uma vida longa e saudável!

Por: Eliza Harada

Comentários


  • Adriana Mercês
    quero receber e'mail com dicas de alimentação saudável
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Adriana. Aqui a gente sempre escreve sobre saúde, mas nem sempre o assunto é alimentação saudável. Se quiser esse assunto específico, entre em contato com sites de nutricionistas, pois é a alimentação saudável que garante uma boa saúde. Entre em contato conosco sempre que quiser orientações sobre plantas medicinais. Um grande abraço!
  • Ademir
    Estou descobrindo agora
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ademir. É sempre bom ter mais conhecimento, não é mesmo? Isso nos ajuda a tomar decisões em nossas próprias vidas. Você pode entrar em contato com nossa equipe sempre que quiser alguma informação sobre plantas medicinais. Estamos à disposição!
  • Edmundo Ramalho
    Não conhecia ainda essa maravilha natural, e acho que perdi muito da minha vida.
    ⇒ Oficina de Ervas: Edmundo, tudo bem? Que bom que conheceu agora, pois nunca é tarde. Com certeza você consumiu e consome muitos polifenóis, mesmo sem ter o conhecimento sobre eles. Mas agora pode caprichar mais! Estamos sempre à disposição e pode entrar em contato com a nossa equipe para qualquer dúvida. Abraços!
  • cida
    ADOREI ESTES COMENTARIO
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Cida. Fico feliz que tenha gostado de nosso informativo. Você pode entrar em contato conosco sempre que precisar ou tiver alguma dúvida sobre plantas medicinais. Nosso email é farmacia@oficinadeervas.com.br. Obrigada.
  • José adecio do nascimento
    E bom saber disso nunca irria descubri so
    ⇒ Oficina de Ervas: Ficamos felizes que tenha gostado do nosso informativo!!!Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Atenciosamente
  • Izaias l da silva
    Olà muito obrigado pro nus dar essas informações tão importantes pra nossa saùde.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Izaias. Fico muito feliz que tenha gostado de nosso informativo. Estamos à disposição e pode entrar em contato conosco sempre que precisar. Abraços.
  • Rafael pinto da silva
    Ótimo conteúdo
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Rafael. Que bom que gostou das informações. Estamos sempre à disposição e se quiser tirar qualquer dúvida, pode entrar em contato com nossa equipe de fitoterapeutas. Abraços.
  • mauro pereira de freitas
    otimo conteudo
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Mauro. Que bom que gostou! Estamos à disposição para qualquer dúvida ou orientação pelo nosso email farmacia@oficinadeervas.com.br. Abraços.
  • Vera Lúcia Ferreira Mendes
    Achei interessante as informações sobre alimentação ricas em polifenois. Estou em reeducação alimentar e foram benéficas essas informações.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Vera. Que bom que gostou das informações. Estamos sempre à disposição.
  • Alberica
    Muito bom saber agora vou adicionar mais a minha dieta obrigada pelas informações
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Alberica. Nós ficamos felizes em poder levar informações que possam mudar para melhor a vida das pessoas. Estamos sempre à disposição.
  • HILDA Gomes Felipe
    Adorei,estou me cuidando. Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Hilda. Que bom que você se cuida! Isso é o mais importante para evitar qualquer problema futuro na saúde. Abraços.
  • Reginaldo
    Muito bom essas novas descobertas ,sem falar nas delicias que são.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Reginaldo. Verdade, né? São deliciosos e saudáveis. Que bom que as pesquisas nos trazem informações valiosas! Abraços.
  • Gomercindo Portella de andrade
    Excelente informações
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Gomercindo. Que bom que gostou das informações. Sucesso e saúde para você!
  • Marinalva de Souza Aragão
    Artigo bem escrito, o assunto também é muito interessante.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Marinalva. Que bom que você gostou. Estamos sempre à disposição. Abraços!
  • Lindalva Da Silva Sousa
    Amei o conteúdo
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Lindalva. Que bom que você gostou. Ficamos sempre à disposição. Abraços!
  • carmen silvia furlan
    adorei as informações.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Carmen. Que bom que você gostou de nosso informativo. Estamos à disposição para qualquer dúvida. Abraços.
  • José Wilson B. Borges
    Tenho 69 anos e os polifenóis fazem parte de minha vida. O vinho tinto, as verduras,, os legumes e as saladas durante as refeições, as frutas pela manhã e à tarde e à noite chá e biscoitos leves. Só tomo um remédio de pressão por dia. Faço também academia, pelo menos 4 dias na semana e nos fins de semana um chopp com os amigos, porque ninguém é de ferro.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Sr. José! Que relato mais lindo. Parabéns para o senhor. Que sua conduta sirva de exemplo para as pessoas, pois é isso que faz a diferença na saúde e na felicidade. Desejamos muita saúde e alegria!
  • Ivete
    Quero receber artigos e matérias
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ivete. Para receber nossos informativos é só você se cadastrar em nosso site. NEWSLETTER digite seu nome e email que está na faixa verde no final da página. Deixo o link: https://www.oficinadeervas.com.br/ Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Katia Nascimento
    Gostei da dica ,gostaria de receber mais dicas para melhorar a saúde .
    ⇒ Oficina de Ervas: Bom dia, katia! Você pode cadastrar o seu email para receber nossos informativos. É só ir na página inicial do nosso site e descer a página até o final. Vai ter uma faixa verde escrito NEWSLETTER. Daí é só completar os espaços com seu nome e email e clicar em INSCREVER. Qualquer dúvida, ficamos à disposição!
  • Antonio Carlos
    Oi,boa noite,fiz uma cirurgia de válvulas metálicas,que tipos de frutas e ortaliças posso comer que não contenham vitamina k, mais sim polifenóis. Agradeço desde já.
    ⇒ Oficina de Ervas: Bom dia, Antonio! Quem vai saber melhor sobre isso são nutricionistas e nutrólogos. Pode ser bom fazer uma consulta com um dos dois para saber certinho quais alimentos você pode consumir ou não.
  • edecleia pereira goncalves
    amei a reportagem quero saber mais
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Edecleia, Que bom que gostou,ficamos felizes.Você pode entrar em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16) 98234-0111. Vai ser um prazer atende-la. Estamos a disposição.
  • Vanessa
    Fiquei muito feliz em conhecer e saber que esses alimentos são tão importantes para a saúde!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Vanessa, tudo bem? Que bom que gostou do nosso informativo, ele é preparado com muito carinho. Qualquer dúvida ficamos à disposição. Saúde!!!
  • joaobatista
    Os polifenois sao bons para quem tem aritimia as vezes no coraçao
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá João. Os polifenóis ajudam a preservar as funções normais do organismo e protegem de doenças degenerativas, mas não tem ação direta para controlar a arritmia cardíaca. Esse problema geralmente é causado por nervosismo e descontrole emocional, mas também por algumas doenças que podem ser diagnosticadas pelo seu cardiologista. Existem plantas mais específicas para o coração. Estamos à disposição e pode entrar em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeerevas.com.br
  • Célia carmen silva
    Tenho fibromialgia.muita dor no corpo e juntas em especial no quadril .pesquiso alimento que pode me ajudar .alimentos com polifenois seram incluídos no meu dia a dia obg pelas dicas.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Célia, tudo bem ? Ficamos felizes que foram uteis as informações, fizemos o informativo com muito carinho. Caso tenha alguma duvida basta entrar em contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Fico a disposição.
  • Sandra
    Gostaria de saber um tratamento natural pra pisorize que possa ajudar nas rachaduras
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Sandra, tudo bem ? Trabalhamos com alguns fitoterápicos que podem auxiliar no tratamento da psoríase, mais precisamos de algumas informações para verificar o que mais se encaixa para seu caso,peço que entre em contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo (16) 98234-0111. Vai ser um prazer auxilia-la . Ficamos a disposição.
  • Sionara
    Gostaria de receber dicas de alimentação saudável e exercícios fisico saudável
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Sionara. Temos um informativo mensal falando de saúde e plantas medicinais. Somos especializados em fitoterapia, e por isso nossos assuntos são extensos. De qualquer forma, nossa equipe de fitoterapeutas está à disposição para tirar suas dúvidas e te atender, sempre que você precisar. Deixo aqui os nossos contatos: farmacia@oficinadeervas.com.br ou whats (16) 98234-0111
  • Luciana Helena
    Interessante
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Luciana. Nossos informativos tem o objetivo de levar conhecimento para o dia-a-dia de nossos clientes, mas temos uma equipe de fitoterapeutas pronta para te atender, sempre que precisar. Agradeço pelo comentário!
  • elenice
    achei muito interessante, quero receber mais informações sobre alimentação saúdavel
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Elenice.Que bom que você gostou de nosso informativo,sempre o fazemos com muito carinho. Para sempre receber nosso informativos basta se cadastrar em nosso site. Estamos à disposição.
  • Mocinha
    Adorei esse assunto, pois me ajudou muito entender sobre polifenóis
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Mocinha! Que bom saber disso. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Luciano
    É muito bom, ter um conhecimento melhor sobre o que há de melhor na natureza, e vcs fazem isso muito bem, obrigado.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Luciano. Ficamos felizes com seu comentário é muito importante para nós, para que possamos saber se o nosso trabalho está sendo efetivo. Nossa missão é levar informação para que as pessoas possam aprender a se cuidar. Ficamos a disposição.
  • Vilmar
    Posso mandar manipular o pplifenois qual a grama diarias pra se tomar
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Vilmar. Não existe uma quantidade diária específica, pois sempre complementamos com os alimentos ricos em polifenóis. Temos um composto com resveratrol + curcumina + alfavaca, que são diferentes polifenóis e que podem ser consumidos de 1 a 2 cápsulas ao dia. Deixo aqui o link para você: https://www.oficinadeervas.com.br/polifenois-composto Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Francisco de Medeiros
    Apos conhecimento sobre os alimentos que contem polifenois, irei cumprir rigorosaente as orientacoes do Dr. Rafael, bem como orientar as pessoas que queram ser saudavel e longa vida.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Francisco. Fico feliz que tenha tomado a decisão de cuidar melhor de sua saúde e de seus amigos e familiares. É sempre bom saber que nossas informações influenciam positivamente a vida de muitas pessoas. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nossa equipe de fitoterapeutas.
  • Maria das Graças de Oliveira
    Esse conteúdo exposto é de fundamental importância para uma vida saudável. Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria das Graças. Que bom que você gostou do nosso informativo. Agradeço por seu comentário e fico à disposição para qualquer dúvida.

Deixe seu comentário sobre:
Alimentos ricos em Polifenóis garantem mais saúde!