2024-01-05

Alecrim: para que serve e como usar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Alecrim (Salvia rosmarinus / Rosmarinus officinalis).
Veja nossa lista de opções:
Chá orgânico 30g Kampo de Ervas,     Tintura 60mL,     Óleo Essencial 10mL,     Spray Ambiental de Limpeza (O.E. Alecrim, Arruda, Guiné, Manjericão) 120mL,     90 cápsulas de 250mg,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos) ,     Tintura 100mL,     

O Alecrim é tão versátil que aparece até em cantiga popular, mas será que você sabe como ele age na nossa saúde? Sim, o Alecrim tem mais de uma indicação para melhorar nossa qualidade de vida: além de ajudar a digestão, traz benefícios para a circulação e o intelecto. Venha entender agora mesmo o que é o Alecrim, para que serve e desvende todas as qualidades dele para sua saúde.

 

O que é Alecrim?

Com certeza você já conhece o Alecrim, pois ele é um ingrediente muito famoso na cozinha e faz parte de receitas incríveis, também sendo um chá bastante apreciado. A história dessa planta é antiga, com grande popularidade entre gregos e romanos durante a Antiguidade Clássica — afinal, sua provável origem é no Mediterrâneo. Hoje, é cultivada em quase todos os países de clima temperado.

O nome científico do Alecrim já foi Rosmarinus officinalis, da família Lamiaceae. Rosmarinus é a junção de dois termos muito poéticos em latim: ros (orvalho) e marinus (do mar, marinho): portanto, a tradução do nome dessa planta do latim para o português é orvalho do mar ou orvalho marinho.

O nome atual é Salvia rosmarinus, embora seja possível encontrar muitas informações pelo nome científico anterior — considerada, portanto, uam sinonímia científica. A alteração ocorreu em 2017, após testes genéticos que determinaram a alteração de sua taxonomia.

E por que nós chamamos de Alecrim? O nome em português tem raízes no árabe al-iklit e nós usualmente usamos "alecrim" para nos referir à essa espécie, embora existam mais de um nome popular: rosmarino, alecrim-de-cheiro, alecrim-de-horta, flor-do-olimpo, rosa-marinha, alecrinzeiro.

Muita atenção! Não podemos confundir com o Alecrim do Campo, cujo nome científico é Baccharis dracunculifolia — de outra família botânica, nativo da América do Sul e com outras indicações para a saúde.

Essa planta é fácil de ser encontrada em frascos de temperos e também em vasos para você cuidar em casa! Trata-se de uma espécie arbustiva e lenhosa, um pouco ramificada e de até 1,5m de altura quando plantada no solo e com condições bem favoráveis para se desenvolver. Suas folhas são extremamente aromáticas e consistentes, embora pequenas nos ramos. Possui flores azuladas, também de aroma forte, agradável e atrativo para polinizadores, como abelhas.

Alecrim o que e origem historia nome cientifico

Por seu cheiro, também é associado a diversos efeitos positivos na espiritualidade e em diversas religiões, aparecendo em banhos, defumações e amuletos.

Mas justamente por oferecer tantos benefícios diferentes, podem surgir algumas dúvidas. Será que aumenta a pressão? Ajuda mesmo na cognição?

Hora de entender todos os detalhes do Alecrim! Basta ler mais abaixo.

 

Alecrim: para que serve

O Alecrim serve principalmente na nossa alimentação, fazendo parte de receitas e também sendo apreciado como chá para melhorar digestão, aliviar cólicas e dores de cabeça. Mas não é só isso!

As partes mais utilizadas na Fitoterapia são suas folhas e óleo essencial. Em geral, seus componentes são:

  • Flavonoides
  • Ácidos triterpênicos
  • Diterpenos fenólicos
  • Saponinas
  • Traços de alcalóides
  • Princípios amargos
  • Taninos
  • Óleo essencial

Alecrim oleo essencial aromaterapia beneficios

O Alecrim possui ações:

  • Diurética
  • Antiespasmódica
  • Carminativa
  • Colerética
  • Colagoga
  • Vasodilatadora
  • Estimulante mental
  • Estimulante da circulação
  • Antioxidante
  • Anti-inflamatória sensível

 

Ele é vendido na forma de cápsulas, chá, tintura, óleo essencial e spray ambiental de limpeza. E também faz parte do Shampoo Jaborandi Composto (ver produto) e do Tônico Capilar Jaborandi Composto (ver produto)!

Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem estas versões para você escolher.

 

E quais são as indicações de uso do Alecrim?

Além de sua beleza ornamental, benefícios aromáticos e uso culinário, o Alecrim costuma ser utilizado para:

  • Aliviar desconfortos gástricos (digestão lenta, dispepsias)
  • Amenizar gases
  • Aliviar cólicas
  • Auxiliar a saúde do fígado
  • Eliminar retenção de líquidos
  • Melhorar a circulação
  • Ajudar sensivelmente em inflamações, incluindo dores inflamatórias
  • Amenizar dores de cabeça

 

Já o Óleo Essencial de Alecrim, quando diluído em cremes ou óleos carreadores, pode ser utilizado em massagens para aliviar dores reumáticas, musculares e articulares. Os usos cosméticos, principalmente para o cabelo, são abordados ao longo desse conteúdo!

Na aromaterapia, o aroma do Alecrim é indicado por estimular a mente e a memória.

Lembramos também que a atividade antioxidante auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas.

Alecrim tempero indicacao como usar banho

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar o Alecrim da melhor forma.

A dosagem usual do chá de Alecrim é de 2 xícaras por dia.

 

Alecrim contra esgotamento mental: funciona?

O aroma do Alecrim é forte e agradável, apontado como um fator importante para despertar nossa disposição e vigor. Com certeza, o aroma é importante, mas existem outros componentes estudados pela Medicina que podem auxiliar a saúde do cérebro!

A ação antioxidante combinada com o estímulo da circulação são fatores investigados para manter a integridade — e a saúde — de nossas funções cerebrais, evitando danos de estresse oxidativo que são associados ao envelhecimento e doenças degenerativas. Os diterpenos do Alecrim são indicados pela síntese de enzimas protetoras antioxidantes, influenciando na homeostase neuronal.

Não descarta-se o mecanismo sinérgico de seus componentes. Futuros estudos são muito bem-vindos para desvendar com maior especificidade o funcionamento da planta em nosso organismo, já que os estudos in vitro e in vivo consideram outras questões muito importantes, como a disponibilidade dessas ações e impacto quantitativo.

Alecrim para que serve esgotamento mental espiritualidade

Alecrim emagrece ou engorda?

Existem algumas associações do Alecrim e emagrecimento, mas a planta não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer.

O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos e ajudar o intestino e o fígado, então pode auxiliar sensivelmente os níveis de colesterol. A diurese favorecida pela ação diurética também propicia a manutenção de peso por eliminar retenção de líquido, mas não reduz exatamente a gordura.

Questões metabólicas são complexas e a obesidade não pode ser encarada de forma simplista. Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Alecrim aumenta pressão? Quem é hipertenso pode consumir?

A relação entre a pressão arterial e o Alecrim é um tanto controversa. Embora ele traga pontos positivos devido a suas ações antioxidante, diurética e vasodilatadora, também há relatos sobre aumento de pressão ao consumir alecrim.

É provável que ocorra interações do Alecrim com fármacos de uso recorrente de pacientes hipertensos, podendo aumentar ou abaixar demais a pressão.

Então mesmo que a ciência não indique o aumento da pressão arterial pelo Alecrim, tenha atenção ao consumi-lo se você consome medicamentos para pressão ou se já teve experiências negativas com esse ingrediente anteriormente. Não exceda dosagens recomendadas e não substitua por medicamentos sem orientação médica.

Temperar a comida com alecrim ou tomar um chá de vez em quando dificilmente irá causar prejuízos para a saúde, mas mantenha o cuidado.

Alecrim hipertensao aumenta pressao

Como fazer o chá de Alecrim?

O método de preparo desse chá é a infusão, que é o método que utiliza as partes mais delicadas das plantas, como flores e folhas. Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, basta coar e consumir.

Para o chá de Alecrim, a proporção é de 5g da erva para cada xícara (250ml) de água. Prefira o chá de Alecrim orgânico (nós oferecemos essa opção aqui na Oficina de Ervas!).

 

É melhor usar o Alecrim fresco ou desidratado para chá?

É possível preparar o chá com os dois.

Geralmente prepara-se com alecrim fresco quando as pessoas cultivam o alecrim em casa, sempre à disposição para temperar a comida ou fazer um chá gostoso. Se for possível manter alecrim em casa, no jardim ou em vasos, será uma opção terapêutica para passar o tempo, ajudando também as nossas amigas abelhas — que gostam muito dessa planta!

A opção seca (desidratada), por sua vez, dura mais tempo e tem um sabor mais acentuado.

Alecrim uso medicinal cha de alecrim organico beneficios

Chá de Alecrim: benefícios

O primeiro benefício a ser citado do chá de Alecrim não é medicinal, mas faz muito bem: separar um tempo para si e aproveitar o sabor do chá, que é bem gostoso e traz bem-estar na rotina. Pausas são necessárias e é melhor ainda se você puder desfrutar o excelente sabor de algo saudável.

Outros benefícios do chá de Alecrim são:

  • Prevenção de danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas. Esse auxílio vem da ação antioxidante, que ajuda o corpo na defesa contra estresse oxidativo e radicais livres.
  • Melhora da digestão.
  • Alívio de dores (dor de cabeça, dores musculares e dores articulares). Um dos componentes responsáveis pela ação anti-inflamatória e alívio da dor é o salicilato.
  • Melhora das funções cognitivas e humor.

 

Alecrim para o cabelo: Ajuda a crescer?

Uma das grandes promessas do Alecrim é sua ajuda no crescimento de cabelo e existem sim ações benéficas dessa planta para a saúde do cabelo, evitando queda capilar. Vamos explicar com mais detalhes!

Existe um estudo avaliando o uso de óleo de Alecrim (que é diferente do óleo essencial) em comparação com o uso de Minoxidil 2% no tratamento de alopecia androgenética (calvície que geralmente afeta homens mas que também pode afetar mulheres). Segundo o resumo desse estudo, o uso de óleo de Alecrim por 6 meses teve efeito similar ao uso do Minoxidil 2% no crescimento de cabelo. E uma vantagem é que o óleo de Alecrim apresentou menor irritação do que o Minoxidil 2%.

No entanto, vale lembrar que geralmente o Minoxidil é administrado a 5% em pacientes.

Outro estudo avaliou que o uso alternado entre Óleo de Alecrim e Minoxidil também traz benefícios. O ideal é manter acompanhamento com especialistas para avaliar o grau da alopecia e quais os tratamentos que atendem melhor suas necessidades.

Se o seu interesse é evitar a queda capilar e manter a saúde dos fios, mas ainda não tem um quadro de calvície, saiba que o Alecrim ainda traz benefícios!

Alecrim para o cabelo ajuda no crescimento

Os componentes do Alecrim, como a ursolina e ácido rosmarínico, são associados ao estímulo da circulação também no couro cabeludo, estimulando os folículos capilares. Isso impacta no:

  • Crescimento dos fios
  • Inibição da queda
  • Redução de irritação no couro cabeludo
  • Força e brilho nos fios

 

Vale lembrar que os estudos atestando a eficácia do Alecrim para a saúde do cabelo são variados, então não existe um consenso exato de forma ou dosagem. Também existem diversas receitas caseiras na internet, muitas delas indicando o óleo essencial de Alecrim para aplicação tópica — mas o óleo essencial de Alecrim é muito concentrado e exige uma série de cuidados para não irritar o couro cabeludo!

O chá de alecrim no cabelo é uma boa opção, em enxagues após a lavagem com shampoo no banho, pois dificilmente irá provocar irritações. Lembrando que é sempre recomendado procurar orientações profissionais para os cuidados do cabelo, calvície e questões dermatológicas.

Se você tem interesse em usar Alecrim para o cabelo, saiba que a Oficina de Ervas oferece:

 

Ambos têm o Alecrim na composição também! São alternativas mais práticas e seguras de cuidar do seu cabelo, já que opções caseiras nem sempre são preparadas da melhor forma e não podem ser armazenadas por muito tempo.

 

Alecrim: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o Alecrim é bem tolerado pelo organismo, sendo uma alternativa popular de chá e também muito presente como tempero. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, desconfortos gastrointestinais, espasmos, reações alérgicas na pele e contrações uterinas. Essas reações estão relacionadas ao consumo de Alecrim em altas dosagens.

  • Não recomenda-se o consumo de Alecrim como fitoterápico a gestantes ou lactantes.
  • Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes. Quem tem alergia a Aspirina deve evitar o consumo, pois o Alecrim tem salicilato, que é parecido com Aspirina e pode causar reações semelhantes.
  • Pacientes que usam medicamentos antidiabéticos, anticoagulantes e anti-hipertensivos devem tomar cuidado ao consumir o Alecrim.
  • Pacientes com epilepsia e/ou histórico de convulsões devem evitar o consumo de Alecrim como fitoterápico.

 

Alecrim: preço e onde comprar

Você pode comprar o Alecrim no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Alecrim onde comprar encontrar

Bibliografia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25842469/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22517595/

https://www.byrdie.com/rosemary-tea-for-hair-5218627

https://origemdapalavra.com.br/palavras/alecrim/

https://academic.oup.com/botlinnean/article/180/1/50/2416502?login=false

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2214799316301825

https://www.herbsociety.org/file_download/inline/824d2982-0b7c-40d9-b3d9-9e5d823d295c

https://www.scielo.br/j/rn/a/bzHBTqBfJr8jmJn3ZXx9nMs/

https://hortodidatico.ufsc.br/alecrim/

https://en.wikipedia.org/wiki/Rosemary#Taxonomy

https://bellafalconi.blogosfera.uol.com.br/2020/03/06/alecrim-e-erva-antioxidante-veja-alguns-beneficios-e-contraindicacoes/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/11/14/beneficios-do-alecrim.htm

https://www.ecycle.com.br/cha-de-alecrim/

https://www.mundoboaforma.com.br/alecrim-e-bom-para-pressao-alta/

https://www.redding.com/story/life/2022/09/30/rosemary-sage-garden-plants-change-names-after-dna-tests/8116729001/

Comentários


  • Antônio Luiz
    Boa tarde! Excelente reportagem, vou experimentar o chá de Alecrim.
    Obrigado pelas dicas
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Antônio

    Ficamos felizes em saber que tenha gostado do nosso informativo.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Ficamos a disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Alecrim: para que serve e como usar