"Encontre nas plantas saúde, beleza e harmonia para sua vida."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Babosa, uma planta famosa que possui efeito laxante e cicatrizante

Curiosidades sobre a Babosa (Aloe vera)

Babosa (Aloe vera), possui efeito laxanteTalvez esta seja a planta medicinal mais conhecida do mundo. Utilizada tanto pela população quanto pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos, em praticamente todos os países. Planta natural da África, provavelmente tendo como centro de origem a ilha de Madagascar, se espalhou por todas as regiões de clima quente e ameno. Mesmo onde não apresenta condições ambientais para seu cultivo, a população conhece a famosa Aloe vera, pois é muito divulgada principalmente pela indústria cosmecêutica.

Característica botânica e o benefício da Babosa

Babosa ajuda na cicatrização

É uma planta muito rústica, desenvolvendo-se em qualquer tipo de solo, desde que não seja muito úmido. Possui folhas muito tenras, onde armazena muita água e por isso pode passar meses sem receber chuva ou mesmo uma irrigação. Entre a parede celular externa da folha e seu interior, existe canais que armazenam uma substância amarelada de forte odor e rica em antraquinônas. Estas substâncias possuem uma ação irritante da mucosa intestinal. O intestino para "se ver livre" desta irritação começa a absorver menos líquido e aumentar o peristaltismo. Esta característica proporciona a ação laxativa proveniente da Babosa, semelhante à Cáscara sagrada e ao Sene. Para melhorar ainda mais sua ação, a mucilagem encontrada no interior das folhas irá reter mais água, impedindo que as fezes fiquem muito ressecadas. Está aí um laxante, ou purgante muito bom, mas existe um certo cuidado.

Cuidados ao utilizar a Babosa como laxante

Com o uso muito frequente, como laxante, esta irritação da mucosa intestinal pode causar sérios danos ao organismo. O que normalmente se orienta é fazer o uso por períodos curtos e procurar trabalhar a alimentação e os exercícios físicos para melhorar o problema de constipação intestinal.

Ação e indicação da Aloe vera

A babosa ainda possui uma ação cicatrizante fabulosa, tanto interna quanto externa. Pode ser usada para problemas de úlceras e gastrites, além de poder ser adicionar à cremes cicatrizantes de uso externo. Existe muitos trabalhos mostrando sua capacidade anti-tumoral, confirmando um conhecimento que a população já detinha. Possui ação depurativa, melhora o sistema imunológico, apresenta a capacidade de eliminar fecalomas e possui ação hidratante da pele. Muito empregada no oriente para queimaduras pois, além de possuir ação anti-séptica e cicatrizante, promove uma sensação de frescor nas áreas queimadas. É muito empregada no tratamento dos cabelos, fortalecendo-os, dando mais brilho e volume.

Como usar a Babosa de maneira correta

Babosa é usado como hidratante e cicatrizante

De que forma poderemos aproveitar os benefícios da babosa sem correr riscos dos excessos das substâncias irritantes da mucosa intestinal?

Sempre oriento as pessoas a pegarem uma faca bem afiada, cortar uma folha bem desenvolvida, e deixá-la em pé em uma pia para poder escorrer (drenar) os excessos do líquido amarelo de forte odor. Depois de umas 4 a 5 horas, lave bem a folha e seque. Deixe em um local seco e arejado, ou guarde na geladeira. Todo dia corte um pedaço de uns 3 dedos, DESCASQUE, e coma o gel do interior. Este gel não tem gosto e nem cheiro, e nem é preciso mastigar muito, pois acaba escorregando rapidamente para o estômago. Desta forma você estará se beneficiando de todas as ações benéficas da babosa. Para uso externo você pode ir até a uma farmácia de manipulação e pedir cremes, loções e xampus à base de babosa, mas peça para adicionar uma alta concentração do extrato, algo em torno de 15 a 20%.

Com tanta terra, e tão adaptada às nossas condições edafoclimáticas, o Brasil importa quase que a totalidade dos extratos de babosa que utiliza. Triste situação a nossa, de falta de visão e de valores invertidos.

Caso queira se informar mais sobre a Babosa, verifique os artigos na aba "bibliografia", ou clique aqui e aqui.

Em caso de dúvida sobre a Babosa (Aloe vera)

Fale com o nosso fitoterapeuta, clicando aqui.

Ademar Menezes Junior
      

 

Outros Produtos Naturais