Nó de cachorro: Para que serve e como tomar

O nó de cachorro é uma planta adaptada ao cerrado e além de ser ingrediente em aguardentes e geleias, pode ajudar na nossa saúde. Veja neste artigo quais são os benefícios do nó de cachorro, para que serve, como tomar e muito mais!

 

O que é o nó de cachorro

O Heteropterys aphrodisiaca Machado — recentemente classificado como Heteropterys tomentosa — é uma planta que cresce em solos de baixa ou média fertilidade, adaptada ao cerrado e, portanto, comum no Mato Grosso, Goiás e São Paulo.

Ele pertence à família Malpighiaceae e é também conhecida popularmente como cinanta-sá-caá, nó-de-porco, cordão-de-santo-antônio, cordão-de-são-francisco e guaco. É uma espécie resistente à destruição por fogo ou pisoteamento, pois possui excelente capacidade de regeneração que torna-o capaz de se recuperar e brotar novos ramos.

O nó de cachorro tem um crescimento arbustivo, com ramos longos e folhas posicionadas em direções opostas. Suas flores amareladas, que ficam nas pontas, colorem-se de vermelho ao envelhecerem. Além dos frutos, essa planta tem raízes que são comparadas a colares e também à um pênis canino, daí a origem de seu nome mais conhecido.

As partes mais utilizadas são justamente as raízes, que são irregulares e com partes engrossadas; já as folhas são pouco usadas de forma medicinal. Popularmente, os benefícios do nó de cachorro são aproveitados através de macerações com aguardente e com vinho, além de chás e banhos.

 

O nó de cachorro é composto por:

 

Benefícios do nó de cachorro: para que serve

Apesar de ser utilizado na alimentação através de bebidas — vinhos, aguardentes e licores — e até mesmo geléias e molhos picantes, podemos aproveitar as propriedades medicinais do nó de cachorro de forma mais prática, como cápsulas do pó e tinturas.

 

O nó de cachorro possui ações:

E quais são as indicações de uso do nó de cachorro?

De modo geral, o nó de cachorro é considerado um estimulante do organismo e pode ser utilizado para:

 

Cabe dizer aqui que, segundo estudos farmacológicos, seus efeitos estimulantes não afetam a coordenação motora ou o sono, indicando que o organismo não sofre efeitos tóxicos do nó de cachorro.

 

Nó de cachorro: efeitos colaterais e contraindicações

Há pesquisas o suficiente sobre o nó de cachorro para afirmar que seu consumo é seguro como fitoterápico, sem indicação de efeitos colaterais além dos efeitos que são desejados ao consumi-lo. No entanto, justamente por ser considerado um estimulante, não é recomendado para grávidas e lactantes.


Dosagem usual recomendada do nó de cachorro

Não há dosagem mínima ou máxima estipulada para o Nó de Cachorro, tanto que ele é usado popularmente na forma de chá e preparo de bebidas. No entanto, recomenda-se não ultrapassar 2g diários do pó por precaução, sendo indicado também um fitoterapeuta para maiores orientações.

 

Nó de cachorro: preço e onde comprar

Você pode comprar o nó de cachorro no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• EDSON TELES MACHADO
O NO DE CACHORRO SERVE PARA DISFUNÇÃO ERÉTIL. COMO DEVO SOLICITAR E PAGAR GRATO, EDSON
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edson O Nó de Cachorro ajuda sim para disfunção erétil. No entanto, existem plantas melhores para isso, como a Xanthoparmelia, o Long Jack e o Epimedium. Deixo abaixo os links com mais informações sobre essas plantas: https://www.oficinadeervas.com.br/xanthoparmelia-scabrosa https://www.oficinadeervas.com.br/long-jack https://www.oficinadeervas.com.br/epimedium Para mais informações e orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• jôr
fui em uma viaje no estado da BA, e lá fiquei sabendo dessa raiz por pessoas que já tinha uma história de vida como erra usado como uma raiz afrodisíaco mesmo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jorge Essa planta é usada como afrodisíaca em várias regiões do Brasil e atualmente, com o avanço das pesquisas, ela tem apresentado outros benefícios. Agradeço pelo depoimento e deixo nosso link para falar com nossos fitoterapeutas sempre que precisar. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Inaldo maia dos santos
Boa noite como tomar o chá dessa planta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Inaldo Pode fazer o chá por infusão, utilize 1colher chá para 200mL de água para dar 1 dose. Tomar 1 dose 3 vezes ao dia. Trabalhamos com o Nó de Cachorro em forma de cápsula e tintura, se desejar mais informações clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/no-de-cachorro Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Cicero Braga Vieira Da Costa
Outro dia vocês me informaram sobre outra erva que seria mais recomendada do que a erva No de cachorro gostaria de saber pois na época não consegui devido ao defeito na transmiçao da internet .obrigado .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cícero O Nó de Cachorro é uma planta com ação estimulante, boa para memória, cansaço e como afrodisíaca. Outras plantas podem ser usadas, mas para isso, preciso saber para qual finalidade você procura. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e informe sua idade, suas necessidades, sintomas, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Altair Alves de Almeida
Como preparar o chá com o nó de cachorro ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Altair Faça pelo método de decocção. Use 1 colher de chá da raiz da planta picada para 200mL para dar 1 dose. Tomar 1 dose 3 vezes ao dia. Para sua comodidade, trabalhamos com o Nó de Cachorro em forma de cápsula e tintura. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sidney Gomes Pereira
Me indicaram q ele serve para ejaculação precoce prossegui essa indicação msm???????
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sidney Para ejaculação precoce existem plantas mais específicas, como a Melissa com Long Jack. Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Ribeiro
Olá boa tarde, gostaria de uma indicação para melhorar o problema de difusão erétil preciso ter mais disposição e mais tempo com minha parceira
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ribeiro Para que nossos fitoterapeutas possam te orientar, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Ricardo tadeu
Qual a diferença entre disfunção erétil e impotência?qual a melhor raiz ou planta.,para cada caso e qual dosagem e quantas vezes ao dia devo tomar.? nó de cachorro pode ser preparado com vinho?faz o mesmo efeito que com cachaça?por favo respondam,pois aqui em Recife vendem muitas plantas e raízes que não são verdadeiras.como posso saber qual a verdadeira nó de cachorro?mto.grato.
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Ricardo Estamos no mercado há mais de 20 anos, só adquirirmos matéria prima de fornecedores qualificados. O nome científico do Nó de Cachorro é "Heteropterys aphrodisiaca". Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Paulo
Como faco para comprar o No de cachorro e, quanto custa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Paulo Clique no link abaixo para ver as opções que temos e adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/no-de-cachorro Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Helcio
Por quanto tempo se toma o extrato. Muitos fitoperauticos se toma por x dias e depois para por x dias. Como é para o nó de cachorro?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Helcio Pode tomar durante 90 dias, pausar 20 dias e repetir o ciclo se desejar. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• FABIO SOARES DE OLIVEIRA
Olá, existe um estudo da Universidade Federal do Mato Grosso, que relata sobre o uso do nó de cachorro, em forma de decocção, para lavar os olhos, como alternativa auxiliar para tratamento da catarata e conjutivite, voce sabe alguma coisa a respeito?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Fabio, Não temos em nossa literatura algo que possamos nos basear a respeito da forma de uso para lavar os olhos com o fitoterápico Nó de cachorro. Se você tiver em mãos algum estudo científico pedimos que envie para os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


• washington
qual melhor horario pra tomar o no de cachorro
⇒ Oficina de Ervas: Olá Washington, Não tem um horário específico, por ser um estimulante é interessante usar no período da manhã e da tarde, se a dose da noite causar agitação, é só tirar a dose da noite. Ficamos a disposição.


• Deise
Me disseram q qndo tu quer engravidar e bom tomar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Deise Existem plantas mais específicas para esse caso, como o Inhame e o Vitex que ajudam na fertilidade feminina. Clique no link abaixo para mais informações sobre o Inhame e o Vitex: https://www.oficinadeervas.com.br/inhame https://www.oficinadeervas.com.br/vitex Para dúvidas clique no link abaixo e contate nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luciano da Silva Amorim
e verdade que no de cachorro comum melhora difusao eretil
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luciano Existem plantas mais específicas para disfunção erétil, como a Xanthoparmelia scabrosa. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Xanthoparmelia scabrosa: https://www.oficinadeervas.com.br/xanthoparmelia-scabrosa Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Isadora
A chances de alterar os sinais vitais, como PA e FC?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Isadora Essas alterações que mencionou não foram encontradas na literatura. No entanto, é contraindicado para grávidas e crianças. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/no-de-cachorro Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Regina Felix
Tenho artrose nos dois joelhos e tive uma crise durante uma semana nas pernas e pés. Posso tomar o Nó de cachorro?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Regina Não há problema em usar o Nó de Cachorro tendo artrose. Porém, para essa finalidade existem fitoterápicos mais específicos como a Erva Baleeira e a Boswellia, por exemplo. Além dos fitoterápicos, poderia usar o UCII (colágeno tipo II) para evitar o desenvolvimento do problema. Clique nos link abaixo para ver mais informações sobre os fitoterápicos mencionados acima: https://www.oficinadeervas.com.br/no-de-cachorro https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eliana Silva
Olá bom dia eu gostaria de saberquem tem pressão alta colesterol e triglicérides pode tomar nó de cachorro
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliana Há pesquisas o suficiente sobre o nó de cachorro para afirmar que seu consumo é seguro como fitoterápico, sem indicação de efeitos colaterais além dos efeitos que são desejados ao consumi-lo. No entanto, justamente por ser considerado um estimulante, não é recomendado para grávidas e lactantes. Para dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• José Dias
Gostaria de consumir no de cachorro, mas hipertenso tenho diabetes e causterol e ajuda no sexo será aconselhavel quanto custa com entrega em cascais lisboa portugal
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José Pode tomar, não há essa contraindicação. No entanto, não entregamos em Portugal. Caso tenha algum parente no Brasil, podemos enviar a ele e o mesmo despacha para seu país. Para dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Fabio Assis
Olá, gostaria de saber se o nó de cachorro serve pra disfunção erétil e impotência sexual?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fábio Ele é usado como afrodisíaco. Para disfunção erétil tem fitoterápicos mais específicos, como Epimedium e o Long Jack. Clique no links abaixo para ver mais informações dos medicamentos mencionados acima: https://www.oficinadeervas.com.br/epimedium https://www.oficinadeervas.com.br/long-jack Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Cleidiomar
Bom dia minha filha tem esclerose múltipla, convulsão,e tem muita perda de memória ela pode tomar,? agradeço e aguardo obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cleidiomar. Ela não deve tomar essa planta, pois ela é estimulante e pode agravar o quadro. É importante seguir a prescrição médica. Estamos à disposição.


• Djaci
Quando tempo eu devo tomar o nó de cachorro? Tem algum tratamento ou posso tomar direto?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Djaci Pode tomar durante 90 dias, pausar 20 dias e repetir o ciclo se desejar. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edna
Gostaria de saber se o no de cachorro de alguma forma altera o metabolismo, a pessoa pode engordar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edna. Não há risco de engordar usando o Nó de Cachorro. Até pelo contrário. Por ser uma planta estimulante, pode ser usado para melhorar a disposição para treinos e exercícios físicos. https://www.oficinadeervas.com.br/no-de-cachorro Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edna
Tenho hipotiroidismo e gordura no fígado, posso usar o no de cachorro? Muito obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edna Pode sim fazer o uso do nó de cachorro. Clique no link abaixo para mais informações sobre o Nó de Cachorro: https://www.oficinadeervas.com.br/no-de-cachorro Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marilene Teles da Silva
gostaria de saber se a pessoa tem continência urinária, pode tomar o nó de cachorro? se tem algum problema?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marilene Pode sim fazer o uso e para incontinência urinária recomendamos o Óleo de copaíba. Clique no link abaixo para adquirir e mais informações sobre os produtos: https://www.oficinadeervas.com.br/no-de-cachorro https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Cris de são Paulo
Tenho 54 anos e gostaria de saber se o no de cachorro agirá no meu alibido obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cristiane O nó de cachorro pode ser utilizado como afrodisíaco, também existem outros fitoterápicos como Maca, Epimedium, Catuaba entre outros. Clique no link abaixo para mais informações dos fitoterápicos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/maca https://www.oficinadeervas.com.br/epimedium https://www.oficinadeervas.com.br/catuaba Para encontrar o melhor fitoterápico para você entre em contato no link abaixo para entendermos melhor qual é causa da falta de libido. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposisção.


• Cicero
Eu gostaria de saber que o nó de cachorro realmente ajuda nos momentos de prazer , gostaria de adquirir e como faço ( grato)
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cícero. O Nó de Cachorro é uma planta que apresenta ação estimulante, mas não tem essa indicação. Outras plantas são mais indicadas como estimulantes sexuais, como o Epimedium. https://www.oficinadeervas.com.br/epimedium A orientação pode ser dada pelos nossos fitoterapeutas. Você pode entrar em contato pelo link abaixo e informar a sua idade, se usa algum medicamento, se tem algum problema de saúde, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Julio
Eu fiquei sabendo sobre nó de cachorro, que é bom pra dores na coluna...vou fazer um teste
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Júlio. Se for aquelas dores que enrijecem as musculaturas das costas por causa de uma debilitação ou esgotamento nervoso, pode ser que as dores sumam com o uso do Nó de Cachorro. Esse fitoterápico é considerado um estimulante do organismo e pode ser utilizado para melhorar a memória, concentração e o aprendizado, debilidades nervosas, contra o esgotamento nervoso. Além de estimulante geral, o Nó de Cachorro pode ser utilizado como afrodisíaco. Ficamos a disposição.


• Beatriz
Olá! Me indicaram esse chá para reduzir o inchaço nas pernas causados pela trombose, mas acho que ele é mais recomendado para o inchaço causado pelo ácido úrico elevado. É isso mesmo? Qual chá vocês indicariam para o primeiro caso (inchaço por trombose)? Obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Beatriz O Nó de Cachorro não tem indicação para nenhum inchaço. No caso de trombose, o problema é circulatório e os cuidados demandam muita atenção. Se você já faz uso de anticoagulantes, não deve tomar qualquer produto sem consentimento do seu médico. Os inchaços podem ser controlados elevando as pernas pelo menos uma vez ao dia, para ajudar no retorno do sangue. Também pode ser usado o creme de Hamamelis + Castanha da Índia nas pernas para facilitar a circulação. https://www.oficinadeervas.com.br/creme-para-varizes Plantas diuréticas como o Chapéu de couro podem aliviar o inchaço sem interagir com medicamentos, pois aumentam a eliminação de líquidos. https://www.oficinadeervas.com.br/chapeu-de-couro Para maiores informações ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes o seu problema. Segue o link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Orezino
Tenho glaucoma aberto posso tomar no de cachorro ú
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Orezino Para te auxiliar melhor entre em contato com nossos fitoterapeutas, informe quais medicamentos já faz uso e qual sua idade. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Celso
Faltou explicar com fazer o chá.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Celso Por se tratar de uma raíz, o chá deve ser obtido através do método de decocção. Usar 1 colher de chá da raíz cortada para 1 xícara de chá de água quente. Deixe ferver por 5 minutos, desligue, coe e tome. Para sua comodidade trabalhamos com a tintura de Nó de Cachorro. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/no-de-cachorro Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Alexandre
Posso tomar nó de cachorro em pó com iogurte pela manhã?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Alexandre Pode sim fazer o uso do nó de cachorro pela manhã, para sua comodidade nós trabalhamos com esse fitoterápico em cápsula e tintura. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/no-de-cachorro Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Anônima
Eu perdi totalmente a vontade de fazer sexo,gostaria de saber se nó de cachorro vai me ajudar? E tbem tenho muitas dores na coluna nas pernas
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Roselaine Existem outros fitoterápicos que tem melhor efetividade para melhora a libido feminina, mas para orientar com a mlelhor escolha são necessários uma avaliação mais personalizada. Segue abaixo links de algumas das opções: Epimedium: https://www.oficinadeervas.com.br/epimedium Mucuna:https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna Maca:https://www.oficinadeervas.com.br/maca Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos