O que é a Hipertensão?

A Hipertensão, conhecida como Pressão Alta, é uma doença que faz a pressão arterial subir e se manter alta, atingindo valores acima de 12 por 8. É difícil de ser percebida pelo paciente, por ser uma doença que raramente mostra sintomas no corpo, mas é facilmente identificada por meio de aparelhos medidores de pressão arterial, por isso é importante medir a pressão e fazer exames de rotina anualmente. Como é uma condição crônica, não há cura, mas pode ser controlada por meio de mudanças de hábito e remédios.

O diagnóstico é feito pelo médico, que irá analisar cada caso baseado nos resultados de exames e nos valores diários da pressão arterial do paciente. Quanto antes descobrir, melhor, pois ela pode afetar o cérebro, coração e rim, aumentando vários riscos, como de insuficiência renal, insuficiência cardíaca, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

Como faço para evitar a Hipertensão?

Primeiramente, diminuir a ingestão de álcool e interromper o consumo de cigarro são medidas essenciais para o controle da Pressão Alta.

Você também pode evitar o desenvolvimento da doença adotando hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.

Reduzir o consumo de sal é muito importante tanto na prevenção quanto durante o tratamento da Pressão Alta, pois ele faz o corpo reter muito líquido. Uma boa opção é trocar o sal e temperos prontos por ervas frescas ou desidratadas. Mas o perigo não está apenas na adição de sal no preparo da comida. É sempre bom evitar o consumo de produtos com muito sódio, como embutidos, conservas, refrigerantes e alimentos processados no geral.

Os exercícios mais indicados para a prevenção de Hipertensão são atividades aeróbicas (de 30 a 45 minutos diários) e a musculação, por ajudar a melhorar a circulação periférica e a saúde cardiovascular.

A combinação de uma alimentação saudável e atividades físicas também vão ajudar a diminuir a gordura abdominal, culpada de aumentar o risco de Hipertensão, diabetes e infarto.

O estresse, além de aumentar a pressão, também desencadeia várias outras doenças, por isso é importante tentar controlá-lo. É muito importante respeitar os seus limites, descansar e dormir bem. A saúde física está diretamente ligada à saúde mental.

A falta de Vitamina D também pode ocasionar o aumento da pressão arterial, por isso é importante tomar sol diariamente e de forma controlada, pois é a exposição ao sol que a sintetiza.

Hipertensão e a Fitoterapia

Há diversas plantas que podem ajudar a controlar a Pressão Alta, como a Sete Sangrias, a Embaúba, o Óleo de Alho e a Vitamina D. Algumas plantas ajudam a controlar a Hipertensão por meio da diminuição do estresse, como a Lípia, a Kawa Kawa, a Valeriana, o Mulungu, o Hipérico e o Maracujá. Outras plantas ajudam por possuir ação diurética como o Abacate, o Quebra Pedra, a Panacéia e o Chapéu de Couro. Há também, plantas que agem no sistema cardiovascular, portanto ajudam a abaixar a pressão, como o Crataegus, o Ginkgo e o Ômega 3.

 

Confira uma orientação nutricional para o controle da pressão clicando aqui.

Por Vitória Emi H M

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• HILDA LEAL
Depois que iniciei reposição hormonal, minha pressão estabilizou em 14/8. Como não há fatores outros que tenham influenciado, penso que ao longo do tempo tudo se esculhamba naturalmente, com a pressão não seria diferente. Não pretendo usar remédio de farmácia para baixá-la artificialmente, uso chá de Hibiscos e outras plantas. Gostaria de indicações de ervas pertinentes. Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Hilda. A pressão pode alterar por diversos fatores ao longo do tempo. Provavelmente, com a reposição hormonal, você conseguiu o equilíbrio do seu organismo e assim controlou a pressão.


• HILDA LEAL
Minha mãe começou a saga de ingestão de medicamentos por volta dos 40a. Depois disso um remédio foi puxando o outro, indicado para combater os efeitos colaterais, num círculo vicioso de impressionar. Hoje ela tem 84a. anda com um maleta lotada de caixa de remédios, quando precisa pegar avião é uma luta, explicando para o que serve tanto comprimido. Tenho pavor disso e não quero repetir minha mãe. Fiz 65a. e só faço uso de medicação para reposição hormonal, vitamina D, C e tomo chás. Também faço uso regular do suco de NONI. Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Hilda. Você está no caminho certo, pois o tratamento preventivo é a melhor coisa para se ter uma vida saudável e um envelhecimento com qualidade. Estamos à disposição sempre que precisar.


• Sebastiao irroga Morais Chauma
Onde encontrar o tratamento dessa doença,ou seja às ervas para o consumo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sebastião. A nossa farmácia é especializada em manipulação de fitoterápicos e temos uma equipe de fitoterapeutas para atendimento dos clientes. Se você sofre de hipertensão e pretende usar as plantas em seu tratamento, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, se faz uso de medicamentos, quais medicamentos você usa, se tem algum outro problema de saúde, quais sintomas apresenta, se você tem ansiedade ou estresse, se tem sobrepeso, etc. Deixo aqui o contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos