A Cúrcuma é originária da Índia e Sudeste Asiático, foi introduzida no Brasil há mais de 3 séculos, sendo amplamente cultivada para finalidade alimentar ou condimentar. Muito conhecida como Turmeric (significa "amarelo") na Europa e erroneamente de açafrão (o verdadeiro açafrão é o Crocus sativus) no Brasil.
A Cúrcuma também é conhecida como Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia, e a planta como um todo é chamada de açafroeira.
Planta extremamente arraigada à cultura indiana, tanto na medicina como na culinária, sendo que este país é responsável pela produção de 90 % de toda Cúrcuma produzida no mundo.
A Cúrcuma era utilizada na Índia desde 610 a. C. , como corante para lãs, e ao longo da história fou usado também para colorir partes do corpo. É empregada como corante de alimentos em todo o mundo, sendo um dos componentes do "curry", usado na gastronomia indiana.
A Cúrcuma tem ação no sistema osteo-articular como antiinflamatória, para artrites, artrite reumatóide, traumas, bursites e tendinites. No sistema digestivo é colerética e colagoga, diminui a acidez gástrica e aumenta o muco de proteção, ativa a secreção exócrina pancreática, neutraliza o pH gástrico, protege o fígado (hepatites, cirrose, calculose biliar), possui ação vermífuga, controla flatulências e espasmos, halitose, cólon irritável.
A Cúrcuma tem atividade no sistema imunológico como imunoestimulante e coadjuvante nas doenças auto-imunes. 
No sistema respiratório é indicado para otites (óleo medicado local), rinites, bronquites e sinusites. Trata infecções do trato respiratório superior e boca (faringites, amigdalites, e gengivites - gargarejos). Antialérgico das vias respiratórias.
No sistema cardio-circulatório é antitrombótica, discretamente hipotensora antidislipêmico (diminui colesterol e triglicérides).
A Cúrcuma também possui ação no sistema endócrino, é hipogliceminate no diabetes tipo II. No sistema reprodutor é emenagoga e analgésica nas dismenorréias, leucorréias (vulvovaginites). É usada também em peles e anexos para dermatoses (urticárias, psoríase e dermatites - eczemas), antipruriginoso (nas alergias da pele), queimaduras, fístulas anais, cicatrizante para úlceras, feridas e escaras, eficaz para assaduras de crianças (banhos e cremes).
O uso geral da Cúrcuma é dado por sua ação antimicrobiana e antifúngica, antimutagênico, antitumoral, antioxidante (preventivo contra o envelhecimento e doenças degenerativas), antialérgico respiratório e cicatrizante.

A Cúrcuma (Curcuma longa)é originária da Índia e Sudeste Asiático, foi introduzida no Brasil há mais de 3 séculos, sendo amplamente cultivada para finalidade alimentar ou condimentar. Muito conhecida como Turmeric (significa "amarelo") na Europa e erroneamente de açafrão (o verdadeiro açafrão é o Crocus sativus) no Brasil.

A Cúrcuma também é conhecida como Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia, e a planta como um todo é chamada de açafroeira. Planta extremamente arraigada à cultura indiana, tanto na medicina como na culinária, sendo que este país é responsável pela produção de 90 % de toda Cúrcuma produzida no mundo.

Esta planta era utilizada na Índia desde 610 a. C. , como corante para lãs, e ao longo da história foi usada também para colorir partes do corpo. É empregada como corante de alimentos em todo o mundo, principalmente como corante natural, como por exemplo, nas margarinas, queijos e temperos, sendo um dos componentes do "curry", usado na gastronomia indiana.

Dentre as várias utilizações da cúrcuma na culinária, é uma planta com muitas propriedades terapêuticas. Ela tem ação antiinflamatória, para artrites, artrite reumatóide, traumas, bursites e tendinites. No sistema digestivo é colerética e colagoga, diminui a acidez gástrica e aumenta o muco de proteção, protege o fígado (hepatites, cirrose, calculose biliar), possui ação vermífuga, controla flatulências e espasmos, halitose, cólon irritável.

 No sistema respiratório é indicado para otites (óleo medicado local), rinites, bronquites e sinusites. Trata infecções do trato respiratório superior e boca (faringites, amigdalites, e gengivites - gargarejos). Antialérgico das vias respiratórias.

No sistema cardio-circulatório é antitrombótica, discretamente hipotensora antidislipêmico (diminui colesterol e triglicérides). É usada também em peles e anexos para dermatoses (urticárias, psoríase e dermatites - eczemas), antipruriginoso (nas alergias da pele), queimaduras, fístulas anais, cicatrizante para úlceras, feridas e escaras, eficaz para assaduras de crianças.O uso geral da Cúrcuma é dado por sua ação antimicrobiana e antifúngica, antimutagênico, antitumoral, antioxidante (preventivo contra o envelhecimento e doenças degenerativas), anti-inflamatório, antialérgico respiratório e cicatrizante.

Portanto, esta é uma das plantas que pode ser usada diariamente em sua culinária, seja para temperar um arroz, refogar legumes ou preparar a famosa "galinhada". O uso diário poderá contribuir para a melhora e conservação da sua saúde.

 

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" (Hipócrates, 400 a.C.)

 

Por: Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Gloria Martinuzzo
3Estou tomando pela manhã curuma.com janela mel e limão espero me dar bem
⇒ Oficina de Ervas: Olá Gloria. A Cúrcuma possui inúmeros benefícios para o organismo, esperamos que tenha bons resultados. Estamos a disposição.


• Luiz custódio Toledo
estou tomando com água, Eu tenho sinusite.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Luiz. Realmente ela é muito boa para tratar sinusite. Temos até um spray nasal preparado com a cúrcuma para tratar sinusite. https://www.oficinadeervas.com.br/spray-nasal. Agradeço por seu depoimento e estamos à disposição.


• Celeste Bertoldi
Olá boa noite Plantei uma raízes de curcuma e agora colhi . Muito feliz ! Gostaria de de saber como transformar em curcuma em pó ? Grata
⇒ Oficina de Ervas: Oi Celeste. Agora é só lavar e colocar para secar bem. Pode ralar na hora de usar ou se você tiver um triturador, pode fazer o pó para usar. Nós aqui temos moinho para pó, mas é de uso industrial. Depois pode guardar num pote bem fechado e dura mais de 1 ano.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos