Berberis vulgaris: para que serve e benefícios

Você conhece a Berberis vulgaris? Quando queremos melhorar nossos cuidados com a saúde, podemos descobrir aliados novos na natureza. Por muito tempo, a Berberis vulgaris foi utilizada na medicina tradicional nos países onde é cultivada, sendo também uma opção alimentícia. Hoje, a Berberis vem sendo estudada para auxiliar a saúde. Neste artigo, veremos para que serve a Berberis vulgaris e seus benefícios.

 

Comprar Berberis

O que é Berberis vulgaris?

A Berberis vulgaris é uma espécie arbustiva que se desenvolve em diversos países, sendo nativa do centro-sul da Europa, noroeste da África e também no oeste da Ásia. também se naturalizou em outros países, cultivada por sua beleza ornamental em climas temperados.

É mais comum nos referirmos a essa espécie por seu nome científico — Berberis vulgaris — mas também pode ser conhecida pelo nome popular Berberis, Agracejo em espanhol e Barberry em inglês. Faz parte da família botânica Berberidaceae, com flores amarelas e frutos na forma de bagas vermelhas, as quais amadurecem ao fim do verão ou início do outono no Hemisfério Norte.

Como tantas outras plantas que produzem frutos, a Berberis vulgaris desempenha um grande papel ecológico na alimentação de animais, como pássaros.

Essas bagas também são usadas tradicionalmente na produção de compotas e alimentação humana. Por exemplo, o Irã utiliza as bagas de Berberis vulgaris para geleias e comidas salgadas, como arroz pilaf e no cozimento de frango. Os frutos secos ao sol podem fazer parte da culinária, conferindo um sabor mais azedo aos pratos. Esses frutos têm vitamina C, mas dificilmente come-se puro devido ao amargor in natura.

A medicina tradicional aponta o uso de Berberis vulgaris em tônicos para melhorar apetite, aplicação tópica para acne e auxílio em dores abdominais. E gradualmente, essa espécie vem despertando mais interesse da Ciência, que ainda estuda os mecanismos que a tornam uma opção interessante para a saúde.

Vamos conferir abaixo mais detalhes!

Comprar Berberis

Berberis vulgaris: para que serve

De maneira geral, a Berberis vulgaris serve para desconfortos abdominais sem doenças graves associadas, também ajudando sensivelmente em condições metabólicas como dislipidemias e diabetes.

Na medicina tradicional, as partes utilizadas são os frutos, as folhas e as cascas das raízes. Encontra-se mais facilmente produtos fitoterápicos das cascas das raízes, cujos componentes são:

Ela possui ações

E aqui na Oficina de Ervas, é manipulada e vendida na forma de tintura.

 

Comprar Berberis

E quais são as indicações de uso da Berberis?

A Berberis pode ser utilizada para:

 

O uso de Berberis vulgaris muitas vezes é limitado por seu sabor amargo. Se você não tem problemas com isso ou já se acostumou com fitoterápicos com sabores mais amargos, é uma opção. Pingar a tintura na água morna também é uma forma de deixá-la mais amena, também evaporando o álcool na composição.

Lembramos também que a atividade antioxidante auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, por exemplo doenças degenerativas.

Hulda Clark indica o uso dessa planta para protocolos de desparasitação, embora não existam evidências científicas que comprovem sua teoria parasitária

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a algum problema específico, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Berberis vulgaris da melhor forma.

 

Comprar Berberis

Berberis vulgaris: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Berberis vulgaris é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, constipação e diarreia — sendo reversíveis após suspensão de uso. Existem outros cuidados importantes para o consumo desse fitoterápico:

 

Comprar Berberis

Berberis vulgaris: preço e onde comprar

Você pode comprar a Berberis vulgaris no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ptr.6252

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/VSxbjf8V49swFDZLHQ5VQHC/?lang=pt

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5478785/

https://europepmc.org/article/med/17337435

https://sci-hub.se/https://doi.org/10.1002/ptr.2399

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Sonia Maria Bragança dos Santos
Gostaria de saber se vendem o extrato seco padronizado da Berberis vulgaris
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sonia Berberis vulgaris, nós vamos ter na opção de tintura. Clique no link abaixo para mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/berberis Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Telma
Existe diferença entre a phelodendron e a vulgaris
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Telma Tem diferentes ações. A Berberis (Berberis vulgaris), tem depurativa e detoxificante natural enquanto que a Phellodendron amurense, ajuda reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajuda a reduzir colesterol total e LDL (colesterol ruim), controla o peso, ajuda a age sobre o efeito ansiolítico, antidepressivo e melhora no humor;auxilia na redução do peso corporal, reduz os níveis de cortisol circulante e outros possíveis benefícios. Abaixo deixo o link para que você possa falar com os nossos fitoterapeutas https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos