"A sua saúde em equilíbrio com a natureza."

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Salgueiro

O Salgueiro (Salix alba), também conhecido como Salgueiro Branco é um salgueiro nativo de zonas temperadas, como o centro e o sul da Europa, o norte da África e o oeste asiático, ainda que, em menor quantidade, também pode ser encontrado na América do Norte.O nome de Salix parece proceder do Celta que queria dizer: próximo da água (BEISMANN et al. (1997a). É uma árvore caducifólia que chega a atingir de 20 a 30 metros de altura. O nome deriva das folhas, que são mais claras que a maioria dos salgueiros, devido a uma cobertura muito fina acetinada, prateada na sua parte inferior.

As principais propriedades do Salgueiro branco, demonstradas experimentalmente, devem-se essencialmente ao salicósido, que se transforma no intestino em ácido salicílico, composto próximo do AAS e que possui uma atividade anti-inflamatória, antipirética e analgésica (Beismann et al. 1997b). É assim indicada essencialmente devido à sua ação anti-inflamatória, contra as manifestações dolorosas articulares leves e as febres ligeiras provocadas por um estado gripal, sem atacar o trato gastrointestinal.

O ácido acetilsalicílico é, provavelmente, a droga mais associada com plantas, embora ele seja uma substância sintética. Sua síntese, no entanto, foi totalmente feita com base na estrutura química de uma substância natural isolada do salgueiro branco, a Salix alba.

 

      

 

Outros Produtos Naturais