Vitex - O que você precisa saber sobre essa planta

Conheça nossas fórmulas magistrais para Vitex. Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,   90 cápsulas de 400mg,   90 cápsulas de Vitex E.S. 40mg,   90 cápsulas de Vitex E.S. 100mg,   Tintura 60mL (Kit com 2 frascos),   90 cápsulas de 400mg pó (Kit com 2 frascos),   90 cápsulas de Vitex E.S. 100mg (Kit com 2 frascos),   

O Vitex agnus-castus (nomes comuns: vitex, agno-casto, anho-casto, agno-puro, árvore-da-castidade, pimenteiro-silvestre) é um arbusto originário da região Mediterrânea. Vitex é utilizado na medicina popular como chá, indicado no tratamento da tensão pré-menstrual (TPM), ansiedade, tensão nervosa e insônia. Como infusão para banhos, alivia os calores e suores típicos da menopausa. Segundo Plínio, as mulheres gregas que queriam preservar a sua castidade colocavam folhas da planta nas suas camas e dormiam com ela.

A origem do nome VITEX AGNUS CASTUS significa:

Vitex é derivado do latim vitilium, que significa trançado, entrelaçado. Agnus castus, é originário do latim castitas, que significa castidade, o termo agnus é comparado ao termo grego agnos, que significa cordeiro.

Vitex fez parte das plantas medicinais da Antiguidade, sendo mencionada nos trabalhos de Hipócrates, Dioscórides e Theofrasto. A primeira referência como Vitex, é encontrada nos escritos de Plínio, o Velho, no século 1 A. C.

A primeira indicação medicinal específica pode ser encontrada nos escritos de Hipócrates, no 4o século A. C., como remédio feminino, para hidropsia, injúrias, inflamação e inchaço do baço, fígado, doenças de pele, olhos, feridas; suas folhas em vinho são indicadas para hemorragias e eliminação da placenta.

Sua origem cultural e mística:Persas: O agnus castus aparentemente era conhecido dos persas, no último período do século IX. Era indicado para curar insanidade, loucura e epilepsia. Os frutos eram vendidos nos bazares egípcios como "calmante para histeria".

Na região do Mediterrâneo, onde crescia naturalmente, Vitex era indicado para doenças como cólicas, gases e outros problemas digestivos.

Na Inglaterra, era utilizado para as mesmas doenças, baseado nos escritos dos gregos e romanos e a sua forte reputação foi mantida por séculos.

Na Alemanha e França, o vegetal tinha mais popularidade, pois os frutos do Vitex eram considerados picantes, aromáticos, promoviam boa digestão, eram diuréticos e carminativos, removendo "obstruções intestinais".

Atualmente o Vitex é indicado para amenizar os sintomas da menopausa. Regulador menstrual, controla sintomas de TPM e enxaqueca menstrual. Trata cistos ovarianos, fibromas uterinos, infertilidade feminina e endometriose. Clique aqui para comprar

Comentários


  • Odair Santos Nunes
    SE ESSE PRODUTO VITEX FAZ DIMINUIR LIBIDO, EREÇÕES E ETC COISAS QUE LEVAM O HOMEM Á SE MASTURBAR.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Odair. Essa planta é indicada somente para mulheres. Não há estudo de uso em homens. Qualquer dúvida, entre em contato.
  • margarete
    queria saber se ela controla hemorragia provocada por mioma
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Margarete. Para auxiliar no tratamento de miomas o Uxi Amarelo é mais indicado . Ele atua em cólicas menstruais, hemorragia uterina e mioma. Pode ser usado com a Unha de Gato para tratamento de miomas uterinos. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Taynara
    Gostaria de saber se essa planta (vitex) consegue normalizar a prolactina alta?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Taynara. O Vitex pode auxiliar no controle da prolactina, qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Izaabel
    Excelente material obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Izaabel. Agradecemos seu depoimento, sempre tentamos levar a informação de uma forma simples e objetiva, para que possamos levar conhecimento para todos. Estamos a disposição.
  • Márcia
    Olá, essa planta (Vitex) pode diminuir o libido feminino?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Márcia.Em sua literatura não possui que ela tenha esse efeito colateral. Mas sempre orientamos que cada organismo pode reagir de uma forma ao uso das plantas. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail faramacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Caroline
    Esse medicamento pode causar diminuição da lubrificação vaginal? Usei por 2 dias e notei muita diferença. N sei se foi coincidência.
    ⇒ Oficina de Ervas: Caroline, bom dia. Na literatura que temos disponível não consta que pode causar a redução da lubrificação vaginal e em 2 dias de uso o Vitex não teve a sua ação máxima, tem uma ação lenta mas progressiva, por esse motivo o uso minimo para apresentar o maior pico de ação é em torno do 6° mês de uso. Ficamos a disposição.
  • Erika
    Qual é a dose de vitex que deve-se ingerir diariamente?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Erika. A dose varia conforme o caso. Então você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo email e relatar suas necessidades, sintomas, idade, etc. Estamos à disposição.
  • Ana
    Essa planta ajuda a diminuir o nivel de prolactina em adolescente menino?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Ana. Essa planta não é indicada para uso em homens.Pelo menos não conheço nenhum estudo a respeito. Esse controle hormonal deve ser feito com um médico. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Vanessa
    Bom dia! O Vitex auxilia em baixar o Fsh e Lh. Grata! Vanessa
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Vanessa. O Vitex age especificamente no lobo anterior da hipófise, inibindo o hormônio FSH e aumentando a secreção de LH. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Vitex - O que você precisa saber sobre essa planta